Problema de cópias: Aprenda a identificar plágios agora
Menu & Busca
Problema de cópias: Aprenda a identificar plágios agora

Problema de cópias: Aprenda a identificar plágios agora

Home > Lifestyle > Problema de cópias: Aprenda a identificar plágios agora

Compreender o plágio se torna uma tarefa difícil para qualquer pessoa inserida num contexto abrangente de informações. Por isso, você aprenderá, aqui, os pequenos indícios que detectam essa prática e perceberá o quanto é fácil cometê-lo.

Antes de tudo, lembra dos resumos que você simplesmente copiava os parágrafos dos textos? Ou quando você interpretava uma fala interessante de alguém e a redigia em outra palavras sem mencionar a fonte dessa informação? Então, tudo isso se caracteriza como plágio.

plágio
O plágio é uma prática muito comum. | Foto: Ziga Plahutar.

Segundo Plágio.Org (2009, tradução nossa), o plágio é “apresentar como nova e original uma ideia ou produto derivado de uma fonte existente”. Isso significa que, mesmo sem existir palavras registradas em qualquer produto tangível ou não, quando segue a mesma lógica, se considera como plágio.

O plágio acadêmico é o mais ocorrente. Porém, existe no mercado musical, industrial e da cultura, cujo se prolifera em diferentes formatos. Todos esses casos são graves e passíveis de conflitos judiciais devido à existência das leis de direito autoral.

Saiba mais sobre os direitos autorais aqui: https://bit.ly/3etORm4.

E como identificar se você está cometendo plágio? 

Atualmente, o método mais rápido de identificar o plágio nas escritas é por meio de ferramentas digitais disponíveis na Internet.

plágio é crime
O plágio pode ser confirmado através de ferramentas na Internet. | Foto: Reprodução.

As plataformas mais conhecidas para a identificação de escrita plagiada são:

Lembrando que qualquer ideia em forma de objeto ou abstrata precisa estar devidamente apontada com sua fonte, independente da mesma sofrer alterações ou não. Nas redes sociais, por exemplo, é normal produzirmos conteúdos inspirados em  postagens de terceiros. Por isso, a dica é: utilize indicadores de autoria de forma clara, como: créditos para (…), inspirado em (…), confira mais em (…).

Portanto, sempre se atente às autoridades do que você reproduz e se pergunte: eu li/vi isso em outro lugar? Nesse caso, cite esse lugar e o autor de acordo com as normas devidas para evitar problemas futuros.   

Referência

DOM BOSCO. Conheça 8 programas que detectam plágio em trabalhos acadêmicos. 2019. Disponível em: https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/conheca-8-programas-que-detectam-plagio-em-trabalhos-academicos/101.
PLAGIARISMO.ORG. Facts about plagiarism. Disponível em: http://www.plagiarism.org/ plag_facts.html. Acesso em: 24 nov. 2009a.  

__________________________________
Por Kamilla Silva – Fala! UFAM

Tags mais acessadas