sábado, 23 novembro, 24
HomeNotíciasPrimavera no Brasil: veja principais características da estação

Primavera no Brasil: veja principais características da estação

Nesta quinta-feira (22), às 22h04, uma nova estação do ano chega: a primavera. Seguida do inverno, a estação das flores traz temperaturas mais amenas e tem fim no dia 21 de dezembro, às 18h48, quando começa o verão.

A primavera chega apenas para o hemisfério sul, uma vez que as estações não acontecem na mesma época do ano nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério norte, a primavera começa entre os dias 21 e 22 de março e termina entre os dias 22 e 23 de junho.

A seguir, entenda as principais características e o que esperar da primavera 2022.

Primavera 2022
A primavera é marcada por chuvas e temperaturas amenas. | Foto: Montagem/ Pexels

Principais características

A primavera é uma estação marcada por temperaturas mais amenas, maior incidência de chuvas, dias e noites com a mesma duração, paisagem florida e reprodução de animais. No entanto, vale lembrar que no Brasil as estações não são bem definidas. Assim, o período de floração de plantas, por exemplo, pode ser diferente em cada região do Brasil.

A primavera, então, é caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão no Brasil. Assim, após o inverno com clima seco, a primavera chega com o aumento das temperaturas e das chuvas na maior parte das regiões do país, trazendo mudanças climáticas que se intensificam no verão.

O que esperar da primavera 2022?

Segundo o Climatempo, a estação trará um aumento da umidade, das chuvas e do calor, uma vez que tem a influência do fenômeno La Niña pela terceira vez consecutiva.

De acordo com informações do Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de outubro a dezembro será marcado pelo predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte do Nordeste, Centro-oeste, Norte e Sudeste. Já na região Sul, a previsão é que as chuvas fiquem abaixo da média. No entanto, o Inmet ainda alerta sobre a possibilidade de rajadas de vento, descargas atmosféricas e até granizo na região.

__________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS