Prêmio Nobel: Conheça a origem da premiação
Menu & Busca
Prêmio Nobel: Conheça a origem da premiação

Prêmio Nobel: Conheça a origem da premiação

Home > Entretenimento > Cultura > Prêmio Nobel: Conheça a origem da premiação

Todos os anos, pessoas que se destacaram em importantes áreas, aqueles que servem ao bem da humanidade, são premiadas por uma das mais prestigiadas premiações internacionais do mundo: o Prêmio Nobel.

Desde 1901, é concedido para destaques em: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz Mundial. Apesar de conhecidos como Nobel da economia e Nobel de matemática, esses prêmios não têm correlação com a Fundação Nobel.

Prêmio Nobel
Prêmio Nobel. | Foto: Reprodução.

Origem do Prêmio Nobel

O químico Alfred Nobel nasceu em 21 de outubro de 1833, na cidade de Estocolmo, na Suécia. Com a invenção da dinamite, refletiu sobre o uso do explosivo em combates, o que fez com que deixasse sua fortuna para pessoas que lutassem pelo bem-estar da humanidade. O químico morreu em 1896 e decidiu dedicar 94% de sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel.

A Fundação Nobel foi instituída como uma organização privada em 29 de junho de 1900; sua função é gerenciar as finanças e a administração dos prêmios.

Outra tarefa importante realizada pela Fundação é a promoção internacional de prêmios e a supervisão da administração informal relacionada a eles. Esta, não se envolve no processo de seleção dos vencedores, mas, de certa forma, é semelhante a uma empresa de investimentos, que investe o patrimônio de Alfred Nobel, com o objetivo de criar uma base sólida de financiamento para os prêmios e atividades administrativas.

Desde 1946, está isenta de todos os impostos na Suécia e, desde 1953, dos impostos sobre investimentos nos Estados Unidos.

_____________________________
Por Bianca Viana – Fala! Faculdade Mauricio de Nassau – PE

Tags mais acessadas