Todos os anos, pessoas que se destacaram em importantes áreas, aqueles que servem ao bem da humanidade, são premiadas por uma das mais prestigiadas premiações internacionais do mundo: o Prêmio Nobel.
Desde 1901, é concedido para destaques em: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz Mundial. Apesar de conhecidos como Nobel da economia e Nobel de matemática, esses prêmios não têm correlação com a Fundação Nobel.
Origem do Prêmio Nobel
O químico Alfred Nobel nasceu em 21 de outubro de 1833, na cidade de Estocolmo, na Suécia. Com a invenção da dinamite, refletiu sobre o uso do explosivo em combates, o que fez com que deixasse sua fortuna para pessoas que lutassem pelo bem-estar da humanidade. O químico morreu em 1896 e decidiu dedicar 94% de sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel.
A Fundação Nobel foi instituída como uma organização privada em 29 de junho de 1900; sua função é gerenciar as finanças e a administração dos prêmios.
Outra tarefa importante realizada pela Fundação é a promoção internacional de prêmios e a supervisão da administração informal relacionada a eles. Esta, não se envolve no processo de seleção dos vencedores, mas, de certa forma, é semelhante a uma empresa de investimentos, que investe o patrimônio de Alfred Nobel, com o objetivo de criar uma base sólida de financiamento para os prêmios e atividades administrativas.
Desde 1946, está isenta de todos os impostos na Suécia e, desde 1953, dos impostos sobre investimentos nos Estados Unidos.
_____________________________
Por Bianca Viana – Fala! Faculdade Mauricio de Nassau – PE