sexta-feira, 29 março, 24
HomeCulturaPRATIC: Colégio de Guarulhos realiza 3° Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas

O Colégio Parthenon Bom Clima realiza, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, o PRATIC – 3° Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas. O evento é voltado para profissionais da educação, professores, estudantes de graduação e pós-graduação na área de pedagogia, é on-line e 100% gratuito.

Nesta edição, o PRATIC terá como tema “Permanências e rupturas: a escola no contexto pós-pandêmico”. A diretora pedagógica Simone Tahan explica que a ideia era criar um simpósio que promovesse um diálogo para que os professores compartilhassem suas práticas docentes em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, em 2020.

“Muitas ideias boas estavam surgindo em muitos lugares diferentes, e criar um espaço onde essas ideias pudessem ser compartilhadas com outros educadores era uma forma de poder vencer esses obstáculos, ao mesmo tempo em que se valorizava o papel do docente como pesquisador e produtor de conhecimento autêntico e original”, explica a diretora.

A 1ª edição do PRATIC, em 2020, contou com mais de 100 trabalhos de 15 estados diferentes, além de contribuições que vieram de Portugal e Angola. O evento foi uma parceria com o Instituto Singularidades e o GEPECIM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – UNIFESP.

Em 2021, o simpósio associou-se ao Congresso Movimentos Docentes, da Universidade Federal de São Paulo e ao IV SEPAD, envolvendo educadores de 18 países diferentes e milhares de trabalhos apresentados. Neste ano, o PRATIC permanece com o apoio da GEPECIM e da UNIFESP, além de ser patrocinado pelo Grupo Santilana e SAS.

3° Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas, Pratic, Colégio Parthenon
O PRATIC, Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas, acontece nos dia 30 de setembro e 01 de outubro. | Foto: Montagem/Unsplash.

A programação do PRATIC

O PRATIC contará com a seguinte programação:

30 de setembro

19h: Palestra de abertura: Articulações entre a universidade e a escola: um olhar para o professor – Prof. Dr. Mozart Neves Ramos, Catédra Sérgio Henrique Ferreira da USP Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados.

01 de outubro

09h: Palestra – Autoria docente na BNCC – Prof. Dra. Marili Vieira, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10h30: Comunicação de práticas – práticas do infantil, práticas do Fundamental I, práticas do Fundamental II, práticas do médio, práticas de língua estrangeira, práticas de formação de professores e formadores.

12h: Almoço

14h: Palestra – A escrita de si em espaços de pesquisa-vida-formação – Prof. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama, Professora da Universidade Federal de São Carlos. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas “Narrativas, Formação e Trabalho Docente”, NEPEN, é Editora-chefe da Revista Crítica Educativa e Coordenadora do PPGEd-So.

15h30: Comunicação de práticas – formação de professores, práticas do infantil, práticas do Fundamental I, práticas do Fundamental II, práticas do médio, práticas de língua estrangeira, práticas de formação de professores e formadores.

17h30: Encerramento

As inscrições são 100% gratuitas. Para submeter um trabalho, será cobrada uma taxa simbólica de R$ 10 apenas da plataforma de envio. Para se inscrever, acesse: https://www.even3.com.br/pratic2022/

________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!