sábado, 20 abril, 24
HomeUrbanoAniversário de São Paulo: por quea data é comemorada dia 25 de...

Aniversário de São Paulo: por quea data é comemorada dia 25 de janeiro?

Aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro, mas você sabe o porquê esta data foi a “escolhida” para celebrar a capital? Entenda:

O Aniversário de São Paulo acontece dia 25 de janeiro e é feriado municipal.
O Aniversário de São Paulo acontece dia 25 de janeiro e é feriado municipal. |Foto: Reprodução.

O dia 25 de janeiro é um feriado municipal na capital paulistana e foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, o marco zero da maior capital brasileira. Nesta data do anos de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio, centro de educação e formação dos indígenas.

Páteo do Colégio (Antigo Colégio dos Jesuítas de São Paulo).
Páteo do Colégio (Antigo Colégio dos Jesuítas de São Paulo). | Foto: Reprodução.

A cidade recebeu o nome “São Paulo” em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, o apóstolo teria se convertido ao cristianismo justamente no dia 25 de janeiro, dia de muita celebração para a Igreja Católica, celebrando então a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.