sexta-feira, 3 maio, 24
HomeSaúdePombos zumbis viralizam na internet e preocupam

Pombos zumbis viralizam na internet e preocupam

Uma doença viral agressiva tem chamado atenção de pesquisadores no Reino Unido após pombos terem a aparência transformada em algo parecido com “zumbis”. Por enquanto, sabe-se que a doença dos ‘pombos zumbis’ afetou aves em Jersey e algumas delas precisaram ser sacrificadas.

Entenda, a seguir, mais detalhes sobre o caso.

pombos zumbi
Entenda o caso dos pombos zumbis. | Foto: Reprodução/ Mirror

Entenda a doença dos pombos zumbis

A doença responsável pela morte dos pombos se chama paramixovírus de pombos (PPMV). A virose ataca o sistema nervoso das aves e causa sintomas como pescoço torcido, paralisia parcial das asas e pernas, asas e cabeças trêmulas, perda de peso e vezes verdes. Além disso, as aves podem apresentar dificuldade de voar ou se mover e andar em círculos.

Até onde se sabe, a virose não afeta humanos de forma agressiva. Os indivíduos que entraram em contato com os pombos apresentaram apenas conjuntivite.

A JSPCA Animal’s Shelter, abrigo destinado a prevenção de crueldade animal em Jersey, emitiu um comunicado sobre a gravidade do assunto.

“Houve um aumento no número de pombos nas últimas semanas, muitos dos quais apresentando sinais neurológicos como pescoço torcido, movendo-se em círculos ou incapazes de ficar em pé”, disse a instituição.

A JSPCA também explicou que a doença tem maior incidência em aves de cativeiro e que, como ainda não existe tratamento, muitos morreram em poucos dias após serem infectados. A instituição ainda declarou que qualquer caso fora do normal deve ser avisado às autoridades.

“Qualquer ave que sobreviver continuará a espalhar o vírus e será um risco para as outras. Em nossa área de atuação, as aves afetadas são sacrificadas humanamente. A doença é extremamente infecciosa e se espalha através de fezes e outras secreções. O vírus pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que os casos são bastante comuns nesta época do ano”, explicou a JSPCA

O governo do Reino Unido fez alguns alertas a sociedade para tentar prevenir a virose: “

“Vacine seus pombos contra a doença e converse com seu veterinário para aconselhamento. Se você realizar eventos e apresentações, você deve garantir que qualquer ave participante tenha sido vacinada. É necessário também praticar biossegurança rigorosa em suas instalações”.

______________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS