Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?
Menu & Busca
Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?

Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?

Home > Lifestyle > Saúde > Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?

A pasta de dente tradicional contém alguns ingredientes que podem ser considerados tóxicos e nocivos ao organismo. A polêmica gira em torno dos sulfatos, do flúor e do triclosan, mas também é preciso ficar atento aos outros fatores acerca da escovação.

O triclosan é capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e vírus. Está presente em desodorantes, pastas dentais, sabonetes, antissépticos, pesticidas e embalagens de plástico. Alguns problemas causados pelo seu uso são: desregular hormônios, afetando até mesmo a tireoide; aumentar a resistência bacteriana e retardar o funcionamento de músculos como o coração.

Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?
Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?

A cirurgiã dentista Renata Del Bianco (CRO MG 17.581), formada na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, foi a convidada para explicar algumas aplicabilidades da pasta de dental, como também exemplificar mudanças que ocorreram em relação ao produto com o passar do tempo.

Ela explicou que antigamente as pastas dentais vinham em tubos de alumínio, hoje elas vêm em embalagens de plástico. Isso porque o flúor reagia com o metal e perdia toda a sua eficiência. Além disso, é preciso estar sempre alerta em relação às alergias ao flúor e aos outros componentes que o indivíduo pode apresentar, mesmo sendo casos raros.

Produtos cosméticos que contêm alumínio estão relacionados ao surgimento de problemas hormonais, câncer de mama, Parkinson e Alzheimer. A utilização deste elemento químico faz com que ele penetre na pele e atinja o sistema circulatório, mas isso depende muito do grau de exposição do sujeito.

Pasta de dente vegana: quais são os benefícios?
Crianças normalmente utilizam pasta de dente sem flúor

Crianças normalmente devem utilizar a pasta de dente sem o flúor porque podem engolir a espuma por não saberem cuspir ainda. O excesso da ingestão oral de flúor pode ocasionar um problema denominado fluorose, que pode causar manchas brancas ou amarronzadas nos dentes.

As pastas dentais também podem ser utilizadas para tratar a dor de dente, visto que agem contra a sensibilidade causada por agentes externos. Existem versões no mercado específicas para isso. Para finalizar, o que faz diferença na limpeza bucal é a técnica de escovação: a pasta serve para facilitar o processo e consequentemente melhorar o hálito.

Pastas dentais veganas

Para ser rotulada como vegana, a fórmula da pasta dental não pode conter nenhum ingrediente de origem animal e também não pode ter sido testada em animais. A maioria das formulações assim encontradas no mercado são compostas por ingredientes naturais e livres de ingredientes tóxicos.

Entretanto, deve-se levar em consideração que o flúor e o lauril sulfato de sódio não são de origem animal e podem estar presentes na pastas de dente veganas industrializadas.

Também é possível fabricar a sua própria pasta dental, combinando ingredientes como argila branca, bicarbonato de sódio, óleos essenciais (como o de menta) e óleo de coco. Além de conterem somente ingredientes naturais, contribuem na diminuição do descarte de embalagens, colaborando assim com o meio ambiente. Mas tome cuidado ao escovar para não desgastar o esmalte dos dentes com a argila e o bicarbonato, pois são produtos abrasivos.

Referências: cirurgiã dentista Renata Del Bianco (CRO MG 17.581); Conversão do biocida triclosan catalisada por enzimas oxidativas e avaliação da remoção da atividade antibacteriana – UFRJ;  Public Health Statement for Aluminum.

Tags mais acessadas