Esportes na quarentena? Farol Universitário da dicas para atléticas
Menu & Busca
Esportes na quarentena? Farol Universitário da dicas para atléticas

Esportes na quarentena? Farol Universitário da dicas para atléticas

Home > Universidades > Esportes na quarentena? Farol Universitário da dicas para atléticas

Ser Diretor de Esportes da Atlética, durante a quarentena, tem sido desafiador. A rotina de grande parte, se não de todos, mudou drasticamente e quando olhamos a situação do esporte universitário como um todo, identificamos que muito trabalho é necessário.

Todo aquele contato diariamente com os atletas e pessoas que envolvem a Atlética se perde, e agora, nosso contato, em vários casos, se resume ao grupo de WhatsApp.

esportes
Foto: Reprodução Farol Universitário

E aí vem aquele grande medo de todo o trabalho feito por anos pela diretoria e as pessoas que auxiliam a mesma se perder, todo aquele amor e a vivência das pessoas em Ser Atlética sumir devido ao tempo e ao distanciamento.

Para quem é Diretor de Esportes a situação se complica um pouco mais… Antes do início do semestre passamos muitos dias em reuniões com a nossa equipe, diretores de modalidades, tudo isso para definirmos o planejamento do ano que está se iniciando e os objetivos de cada semestre, e então…

O que eu posso fazer para as equipes da atlética?

Muitas vezes em momentos como esses se torna muito difícil conseguir pensar em projetos ou atividades que podemos aplicar com os nossos times, com isso vem a importância de termos todas as áreas da nossa diretoria interligada para que, juntos, possamos criar soluções.

Em uma diretoria eficiente duas cabeças pensam melhor do que uma

Por geralmente utilizarmos mais da tecnologia e redes sociais para manter contato com nossa delegação, realizar uma troca de ideias com a Diretoria de Marketing da sua Atlética se torna essencial para conseguirmos trazer um diferencial no dia a dia de atletas.

Uma ferramenta que certamente pode auxiliar nesse momento de dificuldade é o Brainstorming ou Tempestades de Ideias.

O método consistem em explorar a potencialidade criativa do grupo, de onde podemos tirar excelentes soluções para as dificuldades pontuadas na análise das nossas equipes.

Para colocá-lo em prática é simples, reúna os seus colegas de diretoria, e pré-estabeleça um tempo de discussão. Todos vão contribuindo com ideias, um a um, por mais mirabolante que possa parecer. Ou seja sem julgamentos!

Todas as ideias deverão ser anotadas em um documento ou quadro, para que após o encerramento da rodada de ideias, todos possam votar primeiro nas 3 melhores sugestões.

Após definir os itens mais votados, refaça o processo até ter uma ideia considerada campeã. Depois disso, já sabe né? Mão na massa!

Inclusive, separamos aqui em baixo algumas sugestões para você

Rinha de modalidades

Algumas ideias que podemos usar como inspiração são por exemplo, a Rinha das Modalidades aplicadas pela Atlética XVIII de Março..

O evento consiste em um duelo de engajamento entre equipes da atlética, ou seja, quem tiver mais votos, vence. Dessa forma, os atletas das equipes precisam estreitar a comunicação para atingir o objetivo coletivo.

Treinos à distância

Com restrições de locais de treinamento, a tecnologia também pode ganhar espaço. Muitas atléticas vêm realizando atividades por meio de lives e reposts de stories do Instagram, para manter seus atletas em forma nessa quarentena.

Contudo, é importante ter cuidado! Parte do dever do Diretor de Esportes é o de ser responsável. Busque o acompanhamento de um profissional de Educação Física para que o mesmo desenvolva os treinos e acompanhe o desenvolvimento de de forma planejada e responsável possível.

Esports é esporte sim!

Não podemos deixar de lado os esportes eletrônicos né? Com premiações em dinheiro e com campeonatos com abrangência nacional, os eSports estão ganhando cada vez mais força. Por isso, escrevemos um conteúdo somente para eles, clique aqui para ler!

No final, em momentos como esse, a criatividade e o empenho da diretoria serão essenciais para que o engajamento de atletas e membros permaneça sempre alto.

Encare a quarentena como uma oportunidade para se desenvolver como Diretor(a) de Esportes e profissionalmente

Por fim, a minha última dica é que vocês aproveitem essa oportunidade não somente para relaxar a mente, ficar mais próximo da família ( ou do seu amado pet), mas também para se desenvolver por meio de cursos e livros disponíveis.

Com uma pesquisa rápida no nosso querido amigo Google, podemos encontrar excelentes formas de adquirirmos conhecimento e novas habilidades

Se permita também em aprender algo novo e inusitado. A melhor forma de se desenvolver é a de se expôr a novas experiências ou projetos!

Se dermos um passo além da nossa zona de conforto, estaremos na zona da aprendizagem. Nessa zona, há um claro lado negativo: é desconfortável, exigente, mas pode ser bastante saudável à medida que percebemos o quanto não sabemos. Sendo assim, torna-se interessante, desafiadora e potencialmente revigorante, é o lugar em que precisamos estar se quisermos alcançar algum tipo de crescimento.”

Mike Carson – Os Campeões: Por trás da mente dos grandes líderes do futebol.

Dicas Extras

Para te dar aquele empurrãozinho, seguem aqui duas dicas, para você buscar aquele curso para dar um Up na sua vida profissional.

Separamos um descontinho especial, para atléticas que fazem parte da Farol Universitário, na escola de ensino à distância Voitto. Por lá você encontrará cursos de gestão, marketing pessoal, RH, dentre outras! Para conhecer o trabalho deles, clique aqui.

Ah! Caso você seja um estudante de medicina, também fica aqui a dica para conhecer o pessoal do Jaleko, basta clicar aqui para saber mais sobre os cursos de reforço para estudantes da graduação!

Matéria escrita por Zé Luiz, Diretor de Esportes da Atlética XVIII de Março

Tags mais acessadas