quinta-feira, 28 março, 24
HomeEsportePalmeiras na Recopa: veja a trajetória do time até o título

Palmeiras na Recopa: veja a trajetória do time até o título

A Recopa Sul-Americana consiste em uma competição oficial organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), onde o vencedor da Libertadores disputa o título com o campeão da Copa Sul-Americana. E o Palmeiras, vencedor da Copa Libertadores da América de 2021, foi quem levantou a taça da Recopa 2022. Mas as lembranças do Palmeiras na Recopa nem sempre foram as melhores.

Palmeiras na Recopa: conheça a trajetória do Palmeiras até o título da Recopa 2022.
Palmeiras na Recopa: conheça a trajetória do Palmeiras até o título da Recopa 2022. | Foto: Buda Mendes; Cesar Greco/montagem.

Conheça a trajetória do Palmeiras até o título da Recopa Sul-Americana

A primeira edição da Recopa ocorreu em 1989 e a princípio era de forma diferente do que acontece atualmente, pois não tinha o sistema de “ida e volta”, era “jogo único” e a disputa acontecia entre o campeão da Copa Libertadores da América e o campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores, por serem os dois torneios mais antigos da América do Sul.

Porém, em 2003 foi decidido que a disputa seria realizada entre o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana e segue assim até hoje.

A campanha do Palmeiras na Recopa nem sempre foi das melhores. Na edição de 2021, o time disputou o título com o argentino Defensa y Justicia e deixou a taça escapar.

No jogo de ida, na casa dos argentinos, a partida encerrou com o placar de 1 x 2 e quem levou a melhor foi o Palmeiras. Os gols foram marcados por Rony, com seu potencial em velocidade nos contra-ataques, e Gustavo Scarpa, em uma cobrança de falta que fez a alegria dos palmeirenses.

O gol dos argentinos foi marcado pelo jogador Romero, diminuindo a desvantagem para o jogo de volta.

Já no jogo de volta, a disputa aconteceu no estádio Mané Garrincha. O jogo foi duro e no fim não deu para o verdão, o Defensa y Justicia foi quem levou a taça para casa.

O time argentino acreditou até o fim, mesmo com a pequena desvantagem do jogo de ida. O Defensa y Justicia mostrou que a esperança e o esforço são os últimos que morrem, pois prestes a terminar o segundo tempo, já nos acréscimos, o time argentino marcou, deixando o placar 3 x 3 no agregado e levando o duelo para as prorrogações e depois para os pênaltis.

Assim, com os gols não convertidos por Luiz Adriano e Weverton, o Defensa agiu de forma oposta e foi perfeito em suas cobranças. Então a equipe argentina se consagrou campeã da Recopa Sul-Americana de 2021.

Palmeiras na Recopa 2022

Se o resultado de 2021 não foi favorável ao Verdão, na última quarta-feira (2), o time teve o prazer de erguer a taça, após vencer o Athletico-PR no placar agregado.

O jogo de ida aconteceu na casa do Athletico, no Estádio Joaquim Américo Guimarães. O placar foi de 2 x 2, com gols de Davi Terans e Marlos, do lado do Athletico, e Jailson e Raphael Veiga, do lado do Palmeiras.

O jogo de volta foi disputado no Allianz Parque e o Palmeiras levou a melhor. O Verdão bateu o Athletico por 2 x 0, com gols de Zé Rafael e Danilo, e finalmente ergueu a taça da Recopa Sul-Americana.

__________________________________________

Por Luana Torres – Fala! UNIP

ARTIGOS RECOMENDADOS