Painéis de festa: conheça a Fabrika de Festa
Menu & Busca
Painéis de festa: conheça a Fabrika de Festa

Painéis de festa: conheça a Fabrika de Festa

Home > Notícias > Mercado > Painéis de festa: conheça a Fabrika de Festa

Com certeza você já foi em um evento e se deparou com um lindo painel de festa de aniversário ou um não tão bonito assim, não é mesmo? Neste post, vamos falar um pouco mais sobre os painéis de festa e tirar as dúvidas mais frequentes sobre o assunto, para arrasar nas festas.

É notável que certos painéis ficam melhores com um tema do que com outro e que alguns formatos evidenciam mais a proposta do aniversário. Entretanto, para entender melhor esses aspectos é necessário saber quais são os formatos, os estilos, os tipos de painel para festa e o lugar onde comprar. Tudo isso vai influenciar no resultado final da decoração da sua festa.

Lembre-se, também, que tal resultado vai depender dos objetos e do conceito usado para realizar a comemoração. Por esse motivo, colocamos neste post todas essas informações, buscando ajudar você, que deseja fazer uma festa temática – sendo ela da mais simples a mais luxuosa e detalhista e da infantil até as mais diversas idades. 

painéis de festa
Festa com tecidos para as mesas e uso do painel branco e azul ao fundo. | Foto: Freepik.

Como fazer para imprimir um painel de festa?

Primeiro, é preciso que você escolha o material (tecido) do seu painel. E, para isso, é importante conhecer quais os tipos de painel para festa e qual painel de festa de aniversário vai lhe atender melhor às suas necessidades.

Tipos de tecidos

O tipo de tecido a ser escolhido vai depender da proposta da festa, da idade do aniversariante e principalmente do restante da decoração. Existem alguns mais encorpados e pesados; e outros mais leves, que trazem uma sutileza e uma elegância maior, mas também podem ser menos resistentes, a depender da qualidade do tecido comprado. 

Tecido estampado

Para entrar mais no clima da festa, é aconselhável optar por um tecido com estampas, porém é preciso ter cuidado na hora de escolher. Isso porque o painel de festa, para ficar bonito e elegante, não pode ter muitos elementos, já que eles podem terminar contrastando com o restante da decoração, além de deixar todo o ambiente sobrecarregado.

Outra opção são os tecidos com estampas sutis, pois eles vão alegrar o lugar da festa sem adicionar muitas informações.

Tecido com impressão 

Você sabia que qualquer tema ou desenhos/filmes/séries pode virar um painel de festa de aniversário? É exatamente isso. Os painéis podem conter as impressões que o aniversariante desejar, fazendo assim uma espécie de fundo temático (o melhor é que nem sempre essa customização custará muito mais caro).

Tecido liso

Para não cometer os erros citados acima, talvez seja melhor escolher um tecido todo liso, mas igualmente bonito e útil. Uma vantagem nesse tipo de tecido é que dependendo da forma de uso, ele poderá ser reutilizado em alguma outra ocasião. 

Formato do painel

Após escolher o tecido é preciso pensar, ainda, no formato desejado. Isso é importante, porque, para ressaltar o tema escolhido para a festa de aniversário, é indispensável definir se o painel será retangular ou quadrado, grande ou pequeno. Nem todas as ideias ficam legais em qualquer tipo de tecido, formato ou temática abordada.

Como é impresso um tema para colocar em um painel?

Todo mundo quer economizar ao fazer uma festa. Então, se você conseguisse imprimir na sua própria casa o tema escolhido, com certeza o custo seria muito menor, certo? Pensando nisso, veja aqui uma dica super valiosa que vai precisar apenas de tinta de impressora e de papel A4. Para facilitar, é interessante que a impressão seja realizada em papel fotográfico glossy, matte ou offset 180g e sempre na orientação horizontal. 

Dica

Se possível, opte por uma impressão sem bordas ou com a menor borda que puder). De acordo com essa estrutura, o seu painel para festa deverá ser impresso com 119 cm X 80 cm, sendo , para isso, necessário 16 folhas do tamanho A4.

Mas como funciona exatamente esse painel? 

Após imprimir, é só recortar as bordas, caso tenha, ou então colá-las, para que fique tudo bem montadinho. Depois, é só colar a figura formada no painel com uma fita adesiva ou com cola. 

Algumas empresas e/ou sites disponibilizam as imagens com os temas e outras cobram por elas. As pagas, no entanto, possuem um valor menor do que o tecido comprado já com a impressão, além de ter uma melhor qualidade de resolução.*

Quais os nomes dos tecidos mais usados?

Há inúmeros tipos de tecidos para festas, principalmente as infantis. Aqui estão alguns deles: Brugges, Cetim, Gorgurinho, Jacquard (este possui diversas variações indo do simples ao luxuoso), Tule, Voil, Lona e tecido sublimado. 

Agora o mais importante, onde posso encontrar os painéis de festa?

Diversas empresas fornecem esse tipo de produto, mas nem todas são de confiança e possuem a experiência necessária. Para ajudá-los, deixo aqui uma loja, que tem mais de 10 anos de mercado.  A Fabrika de Festa realiza painéis de lona, de tecido sublimado, tapetes e saias para as festas e quaisquer outras datas comemorativas. O painel de festa redondo e o painel de festa retangular para festas, são dois exemplos de produtos oferecidos. 

A loja física deles é situada em Uberlândia, Minas Gerais, porém se você não mora na cidade, não fique triste, uma vez que existe um site oficial da loja, no qual os pedidos podem ser realizados. 

Além do site, linkado ao nome da empresa, é possível conferir alguns exemplos de temas e de painéis, no Instagram da loja e por meio dele, também pode-se ver os feedbacks dos clientes e acompanhar as novas tendências de painéis (os que mais são pedidos na hora de se decorar uma festa).

Caso você queira fazer uma festa e se interesse pelos produtos ofertados por eles, é recomendado entrar em contato com a empresa pelo WhatsApp e, assim, todas as dúvidas e orçamentos poderão ser esclarecidos. Não deixe de conferir e aproveitar a melhor qualidade e preço do mercado. 

____________________________
Por Anna Beatriz Peixoto – Fala! UFPE

Tags mais acessadas