quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeUrbanoOutubro Rosa: principais ações do mês de combate ao câncer

Outubro Rosa: principais ações do mês de combate ao câncer

Este ano, o Outubro Rosa completa 14 anos. Desde 2008 no Brasil, o objetivo da campanha é informar e fortalecer as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde, pensando na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres em todo o mundo e o mais mortal entre as mulheres brasileiras. O instituto estima que cerca de 2,3 milhões de casos novos foram registrados em 2020 no mundo.

Portanto, o Outubro Rosa é extremamente importante para atuar na frente de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A seguir, veja as principais ações promovidas este mês em prol da campanha:

Ações do Outubro Rosa

Em todo o Brasil, empresas e instituições se mobilizam para divulgar informações e promover ações visando o combate ao câncer de mama e o apoio a mulheres afetadas pela doença.

Em vários pontos do país são realizadas campanhas de corte de cabelo gratuitas para a distribuição de perucas para mulheres que sofreram com a queda durante o tratamento.

Outubro Rosa: veja as principais campanhas do mês
Outubro Rosa: veja as principais campanhas do mês. | Foto: Freepik.

O salão Authentic, em Brasília, por exemplo, faz esse trabalho de doação de cabelo. E o instituto Camaleão, no Rio Grande do Sul, trabalha com uma frente parecida, emprestando perucas para quem está fazendo quimioterapia.

O Senado também tem ações específicas para o mês de outubro. Durante todo o mês, ele participa de campanhas de doação de itens para mulheres e crianças com câncer.

Além disso, entre outras iniciativas, projetou frases de conscientização em sua cúpula no Edifício do Congresso Nacional na noite do dia 5 de outubro. O prédio ficará rosa até dia 31.

Aprenda a prevenir o câncer de mama

Existem diversos fatores que tornam a mulher mais propícia a ter câncer de mama, alguns deles são: histórico familiar, alcoolismo, sobrepeso, falta de atividade física e excesso de exposição a radiações ionizantes.

Existem algumas questões, como o histórico familiar, que não podem ser evitadas. Mas é importante evitar outros fatores de risco que estão ao alcance.

Evitar o alcoolismo, ter uma dieta equilibrada e adotar uma rotina de exercícios físicos são algumas das atitudes que podem ajudar. Fazer o autoexame também é uma atitude importante, visto que ela ajuda a identificar o câncer de mama e direcionar a mulher para o tratamento o quanto antes.

___________________________________

Por Bianca Sousa – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS