sexta-feira, 26 abril, 24
HomeLifestyleOs principais procedimentos estéticos feitos pelos brasileiros

Os principais procedimentos estéticos feitos pelos brasileiros

Quem nunca desejou realizar um procedimento estético em algum momento da vida? Seja para fazer um implante de silicone, abdominoplastia ou rinoplastia, é muito comum pensar em mudar algo em nosso corpo.

Os mecanismos de buscas e redes sociais facilitam a entrega de informações e conteúdos relevantes acerca do tema para os interessados e, de certa maneira, incentivam a realização de cirurgias invasivas ou não, principalmente quando reforça determinados padrões de beleza.

Para ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura por procedimentos estéticos minimamente invasivos cresceu 390% entre 2017 e 2018. E a tendência é só aumentar.

Com base nisso, vou te mostrar os procedimentos estéticos mais procurados por brasileiros e também quais são cobertos por planos de saúde.

botox
Os procedimentos estéticos, como botox, são muito procurados no Brasil. | Foto: Reprodução.

Procedimentos estéticos não cirúrgicos

Para realizar mudanças no corpo ou no rosto, não necessariamente você precisa entrar na sala de cirurgia. Existem procedimentos minimamente invasivos que proporcionam mudanças gigantescas.

Redução de medidas não cirúrgica

Um dos procedimentos estéticos mais buscados por brasileiros é o de redução de medida sem necessidade de cirurgia. As pessoas procuram este tratamento para eliminar a gordura localizada.

Os procedimentos estéticos mais comuns para esse objetivo são:

• Criolipólise;
  • Laser terapia;
  • Intradermoterapia;
  • Ultrassom.

Combate à celulite

Outro tratamento muito procurado no Brasil são os procedimentos estéticos voltados para o combate da celulite. Vale reforçar que este é um dos carros-chefe das clínicas de estética espalhadas de Norte a Sul do país.

Os procedimentos mais realizados são:

• Radiofrequência;
  • Laser terapia;
  • Carboxiterapia.

Toxina botulínica

Este é um procedimento líder de preferência dos brasileiros, com um número aproximado de 400 mil aplicações por ano. Popularmente conhecido como “botox”, o tratamento é usado para eliminar linhas de expressão e rugas.

Procedimentos estéticos cirúrgicos mais buscados por brasileiros

Quando se trata dos procedimentos que exigem intervenção médica mais invasiva, temos uma lista um pouco mais extensa.

Veja quais são os mais buscados abaixo.

Abdominoplastia

Este procedimento é escolhido, sobretudo, por mulheres que deram à luz e por pessoas que perderam muito peso e desejam retirar o excesso de pele.

A cirurgia se baseia em retornar os músculos do abdômen à posição correta e retirar a pele flácida, puxando-a para baixo e realizando um corte horizontal, na região do púbis.

No Brasil, são feitas mais de 130 mil cirurgias desse tipo. O número é bastante alto, visto que o país perdeu apenas para os Estados Unidos, com 137 mil abdominoplastias feitas anualmente.

Lifting de mama

Os seios são outra região que atrai a atenção de milhares de mulheres brasileiras. Elas desejam ficar com ‘tudo em cima’ e buscam por procedimentos para deixar a região com aparência firme.

De acordo com pesquisas, mulheres que estão se aproximando ou já passaram dos trinta anos são aquelas que mais buscam por este tratamento. Os cirurgiões brasileiros fazem mais de 100 mil procedimentos desse tipo por ano.

Rinoplastia

O Brasil é o maior líder no ranking de rinoplastias, com mais de 75 mil intervenções desse tipo por ano.

Quando se fala no cenário mundial, 65,3% dos homens e mulheres nascidos entre 1980 e 2000 buscam por procedimentos que têm como finalidade remodelar e mudar o nariz.

Lipoaspiração

A lipoaspiração tem a finalidade de reduzir gordura localizada no corpo. As principais regiões do procedimento são: abdômen, braços, pernas e costas. Este já foi o procedimento estético mais realizado por brasileiros, mas passou a perder espaço com os novos tratamentos.

rinoplastia
O Brasil é líder no ranking de rinoplastias. | Foto: Reprodução.

Plano de saúde cobre procedimentos estéticos?

De acordo com a Lei 9656/98 (Lei dos Planos de Saúde), as empresas são obrigadas a cobrir somente procedimentos estéticos que estejam relacionados com alguma doença.

Então, só serão admitidos àqueles voltados para a prevenção ou tratamento de enfermidades que afetem comprovadamente a saúde do consumidor. Sendo assim, é importante pegar o diagnóstico médico e consultar um corretor de plano de saúde para que ele faça a validação se terá ou não cobertura.

Quais procedimentos estéticos costumam ser cobertos?

Cirurgia para redução da mama: Realizada para deixar a mama proporcional ao corpo da mulher e aliviar o desconforto e problemas causados por seios muito grandes.

Cirurgia bariátrica: Realizada para reduzir o peso de pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 35 (em obesidade) e que já passaram por tratamento clínico com medicamentos e mudanças de estilo de vida, mas não obtiveram sucesso.

Cirurgia de reconstrução da mama: Feita por mulheres que fizeram a retirada do seio em decorrência de câncer.

Padrões de beleza e mudança dos tempos

Com o avanço da medicina e também pelos chamados padrões estéticos, é muito comum que exista uma maior procura por estes tratamentos. Alguns são apenas para modificar algo que incomoda, outros são para solucionar problemas de saúde física.

A medicina criou uma série de procedimentos estéticos que podem ser realizados para promover pequenas (ou grandes) mudanças no corpo e rosto de quem sofre com algum problema de autoestima ou ou mesmo de saúde.

O avanço permite modificações invasivas ou não e, dependendo, pode ser coberto pelo plano de saúde, tornando o caminho mais fácil.

___________________________
Por Mayk Souza – Fala! Anhembi