quarta-feira, 24 abril, 24
HomeUrbanoOs melhores locais para andar de patinete em São Paulo

Os melhores locais para andar de patinete em São Paulo

Ao longo de 2019, os moradores de São Paulo se acostumaram a conviver com o vaivém dos patinetes elétricos em sua paisagem urbana. Esses equipamentos se consolidaram como alternativas sustentáveis de transporte da chamada micromobilidade, que contempla as primeiras e as últimas milhas dos trajetos e ganharam inúmeros adeptos, que passaram a utilizá-los para driblar o trânsito em seus percursos de rotina e também para o lazer.

Foto: Divulgação/Grin
Foto: Divulgação/Grin

Patinete em São Paulo: onde andar?

Um levantamento realizado pela equipe de Pesquisas em Mobilidade e Políticas Públicas da Grow, empresa líder em micromobilidade na América Latina, entre novembro de 2018 e agosto de 2019, o número de corridas de patinetes cresceu 24% ao mês. Neste período, os locais de maior volume de uso de patinetes na cidade de São Paulo foram a Av. Faria Lima, nos dias úteis, e a Av. Paulista, aos domingos, quando a via é fechada para circulação de carros.

Ambos são lugares já bastante conhecidos para a prática da patinete, por serem locais icônicos da cidade e possuírem ciclovias movimentadas; a da Faria Lima inclusive recebeu algumas reformas na estrutura cicloviária, facilitando o uso do modal. Além deles, outros pontos de São Paulo também são muito propícios para quem quer se divertir sentindo um ventinho no rosto, de forma segura e, ainda, aproveitar a cidade sem precisar pagar entrada. Confira:

• Parque das Bicicletas (Alameda Iraé, 35 – Moema): Por ser um local tranquilo, é um espaço ideal para aqueles que querem aprender a andar de patinete. É possível encontrar patinetes para locação em frente ao parque, no portão de acesso.

• Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana): O parque mais famoso de São Paulo possui uma ótima pavimentação e ciclovias propícias tanto para quem quer aprender, quanto para quem já está acostumado com o uso do equipamento. É possível encontrar patinetes para locação nos portões 6, 7, 8 e 9.

• Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi): É uma ótima opção para quem quer relaxar sobre duas rodas depois de um dia de trabalho na região do Itaim e da Vila Olímpia. É possível encontrar patinetes para locação no portão principal com acesso pela Avenida Henrique Chamma e, no secundário, com acesso pela passarela da Cidade Jardim.

• Avenidas Chucri Zaidan, Berrini e Funchal: Todas elas são avenidas que possuem estrutura cicloviária adequada para patinetes e podem ser utilizadas tanto para passeios quanto para quem trabalha na região e busca alternativas para driblar o trânsito.

Dicas para o uso seguro do modal:

– Antes de sair, planeje o caminho.

– Use sempre o capacete bem preso à cabeça e ajustado adequadamente.

– Não trafegar com mais de 1 pessoa.

– Idade mínima de 18 anos para locação de equipamentos.

– Dê sempre preferência ao pedestre. Lembre-se: o pedestre é o mais vulnerável. É obrigação de todos cuidar da sua segurança.

– Não use celular nem fone de ouvido enquanto conduz a bike ou a patinete. Esteja atento a sua condução.

– Respeite sempre os semáforos e as sinalizações de trânsito.

– Jamais conduza a bike ou o patinete se houver ingerido álcool.

– Segure sempre o guidão com as duas mãos.

– Esteja atento às irregularidades nas vias, como buracos, bem como galhos e árvores que possam oferecer riscos no seu trajeto.

ARTIGOS RECOMENDADOS