Os melhores locais para andar de patinete em São Paulo
Menu & Busca
Os melhores locais para andar de patinete em São Paulo

Os melhores locais para andar de patinete em São Paulo

Home > Notícias > Urbano > Os melhores locais para andar de patinete em São Paulo

Ao longo de 2019, os moradores de São Paulo se acostumaram a conviver com o vaivém dos patinetes elétricos em sua paisagem urbana. Esses equipamentos se consolidaram como alternativas sustentáveis de transporte da chamada micromobilidade, que contempla as primeiras e as últimas milhas dos trajetos e ganharam inúmeros adeptos, que passaram a utilizá-los para driblar o trânsito em seus percursos de rotina e também para o lazer.

Foto: Divulgação/Grin
Foto: Divulgação/Grin

Patinete em São Paulo: onde andar?

Um levantamento realizado pela equipe de Pesquisas em Mobilidade e Políticas Públicas da Grow, empresa líder em micromobilidade na América Latina, entre novembro de 2018 e agosto de 2019, o número de corridas de patinetes cresceu 24% ao mês. Neste período, os locais de maior volume de uso de patinetes na cidade de São Paulo foram a Av. Faria Lima, nos dias úteis, e a Av. Paulista, aos domingos, quando a via é fechada para circulação de carros.

Ambos são lugares já bastante conhecidos para a prática da patinete, por serem locais icônicos da cidade e possuírem ciclovias movimentadas; a da Faria Lima inclusive recebeu algumas reformas na estrutura cicloviária, facilitando o uso do modal. Além deles, outros pontos de São Paulo também são muito propícios para quem quer se divertir sentindo um ventinho no rosto, de forma segura e, ainda, aproveitar a cidade sem precisar pagar entrada. Confira:

• Parque das Bicicletas (Alameda Iraé, 35 – Moema): Por ser um local tranquilo, é um espaço ideal para aqueles que querem aprender a andar de patinete. É possível encontrar patinetes para locação em frente ao parque, no portão de acesso.

• Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana): O parque mais famoso de São Paulo possui uma ótima pavimentação e ciclovias propícias tanto para quem quer aprender, quanto para quem já está acostumado com o uso do equipamento. É possível encontrar patinetes para locação nos portões 6, 7, 8 e 9.

• Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi): É uma ótima opção para quem quer relaxar sobre duas rodas depois de um dia de trabalho na região do Itaim e da Vila Olímpia. É possível encontrar patinetes para locação no portão principal com acesso pela Avenida Henrique Chamma e, no secundário, com acesso pela passarela da Cidade Jardim.

• Avenidas Chucri Zaidan, Berrini e Funchal: Todas elas são avenidas que possuem estrutura cicloviária adequada para patinetes e podem ser utilizadas tanto para passeios quanto para quem trabalha na região e busca alternativas para driblar o trânsito.

Dicas para o uso seguro do modal:

– Antes de sair, planeje o caminho.

– Use sempre o capacete bem preso à cabeça e ajustado adequadamente.

– Não trafegar com mais de 1 pessoa.

– Idade mínima de 18 anos para locação de equipamentos.

– Dê sempre preferência ao pedestre. Lembre-se: o pedestre é o mais vulnerável. É obrigação de todos cuidar da sua segurança.

– Não use celular nem fone de ouvido enquanto conduz a bike ou a patinete. Esteja atento a sua condução.

– Respeite sempre os semáforos e as sinalizações de trânsito.

– Jamais conduza a bike ou o patinete se houver ingerido álcool.

– Segure sempre o guidão com as duas mãos.

– Esteja atento às irregularidades nas vias, como buracos, bem como galhos e árvores que possam oferecer riscos no seu trajeto.

Tags mais acessadas