Os 5 países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index
Menu & Busca
Os 5 países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index

Os 5 países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index

Home > Notícias > Política > Os 5 países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index

Anualmente, o Global Peace Index (GPI), divulga a lista dos países mais seguros do mundo. O levantamento é baseado nas taxas de criminalidade e nas forças de segurança de cada nação e, quanto mais baixa for a pontuação, mais seguro o país é. Em 2021, foram analisados 163 países, mas um fato curioso é que pelo 10° ano seguido o mundo apresentou alta nos índices de violência. Confira, abaixo, os 5 países líderes do ranking em segurança. 

Os países mais seguros do mundo possuem um excelente IDH e, em sua maioria, são ilhas.
Os países mais seguros do mundo possuem um excelente IDH e, em sua maioria, são ilhas. | Foto: Reprodução.

Top 5 dos países mais seguros do mundo

1. Islândia: GPI de 1.100

A ilha nórdica ocupa o topo do pódio do GPI há anos, e sua pontuação vem só aumentando, chegando a 1.100 em 2021. O país é muito mais pacífico do que a média global, e para entender o porquê disso precisamos olhar para outros levantamentos. 

Com 331 mil habitantes, o país ocupa a quarta posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com pontuação de 0,949 em 2020. Uma qualidade de vida tão alta faz com que exista menos desigualdade social e, consequentemente, menos crimes.

2.  Nova Zelândia: GPI de 1.253

Mais uma ilha no pódio, mas um pouquinho atrás na pontuação. A Nova Zelândia contabiliza quase 5 milhões de habitantes e tem uma realidade bem parecida com o primeiro colocado. 

Seu IDH é de 0,931 em 2020 e o país é o melhor representante da Oceania quando se trata de desenvolvimento humano. Lá é raro ver um policial com armas de fogo e assaltos quase não são reportados.

3. Dinamarca: GPI de 1.256

A medalha de bronze vem coladinha com o segundo colocado e também é uma ilha. A Dinamarca já foi considerada o país mais feliz do mundo e conta com uma população de 5,8 milhões. 

Com um IDH de 0,940, a península escandinava se destaca como exemplo de nação de primeiro mundo e pela alta qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes, com baixa desigualdade social e baixo índice de corrupção.

4.  Portugal: GPI de 1.267

Saindo da supremacia das ilhas, Portugal é quem melhor representa os países lusófonos nas pesquisas de qualidade de vida. Entretanto, o país caiu uma posição no ranking do GPI, onde ostentava o terceiro lugar desde 2019. 

Sua população é de cerca de 11 milhões e o país conta com a pontuação de 0,864 no Índice de Desenvolvimento Humano. A polícia portuguesa é muito elogiada e, inclusive, sua pontuação GPI nesse aspecto é maior do que a dos 3 países acima.

5.  Eslovênia: GPI de 1.325

Uma surpresa para o top 5, a Eslovênia saltou da 11ª posição no GPI em 2020 para a 5ª em 2021. O pequeno país da Europa Central tem pouco mais de 100 anos de idade e conta com cerca de 2 milhões de habitantes. Seu IDH também é considerado altíssimo, com 0,917 de pontuação. 

Mas há uma explicação para esse salto: a criminalidade é muito baixa e os homicídios vêm caindo no país a cada ano. Eram 24 assassinatos por ano no começo da década passada. Atualmente, o número baixou para 17. Isso faz com que a Eslovênia tenha uma taxa de homicídios de 0,85 para cada 100 mil habitantes.

E aí, qual dos países mais seguros do mundo você escolheria para viver?

___________________________________________________

Por Julia Magalhães – Fala! UFSC

Tags mais acessadas