Os 5 melhores animes dos anos 90 - os desenhos que fazem sucesso até hoje Os 5 melhores animes dos anos 90 - os desenhos que fazem sucesso até hoje
Menu & Busca
Os 5 melhores animes dos anos 90 – os desenhos que fazem sucesso até hoje

Os 5 melhores animes dos anos 90 – os desenhos que fazem sucesso até hoje

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Os 5 melhores animes dos anos 90 – os desenhos que fazem sucesso até hoje

Anime, ou em japonês Animé, é o nome dado às famosas animações criadas no Japão. A maior parte dos animes possuem mangás, que é a versão do anime escrito, ou seja, em ‘quadrinhos’. Muitos pensam que o Anime é um gênero, mas na verdade é um meio, que pode derivar dos mangás e até virar filme – e cada história pode ser classificada em diversos gêneros.

Os traços dos animes são bem definidos: olhos grandes, cores chamativas, muito brilho, entre outras características. Com o passar do tempo, os animes foram ganhando força na Ásia, e depois para o mundo todo. A indústria de animes hoje consiste em mais de 430 estúdios de produção, incluindo grandes nomes como os estúdios Gainax, Toei Animation, entre outros, com os animes atingindo a maior parte das vendas em DVD. Vale lembrar que animes tem uma quantidade grande de episódios bem produzidos, então vale a pena a paciência para assistir.

Nos anos 90 eles atingem um certo tipo de ‘auge’, tornando o Japão muito mais conhecido, inclusive, e atiçando a vontade dos fãs de conhecerem ainda mais a cultura japonesa. Há animes de décadas anteriores, por exemplo, que fazem sucesso até os dias de hoje. Então, vamos conferir os 5 melhores animes dos anos 90.

Uma década de animes que fazem sucesso até os dias de hoje

Sailor Moon (No Japão: Pretty Soldier Sailor Moon)

Da criadora Naoko Takeuchi entre 1992 e 1997 o anime se deriva do mangá que contém 18 volumes, tendo 12 principais e dois volumes de contos separados e também  Codename: Sailor V  em dois volumes. No final de 1995 os treze volumes do mangá vendeu mais de 1 milhão de cópias. Do mesmo estúdio que Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Digimon, o anime, possui mais de 200 episódios do gênero Magical Girl, inclusive, é um dos animes mais longos desse gênero. Conta a história de uma garota inocente de 14 anos que encontra uma gata falante que revela sua identidade de Usagi Tsukino, para Sailor Moon, uma guerreira mágica com o destino já escrito de combater as forças do mal na terra.

Cardcaptor Sakura (Brasil: Sakura Card Captors)

Sakura foi escrito por CLAMP (um quarteto feminino de artistas de mangás formado nos anos 80). Sakura começou a circular em 1996 com 12 volumes de mangás. O anime foi produzido pelo estúdio  Madhouse, com 70 episódios, também com 2 filmes e 4 especiais OVA (são formatos que servem de complementos/paralelos da história original). A história é de uma garota Sakura Kinomoto, de 10 anos que liberta, acidentalmente, um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Desde então ela tem de reunir todas as cartas antes que elas causem transtornos à cidade onde vive.

Os Cavaleiros do Zodíaco (em japonês Saint Seiya / Seinto Seiya)

Escrito e ilustrado  Masami Kurumada, publicado pela primeira vez na revista  Weekly Shōnen Jump em dezembro de 1985 até 1990. Foi adaptada em anime com 14 episódios pela Toei Animation de 1986 a 1989. Mas foi nos anos 90 que o sucesso foi mundial. Anime chegou a ser cancelado em 1989, deixando uma parte do mangá sem animação, mais tarde em 2002 a Toei Animation continuou o anime, com três OVAs tendo 31 episódios, finalizada em 2008. O quinto filme veio pouco mais tarde em 2004. E se você acha que os Cavaleiros do Zodíaco têm a ver com signo… é achou errado, até porque é mais astronomia do que astrologia. Para ter uma organização dos cavaleiros eles usam as constelações. São 5 jovens de guerra, que lutam para proteger a reencarnação da deusa grega Atena das forças do mal.

Dragon Ball (em japonês Doragon Bōru)

Esse clássico não poderíamos deixar de fora, não?! Ok, o anime e o mangá não são dos anos 90, mas como estamos falando de animes da forma mundial o auge de Dragon Ball foi anos 90. E que auge, até hoje é referência, até quem não é fã dessa parte da cultura japonesa assiste ou já assistiu Dragon Ball. Foi criado por Akira Toriyama a exibição original foi de 1986 a 1989 com 153 episódios. Sem contar que o título de cada episódio era um spoiler de doer o coração. A história é de Son Goku, um jovem que se propõe a encontrar as 7 esferas do dragão. São muitas aventuras, até porque depois do começo de Dragon Ball ainda temos a adaptação de Dragon Ball Z e Dragon Ball GT. Sim são muitos episódios.

Cowboy Bebop (Kaubōi Bibappu)

O anime premiado, isso mesmo, premiado, aclamado pela crítica. Então já vale a pena assistir. Criado por Hajime Yatate contendo 26 episódios e tendo a exibição original em 1999. Esse anime é bem pegada a cultura americana, o nome dos personagens também é americano. A história se passa no futuro, no ano de 2071, com um grupo de caçadores de recompensa. Tendo várias sequências de batalhas espaciais. A equipe na nave Bebop devem transportar o homem que jogou veneno em marte, porém, não é fácil, pois há uma série de outros problemas. Mais do que os próprios já imaginavam eu iria ter. Esse anime não se originou do mangá, duas séries de mangás veio depois do anime, que também conta com um filme, lançado em 2001.

A indústria de animes é a que mais vem crescendo e influenciando jovens na cultura japonesa. Para quem nunca assistiu a um anime, ficam aqui cinco sugestões desses clássicos que fazem sucesso até os dias de hoje.

____________________________________
Por Bianca Rocha – Fala! FMU

Tags mais acessadas