Contando com mais de 20 mil construções, é natural que um dos principais pontos turísticos da Alemanha sejam os castelos. O mais conhecido deles é o Castelo de Neuschwanstein, que recebe 1,5 milhões de visitantes por ano e serviu como inspiração ao castelo da Bela Adormecida, da Disney.
A seguir, conheça 5 castelos na Alemanha para se visitar!
Os 5 castelos mais famosos na Alemanha
Schloss Eckberg – Dresden
O castelo de estilo gótico foi construído no século XIX e, atualmente, funciona como Hotel. O Schloss Eckberg fica localizado há seis quilômetros de Dresden, ao lado do rio Elba. É possível se hospedar em um dos 17 quartos disponíveis no castelo ou em quartos no prédio que foi construído anexo à construção. Na propriedade também se encontram um restaurante de alta gastronomia e um jardim com um terraço para o rio Elba.
Próximo ao Schloss Eckberg ficam localizados dois castelos. Lingner Schloss e Schloss Albrechtsberg podem ser visitados, sendo o primeiro deles um restaurante que permite explorar o castelo. A diária do hotel Eckberg custa entre 500 a 800 reais.
Palácio de Linderhof – Ettal
Ettal fica localizada próxima a Munique. O Palácio de Linderhof conta com um belo jardim com fontes de água e oferece ingressos para visitação. O palácio demorou mais de 20 anos para ser concluído. Os palácios se diferenciam dos castelos por sua altura e local de construção. Enquanto castelos são caracteristicamente maiores e rurais, os palácios são residências de imperadores, chefes de estado, localizados mais perto dos centros urbanos. O Palácio de Linderhof, construído pelo Rei Luis II, conta hoje com um acervo de móveis da época e uma sala repleta de espelhos.
O diferencial de Linderhof é, sem dúvida, seus jardins baseados na arquitetura francesa da época com estátuas renascentistas, lagos, fontes e paisagismo. O bilhete de visitação custa 8,50 euros, o que dá em média mais de 50 reais, com direito a uma visita guiada de 25 minutos. A visita apenas aos jardins é gratuita.
Albrechtsburg – Meissen
Construído em estilo gótico no século XV, o castelo Albrechtsburg é o castelo mais antigo da Alemanha. Atualmente, a construção hospeda um museu com visitas guiadas por áudio que custa 8 euros, o que equivale a aproximadamente 45 reais. Por um longo período, uma fábrica de cerâmica funcionava nas dependências do castelo.
A localização é de fácil acesso, os turistas que desejam conhecer o Albrechtsburg devem caminhar quinze minutos da estação de trem de Meissen até o castelo às margens do rio Elba.
Castelo de Heidelberg – Heidelberg
Este castelo recebe mais de 1 milhão de visitas por ano e está em ruínas, devido a sucessivas batalhas que ocorreram desde sua construção. A mais destrutiva delas foi a guerra contra os franceses que queimaram e explodiram as torres principais em 1689.
Entre 1800 e 1900, o castelo passou por algumas restaurações a fim de se preservar os principais cômodos. Atualmente, ele e suas ruínas recebem até celebrações de casamento na capela. O bilhete para visitação custa 8 euros, o que equivale a aproximadamente 45 reais.
Sanssouci – Potsdam
Erguido por um legítimo rei, o castelo conta com parques, jardins, terraços, galerias, fontes, obras de arte e bibliotecas. Construído em estilo barroco, o castelo do Rei Frederico II, da Prússia, tinha o objetivo de reunir amigos e proporcionar um local de relaxamento do monarca. Desde 1990, o rei está enterrado nas propriedades do castelo.
O bilhete de visitação custa 8 euros, aproximadamente 45 reais. Com este bilhete é possível visitar o castelo com um guia e também um moinho de vento com exposições de artes contemporâneas e sobre os moinhos originais já que este é uma reconstrução depois de um incêndio na Segunda Guerra Mundial.
________________________________________________________
Por Jessica Grossi – Fala! UEPG