segunda-feira, 17 junho, 24
HomeCinema e SériesOppenheimer: conheça a história do físico que ganhou filme

Oppenheimer: conheça a história do físico que ganhou filme

Nascido em Nova York, em 1904, Robert Oppenheimer foi um grande físico teórico. O norte-americano se tornou uma grande “celebridade” na área da física e se tornou um dos grandes influenciadores entre os cientistas no século passado.

Oppenheimer: Conheça mais sobre a história do cientista l Foto: Montagem/Reprodução.
Oppenheimer: Conheça mais sobre a história do cientista l Foto: Montagem/Reprodução.

Conheça a história de Robert Oppenheimer

Então, com uma formação acadêmica excepcional, Oppenheimer estudou em prestigiadas instituições, como a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Sua paixão pela teoria quântica e astrofísica fez com que ele levasse diversas contribuições gigantes para o campo mesmo antes de começar a participar de pesquisas atômicas.

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o temor de que a Alemanha nazista começasse a construir uma bomba atômica fez com que o governo dos Estados Unidos desse início ao Projeto Manhattan, uma iniciativa secreta para a construção dessa arma.

Escolhido para comandar o laboratório em Los Alamos, Novo México, local que se tornaria o ponto central do desenvolvimento da bomba atômica. Oppenheimer demonstrou sua habilidade em convocar um time variado de cientistas habilidosos, o que foi crucial para o sucesso do projeto.

No entanto, Oppenheimer tinha ideia de todos os problemas morais e éticos de construir um armamento tão poderoso e devastador, como a bomba atômica. A realização do primeiro teste efetuado com exito da bomba atômica em julho de 1945, conhecido como Trinity, trouxe uma mistura de triunfo e pesar para Oppenheimer.

Após a guerra, o físico deu a cara a tapa contra a utilização de maneira irresponsável de armas nucleares e defendeu o controle internacional da energia atômica, visando evitar corridas armamentistas.

Infelizmente, associações passadas com o Partido Comunista levaram a uma investigação do governo americano durante o período macarthismo, levando anulação de sua sanção de segurança em 1954. Após isso, o cientista teve diversos problemas em relação a sua saúde mental e na parte profissional de sua carreira.

O legado de Robert Oppenheimer

Apesar dos desafios, é inegável que Robert Oppenheimer deixou um legado na física, com suas contribuições necessários para a ciência e tecnologia nucleares. Sua postura ética sobre o uso das armas nucleares continua sendo objeto de discussão até os dias atuais.

“Oppenheimer” oferece aos espectadores uma oportunidade única de mergulhar na vida e nos dilemas desse notável cientista, cujas descobertas moldaram a história da humanidade. O filme promete uma experiência cinematográfica emocionante e enriquecedora para todos.

Siga o FalaUniversidades para mais conteúdos!
_____________________________________
Por Thiago Antunes – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS