Opinião: Entenda por que Arthur Aguiar foi o campeão do BBB 22 
Menu & Busca
Opinião: Entenda por que Arthur Aguiar foi o campeão do BBB 22 

Opinião: Entenda por que Arthur Aguiar foi o campeão do BBB 22 

Home > Entretenimento > Opinião: Entenda por que Arthur Aguiar foi o campeão do BBB 22 

Sem nenhuma novidade e depois de carregar o programa nas costas, o ator Arthur Aguiar, de 32 anos, venceu o Big Brother Brasil 22, na noite desta terça-feira (26).

Mesmo com uma força tarefa para fazer Paulo André Camilo campeão, unindo vários artistas como Anitta, Bruna Marquezine, Felipe Prior e esportistas como Neymar, Gabriel Medina e Letícia Bufoni, o público do “sofá” foi mais forte e fez o ator vencer com tranquilidade.

Participando da segunda maior votação da história do BBB, Arthur Aguiar venceu com 68,96% dos votos. Além dele, o atleta Paulo André Camilo e o ator Douglas Silva, também disputaram o prêmio de R$ 1,5 milhão e ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar.

Arthur Aguiar
Arthur Aguiar é o grande campeão do BBB 22. | Foto: Montagem/ Instagram

Relembre a trajetória de Arthur no BBB 22

De cancelado a favorito 

Arthur era “cancelado” pelo público por ter traído diversas vezes sua esposa Maíra Cardi. Procurando uma maneira de se redimir pelos erros do passado, o ator aceitou entrar no reality buscando uma redenção por parte do público. E conseguiu.

Como ele era mal visto pelo público, logo no começo do jogo, os participantes procuravam ficar afastados. Isso fez com que Arthur fosse deixado de lado em muitos momentos do programa. Douglas Silva, o “DG”, se mostrou aberto a ele nos primeiros dias, fazendo com que começasse a surgir uma amizade mesmo que por conveniência com Pedro Scooby e Paulo André, o “PA”. Como já conhecia Tiago Abravanel, a aproximação com o neto do Silvio Santos foi se fortalecendo no decorrer do confinamento.

O favoritismo de Arthur não aconteceu por esse receio dos participantes, mas sim pelas jogadas precipitadas e errôneas de seus adversários.

Logo na primeira semana de programa, Rodrigo começou a falar mal de Arthur precipitadamente para todos os seus aliados do quarto Lollipop. O gerente comercial, enxergou um forte jogador em Arthur e acreditava que ele seria eliminado facilmente por ser “cancelado” e que seria melhor eliminá-lo no início, pois acreditava que ele seria perigoso demais na reta final. Por causa dessa “cisma” de Rodrigo com Arthur, o quarto Lollipop se fechou de vez para o ator.

Acontece que neste mesmo período, Arthur só tinha a preocupação de comer sem restrição e isso divertia o público, porque sua esposa, a coach fitness Maíra Cardi, é extremamente radical quando o assunto é alimentação.  Maíra fez um vídeo revoltada por causa da quantidade de pães que o ator estava comendo. O vídeo viralizou e por causa da brincadeira, o ator ganhou o carinhoso apelido de “Pãozinho” e sua torcida intitulou-se de “Padaria”.

Na segunda semana, em meio a votos abertos e no confessionário, Arthur consegue contar os votos e desempata a seu favor, mandando no seu lugar Jessi, para enfrentar Rodrigo e sua amiga Natália.  Rodrigo é eliminado do programa prematuramente, deixando o maior embate da temporada para, agora líder do Lollipop, Jade Picon.

Por terem contraído covid-19 dias antes do confinamento, Arthur e Jade entraram três dias depois do início do programa, juntamente com Linn da Quebrada.

Arthur tentou montar uma aliança com Jade, para que ambos escapassem de ir para o paredão, pois com o grupo bastante unido, a ida deles ao paredão era inevitável. A influencer nunca se negou a conversar de jogo com o ator e por várias vezes deu a entender que estava do lado dele, fazendo o público acreditar que estava começando a surgir uma amizade.

Na mesma semana em que Rodrigo foi eliminado, Jade se torna a nova líder. Surpreendendo o público, ela deixa Arthur de fora do VIP e chama suas mais novas aliadas Bárbara e Laís.

No quarto do líder, Jade confidencia as novas amigas que não recebeu os parabéns de Arthur por ter conseguido a liderança e que o ator apenas reclamou de que iria para o paredão, uma vez que Jade não poderia ganhar o anjo para dar a imunidade para ele.

O público que tudo vê, sabia que o ator havia dado os parabéns para ela e quando ele verbalizou que iria ao paredão, ela disse que ele “poderia ficar tranquilo, pois ela não indicaria ele” e que assim ele teria direito a fazer prova bate e volta. Mas não foi isso que Jade fez. Acreditando que seria uma ótima jogada tirar os votos da casa e buscando “respostas” do público sobre o ator, a influenciadora indica Arthur direto ao paredão, deixando o rapaz em estado de choque. Sem tentar resolver as coisas com ele, Jade ainda diz que não dá “segundas chances”, revoltando o público.

No dia da eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt, deixou claro que Arthur nem passou perto de ser eliminado. Isso foi com toda certeza uma deixa para que eles convivessem com o ator sem receios. Entretanto, Jade não aceitou a derrota.

Ganhando sua segunda liderança consecutiva, a influenciadora volta a indicar o ator ao paredão. Com a oportunidade de puxar alguém, Arthur pensando nas configurações e mesmo com risco de cair com duas amigas, indica Bárbara. O ator pretendia indicar Laís, mas ela já havia sido puxada por Natália, que nessa altura do jogo, também vinha sendo muito atacada. Com um golpe de sorte, Laís que teria sido eliminada facilmente naquele momento, se salva, montando o paredão da eliminação de Bárbara.

Mesmo com a eliminação de uma de suas maiores aliadas, Jade não desiste. Ainda que não combinassem votos para mandar o ator, em todos os jogos da discórdia, Laís e Jade confrontavam Arthur. E foi no jogo da discórdia que o ator deu “aula”.

Com uma oratória impecável e uma memória de dar inveja, o ator respondia tudo que diziam dele e ainda argumentava com precisão as coisas que haviam acontecido, deixando os adversários sem palavras. Foi no jogo da discórdia, que Arthur conseguiu consolidar seu favoritismo.

Tentou diversas vezes proteger seus aliados tentando combinar votos, uma vez que eles sempre eram os alvos. Isso fez com que se destacasse, pois ao mesmo tempo que seus aliados falavam que não votavam em determinada pessoa, a pessoa combinava de votar neles. 

Tiago Abravanel e DG são exemplos dessa “tentativa” de proteção. Fazendo planos para proteger ambos da votação da casa, Arthur tentou inúmeras vezes alinhar votos com eles. Tiago sabendo que seria votado pelo quarto Lollipop e não aguentando a pressão, resolve desistir do programa na manhã de domingo, enquanto todos dormiam. Isso deixa Arthur arrasado.  

Arthur Aguiar
Arthur chora após saída de Tiago Abravanel. | Foto: Reprodução

No mesmo dia da desistência de Tiago, DG avisa que não votará em Larissa porque combinou com a sister que não trocariam votos. Larissa, por sua vez, não hesitou em votar em DG para tentar se salvar. Neste paredão, DG é salvo por seus aliados, pois por um erro de Eli e Vini, Larissa ficou com a maior parte dos votos, sendo eliminada pelo público com 88% dos votos.

Paredão Jade Picon x Arthur Aguiar

Para a alegria do público, Arthur e Jade fizeram o que seria o “embate” da temporada, na sétima semana.

Acreditando que seria a única a conseguir eliminar o Arthur, Jade o desafia para o paredão. Talvez a influenciadora tivesse um destino diferente de suas aliadas por ser considerada jogadora, mas Jade fez uma sucessão de erros, que para o público do BBB, é inadmissível.

BBB
Jade Picon e Arthur Aguiar no jogo da discórdia. | Foto: Reprodução

Mesmo sendo considerada corajosa por desafiar Arthur para o que seria o seu quarto paredão, Jade cometeu o erro de verbalizar a suas aliadas que iria propor a seu algoz, a não jogar o jogo bate volta, demonstrando prepotência.

 Após a vitória de Gustavo no bate volta, Jade pede para que o público a deixe ficar “porque vai doar o prêmio para instituições de caridade”, algo que o público também não gostou.  Se não bastasse isso, no jogo da discórdia, tanto Arthur como Gustavo, deixaram a participante sem argumentos, por várias atitudes erradas, garantindo a eliminação da sister com 84,93% dos votos.

Após acreditarem que Jade estava em um paredão falso e descredibilizar a vitória de Arthur, o ator conseguiu ganhar mais narrativas de outros adversários. 

O jogo de Arthur Aguiar após saída de Jade Picon 

Com raiva do ator e sempre fazendo planos para tirá-lo do VIP, Laís declara guerra contra Arthur Aguiar. Mas para o azar da sister, Arthur ganha a prova de liderança. Sem chances para Laís, Arthur indica a médica direto ao paredão e garante a sua eliminação com 91% dos votos, a maior da temporada.

Com as eliminações de Rodrigo, Bárbara, Bruna, Larissa, Jade, Vini e Laís e a expulsão de Maria, o quarto Lollipop se resume a Eli e Eslô. Com o grupo do Arthur fortalecido e vencendo sempre todas as provas, Linna que sempre quis fazer parte do quarto Lollipop, se junta a eles levando consigo as “Comadres” Jessi e Natalia (que a essa altura já estava tendo um relacionamento com Eli). Lucas, que já estava com Eslô, completa o grupo.

Em uma mudança de jogo, Linna se torna líder pela caridade de Scooby, DG e PA que desistem da prova de resistência para deixá-la ganhar. Ao mesmo tempo que algumas pessoas gostaram da atitude, outras detestaram e condenaram o jogo deles como precipitado. 

Arthur, que nunca foi de esconder o que sentia, ficou bravo pois já que os aliados haviam dado a liderança para ela, ele se tornaria o alvo. Esse pode ter sido o erro mais grave de Arthur, mas o público não tirou sua razão, uma vez que a líder fala que não tem outra opção se não indicar o ator ao paredão.

Paulo André, que sentiu o golpe por deixar o amigo desprotegido, ganha o anjo e imuniza o ator, tirando a opção da líder, que indica o atleta sem pensar duas vezes ao paredão. Esse com certeza foi o erro de Linna, indicar ao paredão quem ajudou a chegar na liderança. Neste paredão, infelizmente o Lucas, “Barão da Piscadinha” é eliminado ao enfrentar os melhores amigos Pedro Scooby e Paulo André. Após a eliminação de Lucas, Eslô que nunca havia ido ao paredão, é eliminada.

Com essa formação, o BBB anuncia o Paredão Falso. Arthur Aguiar vai com Linna, Gustavo e Eli e vence com 82,8% dos votos e se torna o primeiro homem a participar dessa dinâmica. Com a volta do paredão falso sendo transmitida ao vivo, a Rede Globo bateu recorde de audiência no horário.

BBB
PA comemora volta de Arthur ao jogo. | Foto: Reprodução

Sem o Arthur e com a mesma formação do paredão, na semana seguinte, Linn da Quebrada é eliminada. Na sequência, Nat, que não ia desde o primeiro mês ao paredão, também é eliminada. Restando assim, apenas a professora Jessi. 

Pela primeira vez na história do BBB, restava apenas uma mulher entre os sete finalistas. E mesmo crescendo uma campanha para que a deixassem chegar na final, Jessi é eliminada com 63,63%, deixando o Arthur pela primeira vez em segundo lugar para ser eliminado com a maior porcentagem de rejeição do brother de 28,54%. Essa porcentagem se deu pelo fato da união de praticamente todas as torcidas adversárias para eliminar o ator, fazendo inclusive com que a torcida dos seus aliados Scooby, PA, Gustavo e DG se unissem para eliminá-lo, traição essa, não esquecida pela sua torcida.

Arthur caiu nesse paredão por estratégia de Gustavo, que combinou com todos que o ideal era que fizessem um rodízio entre eles para ir ao paredão, e que quando votassem, usassem de estratégia quem foi o último a ir. O ator sabia da estratégia, mas não sabia que Gustavo havia convencido os aliados de que o paredão falso não contava como paredão, unindo votos contra Arthur.

Arthur Aguiar
Meninos unem votos contra Arthur. | Foto: Reprodução

Com essa estratégia falha e por ter atacado o Arthur por diversas vezes, no paredão seguinte, Gustavo é eliminado com 81,53%.

A eliminação ditada como mais injusta para algumas pessoas com certeza é a de Pedro Scooby. Scooby que conquistou o público com seu jeito leve de levar o jogo e por várias vezes fazer as pessoas sorrirem, saiu com 55,95% e ficou em quinto lugar. O surfista foi eliminado pela torcida do Arthur como uma “vingança” por terem sido traídos pela equipe do surfista e por sua esposa Cintia Dicker, que apoiaram a eliminação do ator às escondidas. A equipe do surfista tentou reverter a situação dizendo que a equipe do Arthur estava traindo um aliado, mas Maíra revidou, postando os prints que sua equipe conseguiu, comprovando que eles tinham traído o ator primeiro. Maíra e Cintia trocaram várias alfinetadas pelas redes sociais, no decorrer dos três meses de jogo.

Em quarto lugar, arrastado pelo jogo por ter feito amizade com Arthur e nunca ter votado no ator, Eli, foi o último a ser eliminado.

Com poucos erros cometidos no percurso, Arthur na maior parte do tempo tinha uma visão parecida com a do público. Com uma boa leitura de jogo de cada participante, ele acabava falando exatamente o que o público pensava. Também conversava com o público através do seu raio- x, sozinho ou com algum participante, explicando cada uma das situações que vivia, para que nada ficasse mal explicado. Usava o programa ao vivo com esperteza, para que aqueles que não tivessem assistido durante o dia, entendessem pelo seu ponto de vista o que havia acontecido.

Nessa reta final e mesmo sendo mais “rabugento” que seus companheiros, Arthur Aguiar conseguiu vencer pela trajetória dentro do jogo. Foi de longe o melhor participante desta temporada por ter acertado mais e conquistado o público que queria ver o jogo.  

___________________________________
Por Ana Carolina Porgette – Fala! Universidade de Franca

Tags mais acessadas