Opinião - Coronavírus e Damares: A priorização aos idosos
Menu & Busca
Opinião – Coronavírus e Damares: A priorização aos idosos

Opinião – Coronavírus e Damares: A priorização aos idosos

Home > Lifestyle > Saúde > Opinião – Coronavírus e Damares: A priorização aos idosos

A coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, nessa quinta-feira (30), que trouxe informações sobre a Covid-19 no Brasil, teve a fala inicial da ministra Damares Alves, que coordena o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Através da apresentação de slides, a ministra atualizou informações sobre a pandemia e destacou as pessoas vulneráveis em seu discurso, apresentando um sub-comitê com o objetivo geral de assegurar os direitos sociais dos mais atingidos pela calamidade da doença. 

Logo mais, a apresentação da estimativa de R$3,96 bilhões prometida aos investimentos para as pessoas idosas é revelada pela ministra, o destaque de várias medidas se estende até o final do ano e expõe um gasto necessário para o grupo de risco. Além disso, a citação de Damares em que o presidente Jair Bolsonaro afirma que “nenhum idoso no Brasil será deixado para trás” concretiza a atenção a esse grupo.

idosos coronavírus
Idosos terão direitos assegurados pelo governo. | Foto: Reprodução.

Além disso, foi apresentado o ‘Eixo Saúde’, em que expõe as ações preventivas aos idosos brasileiros e afirma a prioridade na imunização desse grupo de risco que é assegurado pela garantia da prioridade e assistência as ILPIs (Instituições de Longa Permanência do Idoso) no comitê do combate à pandemia do coronavírus. 

idosos grupo de risco do coronavírus
Ações preventivas aos idosos no ‘Eixo Saúde’. | Foto: Reprodução.

Diante disso, a ministra diz que está realizando uma releitura das políticas públicas no Brasil ao trazer a novidade no Programa da Saúde da Família para o auxílio e visitação nas ILPI’s, antes não realizados, segundo a ministra, ação essa desenvolvida pelo Ministério da Cidadania, Saúde e o MMFDH, acreditando, assim, transformar a política pública na assistência aos idosos no Brasil.

Somado a isso, Damares se pronuncia diante do aumento da violência doméstica por conta da quarentena e cita o ‘Disque 100’, utilizado o serviço telefônico gratuito para a denúncia de violação aos Direitos Humanos do qual, no momento do atual cenário de isolamento, terá a equipe ampliada para um maior auxílio de idosos, que estejam e se sintam sozinhos, dando o espaço para a comunicação. 

Ademais, as denúncias do ‘Disque 100’ também podem ser realizadas no aplicativo do governo federal, Direitos Humanos Brasil, permitido ser acessado em iOS e Android. Essa plataforma tem o objetivo de denúncia de forma identificada ou anônima contra o infringir dos Direitos Humanos para crianças, idosos, mulheres, LGBTs e outros, além de possibilitar várias ferramentas para a concretização das denúncias.  

damares
Aplicativo ‘Disque 100’. | Foto: Reprodução.

_____________________________________
Por Amanda Marques – Fala! UFPE

Tags mais acessadas