Nootrópicos: o que são e como atuam os turbinadores de cérebro
Menu & Busca
Entenda o que são Nootrópicos e como usá-los a seu favor

Entenda o que são Nootrópicos e como usá-los a seu favor

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda o que são Nootrópicos e como usá-los a seu favor

A contemporaneidade e a globalização tem deixado o mundo cada vez mais agitado. As novas tecnologias estabeleceram um novo ritmo de trabalho, mais acelerado e movimentado. Além disso, graças ao celular, o trabalho pode te acompanhar aonde você for. Com isso, é comum que as pessoas apresentem alguns sintomas de exaustão, como estresse, cansaço excessivo, perda de foco etc. No entanto, um novo tipo de fármaco surgiu para resolver esse problema. Os Nootrópicos são medicamentos que têm justamente esse objetivo. 

nootrópicos
Saiba como os nootrópicos podem te ajudar nas atividades do seu dia a dia. | Foto: Freepik

Conhecidas como “smart drugs” ou droga da inteligência, os Nootrópicos se tornaram febre no mundo todo graças ao seu uso comum no ramo financeiro e empresarial, é corriqueiro o uso desse tipo de fármaco por grandes investidores da bolsa de valores e CEOs de grandes empresas na Califórnia. Esse remédio também é famoso na área da tecnologia, sendo consumida por diversos programadores do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Esse tipo de medicamento ganhou ainda mais destaque através do filme Limitless (2011). Na trama, um escritor falido, interpretado pelo ator Bradley Cooper, passa a consumir a droga para se tornar mais produtivo e criativo durante a elaboração de suas obras.

O que são Nootrópicos

Os Nootrópicos são medicamentos que contém substâncias capazes de estimular as áreas do cérebro responsáveis pela memória, foco, atenção e raciocínio. A droga é frequentemente recomendada e receitada por médicos para pessoas que possuem TDAH, distúrbio neural que pode causar a falta de foco e a dificuldade de aprendizagem.

O termo Nootrópico foi criado pelo químico e psicólogo romeno Corneliu Giurgea. Para isso, ele se utilizou do grego nou, que significa “mente”, e tropo,  “direção”. Ele utilizou a expressão para se referir ao Piracetam, uma substância que estimula os impulsos cerebrais sem efeitos adversos graves.

Como atuam os Nootrópicos

o que são nootrópicos
O cérebro pode trabalhar de maneira melhor com o uso dos nootrópicos. | Foto: Freepik

Os Nootrópicos atuam principalmente nos neurotransmissores. Isso significa que eles atuam como mensageiros, facilitando o processo de envio de informações e tornando-o mais rápido. Além disso, ele estimula e equilibra os sinais entre os neurônios (a depender da sua característica). Os Nootrópicos atuam acionando algumas substâncias e hormônios que provocam o melhoramento do foco e raciocínio. São eles:

  1. Acetilcolina: atua na memória e concentração, além de acelerar o metabolismo cerebral;
  2. Noradrenalina: atua nos processos de aprendizagem e fixação, regula o sono e causa sensação de bem estar;
  3. Dopamina: é a substância de recompensa do nosso cérebro que o estimula a concluir atividades. Também relaciona-se com a memória, aprendizado e cognição.

Nootrópicos mais utilizados  

Grande parte dos Nootrópicos só são vendidos no Brasil mediante receita médica. No entanto, alguns podem ser comprados sem a necessidade de apresentação de receita, como os nootrópicos naturais. Confira alguns tipos de Nootrópicos mais utilizados no Brasil:

  1. Ginkgo Biloba – é um dos nootrópicos naturais. Extraído da planta de mesmo nome. Possui substâncias que inibem o declínio mental. Além de estimular neurotransmissores ligados à memória, raciocínio e concentração.
  2. Lion ‘s Mane – feito a partir da extração de um fungo comestível (Hericium erinaceus), o Lion’ s Mane contém uma grande variedade de substâncias anti-inflamatórias e que auxiliam na proteção neurológica. Por isso, ele proporciona melhoras de doenças psíquicas como a depressão.
  3. Fenilpiracetam – é uma fórmula do piracetam (estudado pelo químico criador dos nootrópicos) 60 vezes mais forte do que a anterior. Ela age otimizando diversas áreas do cérebro como a compreensão, linguagem, concentração e até estimula o organismo fisicamente.
  4. Creatina – muito usada pelos amantes de exercícios físicos e praticantes de academia, a creatina auxilia no desempenho esportivo. Também apresenta efeito positivo na memória e na execução de tarefas.
  5. DHA – Um dos componentes do famoso Ômega-3, o DHA é um nootrópico extraído de peixes habitantes de águas profundas. Auxilia na memória e combate doenças e transtornos psíquicos.

Como tomar Nootrópicos

Antes de tudo é importante que você busque o acompanhamento médico adequado para saber exatamente como usar nootrópico. Assim, com a assistência de um profissional, você poderá aliar o melhor tipo de droga para o seu objetivo e será avaliado de forma segura pelo profissional de saúde. Junto disso, você pode seguir algumas dessas dicas que podem ajudar a como usar  Nootrópico da melhor forma possível:

Defina os seus objetivos 

Escolha quais aspectos você quer alcançar e qual é o seu objetivo com o uso do medicamento.

Não exagere

Os efeitos dos nootrópicos podem ser prejudiciais se usados de forma equivocada ou excessiva. Lembre-se de respeitar o seu organismo e consumir apenas o que for mais adequado à sua situação.

Comece pelos mais simples

Muitas pessoas já conseguem sentir grandes diferenças com os nootrópicos mais naturais e em que não é preciso receita médica para a compra.  É o caso da creatina e do DHA. substâncias mais simples e que não necessitam de receita médica.

Inicie com dosagens baixas  

Se você vai iniciar o uso dos Nootrópicos, alie a quantidade do medicamento com o seu objetivo. Com o tempo, vá aumentando a dose e ajustando às suas necessidades.

Não abandone outras práticas saudáveis

Embora bons aliados nos estudos e trabalho, os nootrópicos não são milagrosos. Por isso, faça também exercícios, beba bastante água e tenha uma dieta balanceada. Todos esses hábitos também podem auxiliar no foco, concentração, disposição e produtividade.

Descanse 

Apesar dos Nootrópicos serem estimulantes e aumentarem a disposição é importante que o sono e descanso continuem sendo regulados e saudáveis. Afinal, um bom sono é um dos maiores determinantes do desempenho cerebral. Portanto, não ignore o seu sono, ele também é de extrema importância para a sua atuação e produtividade.

Onde encontrar os melhores Nootrópicos

Os Nootrópicos podem ser encontrados em grande parte das redes de farmácia e também farmácias de manipulação, em que você, caso recomendado pelo seu médico, pode adaptar a combinação das substâncias para atender às suas demandas e necessidades. 

Isso porque, é importante frisar que alguns nootrópicos são recomendados apenas para pessoas que sofrem de certos distúrbios cerebrais, como TDAH, ansiedade ou sonolência extrema.Mas se você deseja encontrar os melhores tipos de nootrópicos, a Stronger Nutrition é a melhor opção. A empresa conta com os melhores suplementos que podem auxiliar o desempenho cerebral, graças aos ativos e componentes nootrópicos em formulação. Confira!

___________________________
Por Bárbara Moraes – Fala! UFPE

Tags mais acessadas