O surgimento e a popularização das redes sociais, principalmente do Facebook e do Instagram, possibilitaram o advento de um novo mercado bastante lucrativo: o de social media. Para que haja crescimento sólido dentro das redes sociais é necessário cativar os seguidores, os manter engajados e produzir conteúdos de seus interesses. As métricas redes sociais são uma forma de conseguir alcançar os resultados esperados.
Além da promulgação dos chamados “influenciadores digitais”, o advento das redes sociais ajudaram também as empresas dos mais diversos setores a conversarem e se comunicarem diretamente com seus clientes, gerando identificação da empresa para com o cliente e, portanto, uma lucratividade maior da marca.
Entretanto, de nada basta a capacidade de crescimento que as redes sociais oferecem sem a análise das métricas oferecidas por elas. As métricas das redes sociais são dados muito importantes para que os conteúdos compartilhados estejam de acordo com o gosto do público e, assim, as campanhas e objetivos de uma empresa ou de uma personalidade sejam concretizadas.
Fazer essa análise das métricas nas redes sociais pode ser difícil e cheia de métodos complicados. Pensando nisso, a Revenda Exclusiva te ajuda nessa análise para que você consiga atingir seus benefícios nas redes sociais com êxito.
O que são métricas nas redes sociais?
As métricas nas redes sociais são dados fornecidos por seus algoritmos que mostram as mais variadas informações sobre o comportamento dos usuários ao redor do perfil analisado.
Entender o que são métricas nas redes sociais é crucial para que a produtividade do perfil da sua pessoa (física ou jurídica) dentro das redes sociais seja atingida.
Os indicadores de redes sociais mostram ao dono de um perfil as principais características a respeito de seus seguidores: os conteúdos que eles mais interagem, quais são seus atributos em comum etc.
Os dados oferecidos pelas métricas das redes sociais são muito valiosos para quem quer fazer o seu perfil crescer. Analisando essas informações, é possível entender e definir um plano de conteúdo que realmente atinja os seguidores e faça com que eles interajam com o perfil e o compartilhe para que cada vez mais pessoas também comecem a seguir e interagir com esse perfil.
Principais métricas para acompanhar
Apesar de existir várias métricas fornecidas pelos algoritmos das redes sociais, é importante estar de olho principalmente em 7 delas.
As 7 métricas são as principais e contém informações valiosas que farão com que seu perfil nas redes sociais cresça de forma sustentável e estável, levando sucesso aos projetos do dono do perfil. Confira quais são:
Alcance
O alcance é a métrica que traz as informações de quais seguidores estão visualizando o perfil analisado.
Ele é uma forma de saber como e com qual frequência os conteúdos da página aparecem para seus seguidores. Esse alcance pode subir ou diminuir de acordo com a interação de quem vê: se os seguidores de um perfil curtem e comentam bastante, ele passa a aparecer com mais frequência para essas pessoas.
Esse alcance pode ser dividido em pago e em orgânico. Os pagos costumam aparecer para mais gente justamente pelo fato das redes sociais cobrarem um valor para a divulgação desse conteúdo.
Outro aspecto importante do alcance é a respeito do número de pessoas que ocupam ou denunciam a publicação do perfil. Essa informação ajuda na compreensão de conteúdos que podem ser problemáticos e que podem gerar consequências negativas.
Volume
O volume tem informações a respeito de números de seguidores: quantos são no total, quantos são novos, quantos estão entrando a cada dia, quantos estão saindo e mais todas as informações
sobre isso.
Essa é uma métrica das redes bastante importante para que um perfil tenha o controle de seu crescimento bruto. É por esse indicador que é possível analisar se os conteúdos postados e se as interações na página estão trazendo mais gente ao perfil ou se está fazendo com que pessoas saiam dele.
Tráfego
O tráfego é uma métrica para medir qual é a relevância de um perfil. É por meio dele que se analisa a quantidade de pessoas que estão visitando o perfil e que estão interagindo com os conteúdos, sendo elas seguidoras ou não.
É importante observar o tráfego para compreender se as interações do perfil são por seguidores, se não forem, é necessário a idealização de uma estratégia para a conversão dessas pessoas em seguidores.
É necessário a avaliação do tráfego até para saber se ele está diminuindo. Se esse for o caso, será então possível planejar ações que reduzam os danos causados por um tráfego ruim.
Engajamento
O engajamento mede a quantidade de curtidas, compartilhamentos e interações recebidos por um perfil.
O engajamento é extremamente importante pois faz com que uma página seja relevante aos olhos dos algoritmos das redes sociais. Um perfil engajado aparece com mais frequência na timeline das pessoas e é sugerido para mais gente, assim, o número de seguidores tende a subir progressivamente.
Além disso, o engajamento é importante para que o dono de um perfil seja capaz de identificar quais os conteúdos que agradam ou não os seguidores, assim, é possível saber qual tipo de publicação é ou não relevante e focar nos que são.
Sentimento
Um perfil precisa ter traços de personalidade do dono do perfil, assim nem todas as escolhas devem ser baseadas em dados numéricos.
É extremamente importante que os seguidores se sintam conectados e se sintam representados por um perfil. Portanto, o sentimento é uma métrica que não traz números precisos, mas que precisa ser levado em consideração.
Além do sentimento do perfil é preciso analisar como os seguidores se sentem. Para isso, é importante observar se os comentários e as interações são positivas ou negativas e como as pessoas reagem ao seu perfil.
Crescimento
Todas as análises e planos traçados por um perfil pretendem alcançar seu crescimento, sua relevância e seu sucesso. Portanto, o crescimento é uma métrica muito importante pois ela mostra se os caminhos percorridos estão gerando resultados ou não.
Por meio da análise de crescimento é possível decidir se os planos trajados serão continuados ou se é necessário mudá-los para que mais gente seja atingida e o perfil cresça mais.
CTR
A CTR significa taxa de cliques e leva as informações sobre relevância que os conteúdos têm. Se as pessoas olham e não “clicam”, ou seja, não interagem com o conteúdo e com o perfil, é porque o conteúdo não é atrativo o suficiente.
A análise do CTR é importante para entender qual tipo de conteúdo é relevante e atrai o público e quais não são.
É importante observar as interações nas redes sociais. | Foto: Freepik.
Métricas do Facebook
As métricas analisadas no Facebook devem ser direcionadas ao número de seguidores da página, das curtidas, dos comentários e dos compartilhamentos, uma vez que essas são as ações mais importantes que essa rede social oferece.
Também é legal avaliar as métricas das redes sociais negativas: as descurtidas, os comentários ruins, as denúncias e a ocultação dos conteúdos.
Métricas do Instagram
As métricas do Instagram que precisam ser analisadas dizem respeito também às curtidas, aos comentários e aos compartilhamentos, entretanto, os stories do Instagram tem as interações de respostas e resultados de enquetes que precisam ser avaliadas.
Além disso, métricas das redes sociais ruins também precisam ser avaliadas para serem evitadas.
Conheça a Revenda Exclusiva para saber mais sobre métricas redes sociais, revenda de seguidores e seus benefícios para o crescimento de uma página.
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Por Amanda Chaves – Fala! UFG