Se você prestou atenção no mercado de cosméticos nos últimos tempos, deve ter percebido um novo padrão entre muitos produtos: as embalagens estão cada vez mais buscando uma apresentação mais natural e saudável para o público. Seja em produtos para a pele ou cabelo, muitas vezes nos deparamos com termos como “low poo, no poo ou “livre de sulfatos, silicones, entre outros.”
Mas, o que significa termos como low poo e como eles afetam o consumidor, afinal? Não é tão complicado!
Low poo: o que é e como funciona essa nova tendência
Basicamente, os produtos low poo buscam amenizar o efeito nocivo que algumas substâncias possuem em sua composição. Os sulfatos, por exemplo, são muito utilizados em detergentes e shampoos e servem para remover a gordura e a oleosidade.
Nosso rosto produz e necessita de óleo naturalmente e essa remoção agressiva pode alterar a saúde da nossa pele, deixando-a ressecada. Consequentemente, ela acaba produzindo muito mais óleo para repor essa perda, ficando oleosa e entrando em um ciclo vicioso e desequilibrado. Como a pele facial é bem mais delicada, acabamos sentindo mais os efeitos desses hábitos.
O silicone, por sua vez, é um polímero sintético responsável por formar uma “barreira” nos cabelos e na pele, dando uma falsa sensação de brilho. Na verdade, a maquiagem se acumula nos poros e atrapalha a eliminação de suor e sujeiras acumuladas que acabam ficando em contato com a nossa pele. Isso facilita o surgimento da tão indesejada acne, por exemplo. Além disso, impedem a absorção de outros ingredientes que seriam benéficos ao seu rosto.
Então, como evitar esses problemas? É aí que entra a maquiagem low poo. Seu objetivo é substituir esses compostos por outros que sejam menos prejudiciais e mais saudáveis, como o uso de óleos naturais. Apesar dos sulfatos, silicones e outros compostos serem mais agressivos, eles são baratos e por isso estão tão presentes nos mercados. É também por esse motivo que os produtos low poo tendem a ser mais caros, pois contam com uma composição de maior qualidade com matéria-prima mais custosa.
Além disso, a maquiagem low poo não vai apenas realçar a beleza como as maquiagens convencionais, mas também será um tratamento mais benéfico para a pele. Hoje em dia é bastante comum encontrar corretivos e bases com compostos naturais que além de melhorar a aparência irão servir como uma nutrição para o rosto.
Apesar de quase sempre exigir maior investimento, o método low poo traz mais retornos positivos e já possui extensa variedade de marcas para o público, como a UneVie, Simple Organic, Baims e muitas outras.
____________________________________________________
Por Laís Herrera Segura – Fala! FAPCOM