sexta-feira, 17 maio, 24
HomeEsporteLibertadores 2022: a final entre Athletico-PR e Flamengo

Libertadores 2022: a final entre Athletico-PR e Flamengo

A final da Copa Libertadores 2022 já tem palco definido: no Estádio Monumental de Guayaquil (Equador), Flamengo e Athletico-PR disputarão o título da competição. A partida única ocorrerá no dia 29 de outubro entre as equipes comandadas, respectivamente, pelos técnicos Dorival Júnior e Felipão.

Final da Libertadores entre Athletico-PR e Flamengo

Os dois times chegam com a expectativa de um jogo equilibrado. O Flamengo foi à final após eliminar o argentino Vélez nas semifinais. O Athletico-PR, por sua vez, na outra chave, derrotou o Palmeiras na partida que antecedeu a final.

Ressalta-se, do lado carioca, um desfalque importante: o atacante Bruno Henrique trata de uma lesão no joelho e só deve retornar aos gramados em 2023. Ídolo do atual elenco, o camisa 27 é considerado uma das peças fundamentais do último título rubro-negro. O artilheiro da competição, no entanto, estará em campo: o também flamenguista Pedro, com 12 gols marcados no torneio.

Destaca-se ainda que, nos últimos anos, ambos já enfrentaram outras equipes brasileiras na final da competição – e, nos dois casos, perderam. O time carioca esteve na final da Libertadores em 2021, quando o Palmeiras sagrou-se campeão. Já o time paranaense perdeu para outra equipe paulista – o São Paulo – na final de 2005.

Libertadores final Athletico-PR e Flamengo
Libertadores final Athletico-PR e Flamengo. | Foto: Gilvan de Souza/Instagram Flamengo.

O Flamengo já venceu a competição em duas ocasiões: em 1981 e em 2019. Na primeira vitória, enfrentou o time chileno Cobreloa; na segunda, o argentino River Plate. O Athletico-PR, por sua vez, vive a expectativa de um título inédito. À espera do dia 29 de outubro, resta às duas torcidas a esperança de que o Estádio Monumental de Guayaquil seja palco de uma grande partida.

_______________________________
Por Gabriela Brahim Correa – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS