sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeEsporteJogos Olímpicos de Inverno: Os destaques do início da competição

Jogos Olímpicos de Inverno: Os destaques do início da competição

A esquiadora brasileira Sabrina Cass estreou na prova de Moguls

A esquiadora Sabrina Cass, primeira atleta brasileira a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno.
A esquiadora Sabrina Cass, primeira atleta brasileira a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno. | Foto: Reprodução.

Mesmo com a cerimônia de abertura marcada apenas para a próxima sexta-feira (4), os Jogos Olímpicos de Invernos já começaram desde ontem (2) e as primeiras disputas em três modalidades diferentes estiveram a todo vapor! Confira o que de melhor ocorreu nesses primeiros dias:

Primeiros jogos das duplas mistas de Curling nos Jogos Olímpicos de Inverno

A equipe da Austrália, estreando nas duplas mistas do Curling.
A equipe da Austrália, estreando nas duplas mistas do Curling. | Foto: AFP.

O primeiro esporte a ter os seus jogos disputados foi o Curling, com a prova de duplas mistas rolando no Centro Aquático Nacional de Pequim. No total, 10 equipes irão se enfrentar, com o objetivo de definir as quatro melhores colocadas, que irão garantir vaga nas semifinais. O tão sonhado duelo que valerá a medalha de ouro está marcado para o dia 8 de fevereiro, às 9:05, no horário de Brasília.

Até o momento, cada país disputou entre duas e três partidas. A única seleção invicta é a Itália, que possui duas vitórias sobre os Estados Unidos (8×4) e a Suíça (8×7). Quem surpreendeu foi a equipe chinesa, que começou vencendo a Suíça e a Austrália, mas perdeu para a Suécia no último jogo.

Estreia brasileira no Esqui estilo livre

O Esqui estilo livre começou nas Olimpíadas de Inverno com a prova de Moguls, que conheceu os primeiros atletas na fase seguinte da modalidade. No masculino, o canadense Mikaël Kingsbury, atual campeão olímpico, sobrou na disputa e fez uma descida de nota 81.15 pontos. Os dez melhores competidores se classificavam para as quartas de final. Os outros nove atletas classificados foram: Walter Wallberg e Ludvig Fjällström (Suécia), Benjamin Cavet (França), Jimi Salonen e Olli Penttala (Finlândia), Cole McDonald e

Dylan Walczyk (Estados Unidos), Kosuke Sugimoto e Daichi Hara (Japão). Os 20 esquiadores restantes voltarão a competir no sábado, em busca de outras dez vagas.

Entre as mulheres, a australiana Jakara Anthony (83.75) e a francesa Perrine Laffont (81.11), atual campeã olímpica, foram as únicas a ultrapassarem a marca de 80 pontos. As outras atletas classificadas foram as americanas Jaelin Kauf, Olivia Giaccio e Hannah Soar, as japonesas Anri Kawamura e Junko Hoshino, a russa Anastasia Smirnova, a australiana Britteny Cox e a canadense Justine Dufour-Lapointe. A prova também se destacou pela presença da jovem brasileira Sabrina Cass. Ela terminou a disputa na 21ª colocação e voltará às pistas no domingo para garantir a sua vaga.

Início do Hóquei no gelo feminino

Japão e Suécia disputando o puck em uma partida dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Japão e Suécia disputando o puck em uma partida dos Jogos Olímpicos de Inverno. | Foto: Reprodução.

Por fim, um dos esportes mais tradicionais do torneio também teve o seu início. O Hóquei no gelo começou com os primeiros jogos na categoria feminina. No grupo A, o Canadá e os Estados Unidos, grandes favoritos à medalha de ouro, estrearam com boas vitórias: as canadenses derrotaram a Suíça por 12×1, enquanto as estadunidenses venceram a Finlândia por 5×2.

Já no grupo B, a República Tcheca derrotou a China por 3×1 e o Japão venceu a Suécia também por 3×1.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS