Joao Rojas: conheça a história de superação do jogador
Menu & Busca
Joao Rojas: conheça a história de superação do jogador

Joao Rojas: conheça a história de superação do jogador

Home > Notícias > Esporte > Joao Rojas: conheça a história de superação do jogador

Na última segunda-feira, a equipe do São Paulo foi ao Rio de Janeiro enfrentar o já rebaixado Botafogo e acabou saindo derrotado. Apesar do resultado terrível, a torcida são paulina e os amantes do futebol em geral, tiveram um motivo para celebrar. Após mais de dois anos longe dos gramados, devido à duas lesões ligamentares no joelho, o atacante equatoriano Joao Rojas, finalmente voltou a participar de uma partida profissional.

Joao Rojas
Rojas contra o Botafogo na última segunda-feira. | Foto: Gazeta Esportiva.

Lesão de Joao Rojas

Retornando para a longínqua data de 26 de outubro de 2018, Vitória e São Paulo se enfrentavam pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, no Estádio do Barradão, casa do rubro-negro baiano. Apesar de ter liderado a competição por muitas rodadas, o São Paulo já havia se distanciado pela briga do título, e buscava uma vitória para se reabilitar no Brasileirão.

O tricolor paulista saiu na frente, com gol do zagueiro Bruno Alves, aos 36 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de Rojas, que fazia uma grande partida. No segundo tempo do duelo contra o ‘Leão’, o atacante são paulino seguia sendo o destaque do confronto, e aos 16 minutos, passou perto de fazer um golaço, em um belo chute de esquerda que raspou nas traves do goleiro Ronaldo.

Porém, após esta finalização, Joao Rojas ficou caído no gramado. No momento do chute, o atacante que foi peça fundamental no campeonato do São Paulo, acabou dividindo de forma muito forte com um defensor adversário, em que sua perna ficou presa no campo, gerando muita preocupação de todos à sua volta. No dia seguinte, veio a confirmação que todos temiam: Rojas havia sofrido uma ruptura dos ligamentos do joelho direito, mais especificamente, do tendão patelar.

futebol
Rojas caído no gramado após se lesionar. | Foto: Gazeta Esportiva.

Recuperação e nova lesão do jogador

Inicialmente, a expectativa de retorno era por volta de seis meses, o que seria praticamente no segundo semestre de 2019. O atleta passou por cirurgia e correu tudo bem, porém, o mais complicado ainda estaria por vir: a recuperação. Foi um processo muito longo e delicado, para que tudo fosse feito da maneira correta e que não tivesse nenhum tipo de agravamento da lesão que já era seríssima.

Em agosto de 2019, quase 10 meses desde a última partida de Rojas, o equatoriano já iniciava o processo de transição para os gramados e respondia bem aos tratamentos, sinalizando que, em breve, poderia voltar a jogar. Porém, durante um treinamento sozinho que realizava no CT da Barra Funda, acompanhado de seus fisioterapeutas, sentiu um forte incômodo no joelho direito.

A suspeita inicial era de uma nova lesão no tendão patelar, mas a notícia acabou sendo ainda pior. Joao Rojas havia rompido outro tendão, desta vez o quadricipital, também do joelho direito. Para quem estava prestes a retornar aos gramados, de repente, Rojas se viu novamente em uma rotina de cirurgias, fisioterapia e uma incerteza enorme, se um dia voltaria a fazer aquilo que ama, que é jogar futebol profissionalmente.

Retorno de Joao Rojas ao futebol

Após mais uma árdua espera, em julho de 2020, voltou a treinar com seus companheiros de clube, e viu seu retorno ao futebol se aproximar cada vez mais. Mas foi depois de mais alguns meses de espera, que o tão esperado retorno do equatoriano finalmente aconteceu.

Por volta dos 30 minutos do segundo tempo, o São Paulo perdia por 1 a 0 para o Botafogo e ainda estava com um a menos, após Reinaldo ter sido expulso no primeiro tempo. Com uma medida desesperada, o treinador interino Marcos Vizolli chamou mais um atacante vindo do banco de reservas para tentar mudar o jogo para os visitantes. O atacante? Joao Rojas, agora camisa 22 do São Paulo, entraria em campo após 2 anos e 4 meses longe do futebol.

são paulo
Joao Rojas com a bola, enfrentando o Botafogo. | Foto: ge.

O atleta que já vinha sendo destaque nos treinamentos, quase que inexplicavelmente, entrou muito bem na partida. Completamente sem ritmo de jogo e com uma insegurança inevitável, Rojas mostrou flashes daquele ponta rápido e driblador que caiu nas graças da torcida são paulina em 2018.

É muito difícil afirmar se o camisa 22 voltará a ser aquele mesmo atleta, afinal, está dois anos mais velho e passou por duas graves lesões no joelho. Mas o fato é: Joao Rojas já é um grande vencedor, e um verdadeiro exemplo de dedicação e superação.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas