Inglês: 9 músicas para praticar o listening e melhorar no idioma
Menu & Busca
Inglês: 9 músicas para praticar o listening e melhorar no idioma

Inglês: 9 músicas para praticar o listening e melhorar no idioma

Home > Entretenimento > Música > Inglês: 9 músicas para praticar o listening e melhorar no idioma

Os sucessos de Dolly Parton, Ed Sheeran e Olivia Rodrigo podem dar aquela forcinha no idioma inglês

O processo de aprendizagem de uma nova língua pode não ser nada fácil. Com o inglês não é diferente. Ser bom no writing, reading, speaking e listening é uma tarefa que leva tempo e exige prática e dedicação por parte do estudante. Mas, calma, porque ninguém é obrigado a ser o melhor da turma nos quatro quesitos. O importante para melhorar em cada uma das habilidades é começar de algum lugar.

Por isso, o Fala! Universidades preparou uma lista com nove músicas para ajudá-lo a praticar o listening e perceber que está, sim, avançando na língua de Shakespeare. Ao escutar e compreender essas canções, você se sentirá mais confiante, o que fará com que sua vontade de evoluir no idioma seja maior. Então, coloque os fones de ouvido e vamos lá!

Olivia Rodrigo
Olivia Rodrigo na capa do álbum Sour. | Foto: Divulgação.

Músicas para praticar o inglês

Lemon Tree (1962) – Peter, Paul and Mary

O trio fez parte do movimento conhecido como American Folk Music Revival. Como o nome indica, Peter, Paul and Mary foram uns dos responsáveis por trazer a música folclórica norte-americana de volta aos holofotes nas décadas de 50 e 60. Além de músicos, eles eram ativistas e participaram da Marcha sobre Washington (1963) ao lado de Martin Luther King Jr. Lemon Tree conta a história de um rapaz que, mesmo aconselhado pelo pai, ousou se apaixonar.

A Horse With No Name (1971) – America

O maior sucesso da banda já esteve em diversos produtos da cultura popular: na novela América da Rede Globo, nas séries Friends e BojaJack Horseman e, até mesmo, no GTA. O tema dessa música para lá de folk é a jornada de um viajante pelo deserto em direção ao oceano. Ela também é ótima para quem está aprendendo a tocar violão. Dois acordes e pronto!

Baby Can I Hold You (1988) – Tracy Chapman

Poucas músicas conseguem ser mais simples do que esse clássico de Tracy Chapman, o que está longe de ser um demérito. Com uma letra super fácil, Baby Can I Hold You é um belo exemplo de música “chiclete”. Hoje com 57 anos, Tracy também é bastante lembrada por Fast Car. Essa dá até para aprender a cantar para impressionar o(a) crush!

To Daddy (1995) – Dolly Parton (uma boa opção para praticar o inglês)

Dolly Parton é reconhecida por muitos norte-americanos como uma das maiores compositoras do país. Além disso, ela foi uma das cantoras que fizeram com que o gênero, majoritariamente masculino, se rendesse às vozes femininas com canções como Jolene e Dumb Blonde. Sua influência vai desde as suas contemporâneas até as cantoras mais jovens. Miley Cyrus – intérprete de Hannah Montana (2007 – 2011) -, por exemplo, é uma grande fã do trabalho de sua madrinha. Jolene To Daddy foi escrita por Dolly, nos anos 70, e lançada por ela duas décadas depois.

Knockin’ on Heaven’s Door (2003) – Avril Lavigne

Você certamente já ouviu alguma música de Avril Lavigne no início dos anos 2000. Com seus cabelos loiros e escorridos, maquiagem pesada e estilo “garota malcriada”, ela se tornou um sucesso mundial logo no seu álbum de estreia, Let Go (2002). No ano seguinte, Avril regravou Knockin’ on Heaven’s Door, de Bob Dylan, como parte de um álbum cujos lucros foram doados para crianças vítimas da Guerra do Iraque, que durou quase uma década.

To Know Him Is to Love Him (2006) – Amy Winehouse

Integrante do Clube dos 27, a cantora não precisou de muito tempo para deixar seu nome gravado na história da música. Com sua voz inconfundível e penteado colmeia, Amy Winehouse colocou sua vida em suas letras (ou o contrário).

A inglesa lançou apenas dois discos de estúdio, e o grande sucesso foi Back to Black (2006). É nele, em uma edição deluxe, que se encontra a sua versão de To Know Him is To Love Him, composta pelo produtor musical Phil Spector ao ser inspirado pela frase na lápide de seu pai.

Talking to the Moon (2010) – Bruno Mars

A discografia do havaiano consiste em três álbuns, EPs e diversos singles. Entre todas as suas músicas, Talking To the Moon, do seu primeiro disco, é uma das mais famosas. Apontado como uma mistura de Elvis Presley e Michael Jackson quando surgiu, Bruno Mars foi apresentado ao público brasileiro em geral por conta da inclusão dessa música na trilha sonora da novela Insensato Coração, da Rede Globo.

Shape of You (2017) – Ed Sheeran

A letra é divertida, o ritmo empolgante e o clipe é uma boa combinação de trabalho bem feito. Essa música está em muitas listas e não é sem motivo. As chances de você tropeçar nela por aí são grandes! Ed Sheeran não precisa de nenhuma apresentação. O ruivo é um dos grandes nomes da música pop desde a década passada, quando surgiu com os seus álbuns cujos títulos são, no mínimo, curiosos. Vale a pena conferir!

Happier (2021) – Olivia Rodrigo (uma das canções em inglês mais ouvidas atualmente)

Se tem uma cantora que se tornou um fenômeno neste ano, essa é Olivia Rodrigo. Recentemente, a jovem de 18 anos se tornou a primeira artista a ter quatro músicas ao mesmo tempo entre as 10 primeiras do Billboard Global 200.

Além disso, todas as faixas do seu álbum de estreia estiveram entre as 30 primeiras do Billboard Hot 100, simultaneamente. Happier não é a sua música com mais visualizações no Spotify, mas é indispensável para quem quer praticar o listening e conhecer a descendente de filipinos que está quebrando recordes.

Bônus para treinar o inglês: Diana / Little Darling / Oh! Carol / Runaway (Medley) (1973) – Raul Seixas

Para fechar com estilo, por que não tocar Raul? Grande fã de Elvis Presley, o pioneiro do rock nacional deu o seu toque em diversos dos sucessos que tocavam no rádio durante a sua juventude. Lançado em 1973, Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock se trata de uma homenagem do brasileiro ao gênero. Neste medley, o Maluco Beleza mostrou todo o seu domínio do idioma.

As músicas em inglês podem ser grandes aliadas para quem quer praticar o listening e se divertir ao mesmo tempo. Você pode até mesmo fazer uma playlist nos aplicativos de streaming para estudar o idioma enquanto lava a louça! E aí, está esperando o que para treinar o seu inglês com músicas de sucesso?

________________________
Por Carlos Vinícius Magalhães – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas