Emagrecer no inverno: 8 dicas para perder peso rápido durante o frio
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Emagrecer no inverno: 8 dicas para perder peso rápido durante o frio

Emagrecer no inverno: 8 dicas para perder peso rápido durante o frio

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Emagrecer rápido no frio pode parecer algo impossível, contudo, com pequenas mudanças em sua rotina, a perda de peso é possível. Para que seja efetiva, no entanto, é necessário seguir à risca uma dieta e estabelecer uma nova rotina de exercícios.

Confira 8 dicas para emagrecer rápido no frio.
Confira 8 dicas para emagrecer rápido no frio. | Foto: Freepik.

Dito isso, confira 8 dicas para emagrecer rápido durante o frio e manter seu corpo em dia para o verão.

8 dicas para emagrecer rápido e de forma saudável no inverno

O frio é um período complicado para muitas pessoas, principalmente quando a questão é emagrecer rápido. Nessa época, sentimos mais fome, pois o organismo necessita de mais energia para se aquecer.

Pequenas mudanças, contudo, podem garantir que a pessoa emagreça ou que, no mínimo, mantenha seu peso ideal adquirido no verão. Para que isso ocorra, é preciso seguir à risca, seguir uma dieta rica em fibras e criar uma rotina eficiente de exercícios físicos.

Para que o processo de perda de peso seja mais eficaz e saudável, é recomendada a consulta com um nutricionista. Apenas esse profissional será capaz de lhe propor uma rotina para emagrecer de acordo com suas necessidades.

As sopas podem ser um veneno

No frio, um alimento que todos amam e que ajuda a aquecer são as sopas. Essa comida, contudo, pode ser um veneno se consumida em excesso e se for preparada com ingredientes gordurosos. Se as sopas, no entanto, forem feitas com ingredientes ricos em proteína e fibras, elas podem ser um excelente jantar e, até mesmo, almoço. Escolha sopas feitas a base de legumes e verduras, sendo elas cremosas ou não. A Dieta da Sopa pode ser uma ótima escolha para quem deseja iniciar uma dieta no inverno.

Recomenda-se fugir de sopas à base de batatas, como o famoso caldo verde, sopas com bacon e linguiça, que são carnes embutidas e gordurosas, além daquelas feitas com macarrão e feijão. De prioridade aos seguintes ingredientes: abobrinha, berinjela, chuchu, alho-poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce. 

Beba vinho

O vinho é uma ótima bebida para o inverno e um excelente substituto para a cerveja. Mesmo que a bebida feita à base de cevada seja menos calórica, raramente uma pessoa consome apenas uma lata dela. Além disso, o vinho é comprovadamente benéfico à saúde se consumido com moderação.

A bebida reduz a pressão arterial, diminui o nível de colesterol ruim no sangue, aumenta os níveis de colesterol bom, diminui os riscos de trombose e doenças do tipo, diminui o risco de AVCs e garante a proteção vascular. Por isso, é recomendado para quem pratica atividades físicas de baixo e alto impacto. 

Consuma alimentos termogênicos 

Alimentos termogênicos elevam a temperatura corporal, acelerando o gasto energético, ou seja, o metabolismo, contribuindo com a perda de peso. Sendo assim, esse tipo de alimento é ótimo para quem quer emagrecer rápido, além de contribuir para manter a temperatura do corpo entre os 36,5ºC a 36,90ºC.

Exemplos de alimentos termogênicos são o chá verde, gengibre, aveia, castanhas, chia, iogurte, pimenta e canela. Sendo assim, é possível, por exemplo, consumir até 4 xícaras de chá verde durante o dia ou colocar gengibre em sua sopa, leite, entre outros alimentos. É possível consumir esses alimentos de muitas formas, facilitando o processo de emagrecer.

Diminua o intervalo entre as refeições

O segredo para comer menos é comer em um intervalo de tempo menor. Ou seja, a cada três horas realizar uma refeição, sendo três principais, café da manhã, almoço e jantar e três intermediárias, lanche da manhã, lanche da tarde e lanche da noite.

Esse alimento logo será metabolizado, pois no frio o gasto de energia fica maior. Por isso, coma em intervalos menores de tempo e em porções pequenas, para que você se sinta saciado, mas não fique com fome em pouco tempo.

Frutas de sobremesa

Durante o inverno muitos amam abusar de doces, principalmente aquelas à base de chocolate. O açúcar, no entanto, é um grande vilão na vida das pessoas que estão tentando emagrecer rápido. Por isso, substitua esses deliciosos aperitivos por opções mais saudáveis.

Um grande exemplo são as frutas quentes, como abacaxi e banana, que podem ser preparadas no forno ou no micro-ondas. Para tornar essas opções mais gostosas e aumentar sua eficácia de emagrecimento, adicione um pouco de canela. Além disso, a especiaria ainda auxilia a atrasar o esvaziamento gástrico, uma das razões para sentirmos fome mais rápido.

Beba muito chá

Manter-se hidratado é muito importante, independente da época do ano. No frio, contudo, beber água não é muito atrativo e, por isso, o chá é uma excelente opção, pois, além de manter a hidratação em dia, colabora com o aquecimento corporal.

Além disso, a bebida ajuda a manter a saciedade sem adicionar calorias ao seu cardápio diário. Para potencializar o emagrecimento, são recomendados chás feitos com cavalinha, chá verde, hibisco, dente de leão com hortelã, anis, limão siciliano e gengibre, todos poderosos termogênicos.

Um fondue inteligente

Quem não ama um delicioso fondue no inverno, com frutas, chocolate, queijo e muito pão. Essa delícia, contudo, é um verdadeiro inimigo de quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável.

Não é preciso, no entanto, abandonar o fondue durante o inverno. Basta apenas realizar algumas mudanças, por exemplo, corte o queijo da receita, pois são muito gordurosos. No caso do fondue de carne, não frite os pedaços em óleo, apenas sele a carne em uma frigideira com um pouco de azeite. Em relação aos molhos, escolha os que possuem menos gordura e, se forem à base de algum ingrediente termogênico, é ainda melhor.

Para o fondue de chocolate, opte por uma base meio amarga ou amarga, além de um creme mais ralo, com uma quantidade menor de creme de leite.

Pratique exercícios físicos

Pode parecer algo muito complicado, mas uma rotina de exercícios no inverno é muito bem-vinda. Atividades físicas colaboram com a perda de peso, ajudam com sua saúde física e mental, além de manter o organismo aquecido.

Durante o frio é ainda mais eficaz, pois o organismo já está gastando um número maior de energia para se manter aquecido e, com a queima de calorias dos exercícios, a perda de peso e redução de medidas é maior.

O segredo para emagrecer rápido nesse frio é seguir essas pequenas dicas, começar uma dieta que ajude com esse processo e, se for possível, consultar um nutricionista que irá lhe orientar sobre a perda de peso.

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Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

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