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Entenda a importância do marketing internacional e por que se adequar a ele

Você sabe o que é o marketing internacional? Confira tudo sobre ele aqui!

Com os avanços da globalização, na qual cada vez mais as relações entre países se estreitam, há uma certa emergência quando se fala na internacionalização de empresas. Isso porque, se você pensa em levar seu negócio para o mercado exterior, é necessário se informar sobre algumas situações e, principalmente, sobre o papel do marketing neste processo. 

Isso tudo porque o marketing é uma ferramenta essencial para o sucesso, tanto em uma expansão interna quanto externa, já que ele é capaz de adequar a atuação da empresa ao novo mercado estrangeiro. 

O marketing internacional, por sua vez, visa bem mais do que transferir as estratégias locais que já dão certo para o âmbito externo. Por causa disso, a preocupação por trás deste conceito é de entender os públicos e os contextos específicos de cada país, com o objetivo de posicionar a sua marca no mercado.

Pensar nas diferenças socioculturais, econômicas e políticas das nações, é essencial para desenvolver toda e qualquer campanha que consiga acertar o público-alvo em questão. Sendo assim, entende-se a importância do marketing internacional.

O marketing internacional tende a expandir estratégias locais
O marketing internacional tende a expandir estratégias locais. | Foto: Freepik.

O que, afinal, é marketing internacional?

Também chamado de marketing global, o papel dele é administrar e contextualizar as estratégias de marketing já conhecidas, adaptando-as ao mercado externo. Como foi dito antes, é preciso mais do que apenas fazer o deslocamento do que já é utilizado.

Dessa forma, o marketing internacional deve conseguir avaliar a situação de maneira macro, objetivando conquistar público alvo e expandir o seu negócio mundialmente. Para que isso aconteça é necessário que haja toda uma estruturação das ações de planejamento, produção, divulgação e captação. 

Mesmo com a quebra de muitas barreiras geográficas, políticas e culturais possibilitadas pela globalização mundial, ainda há inúmeras diferenças entre os povos. Devido a essa multiplicidade existente, é muito difícil que uma mesma estratégia tenha efeitos bem sucedidos em diferentes locais. Então, pensar em um plano de marketing diferenciado que consiga se posicionar de acordo com cada nação e atrair clientes, é a melhor alternativa.

O marketing internacional chegou como uma forma de internacionalizar os produtos ou serviços de uma empresa, mas para cada público-alvo diferente é necessário adaptar o produto e isso só será possível através do estudo aprofundado dos canais de venda e da revisão do preço e das táticas promocionais.

O marketing voltado para o comércio exterior visa criar novos valores em territórios que serão explorados pela empresa. Sendo assim, essa conquista de mercados externos se fez bastante corriqueira nos últimos anos, a qual está buscando um caminho para crescer e trazer novas oportunidades de negócio. 

É importante frisar mais uma vez que: a inserção de uma empresa no mercado externo precisa trazer verdadeiros frutos e é de extrema importância que se invista em estratégias de marketing internacional, uma vez que elas podem se adaptar ao formato de internacionalização escolhido, sem perder a essência da marca.

Qual a diferença entre marketing internacional e local?

Bom, basicamente, como já foi mencionado acima, percebe-se que o marketing local é voltado exclusivamente ao mercado interno. Ou seja, ele vai competir apenas com empresas nacionais e regionais, enquanto o marketing internacional vai focar nos mercados concorrentes de outros países.

Assim, por mais que o marketing local seja complicado e demande atenção e comprometimento, é bem mais fácil conseguir atingir um público quando a empresa já está inserida na cultura do local e já compartilha dos mesmos costumes e hábitos.

No caso do marketing global ou internacional, isso se torna mais desafiador, já que é preciso ter uma ênfase maior na organização e no desenvolvimento de estratégias para a nova dimensão cultural e econômica.

Qual a importância do marketing internacional para sua empresa?

O marketing internacional pode elevar o impacto do seu negócio no mercado exterior. Isso porque tentar posicionar sua marca a nível global é bem complexo, no entanto, ter uma noção a respeito dos consumidores e seus perfis torna tudo isso mais fácil. Como já foi citado antes, o marketing internacional passa a ser seu aliado neste momento. 

Isso porque é ele que vai determinar uma pesquisa mais apropriada, que consiga te fazer conhecer o mercado e o público do local. Com ele, também, você vai ser capaz de adaptar os seus produtos e promover soluções que sejam mais adequadas para os novos clientes. Só depois disso que será possível começar a pensar em uma estratégia de negócio apropriada. 

É o marketing internacional que vai dar autoridade para o seu negócio, pois quando realizado de maneira sólida, ele faz com que os clientes tenham uma percepção mais positiva em relação a marca. Assim, cria-se uma boa imagem frente aos consumidores o que vai te proporcionar mais autoridade no mercado atuante. 

É através dele que você vai conseguir entrar em novos mercados e ter diferentes oportunidades.  Como já foi dito, a internacionalização de empresas tem um ótimo potencial para abrir novas portas e oportunidades ao redor do mundo. Sendo assim, as empresas que realmente desejam a expansão para o exterior precisarão aumentar suas vendas, atender clientes globais e sempre buscar inovação para os seus produtos e serviços. 

Benefícios do marketing internacional

São inúmeros os benefícios da internacionalização. Eles vão desde aproveitar os incentivos e vantagens de outros países quando se refere a recursos e tecnologias, até operar dentro dos blocos econômicos, de forma mais imponente. Tal ação vai facilitar diversas tarifas alfandegárias. 

Além disso, conseguir expandir o negócio para novos territórios auxilia na redução da dependência de um único mercado, o que pode salvar o seu negócio em momentos de crise no país de origem , por exemplo. 

Conheça algumas estratégias de marketing internacional para aplicar à sua empresa

Além da pesquisa de mercado, tanto em relação ao público-alvo quanto em questão de concorrência, é necessário ter uma linha de estratégia que seja bem próxima em todos os países sede. No entanto, fazer adequações de linguagem e de hábitos, como já foi comentado, estão entre as principais e mais importantes estratégias de marketing internacional. 

Exemplos de como o marketing internacional pode ser aplicado

Confira:

  1. Adaptação da linguagem do conteúdo e da marca;
  2. Implementação da cultura local na empresa e nas suas estratégias;
  3. Criação de uma nova persona e de recolhimento adequado de informações.

Os resultados esperados do marketing internacional

Os resultados esperados quando se utiliza o marketing internacional são: aumento de vendas, consolidação dos produtos e da marca e maior capacidade de expansão para outros países. 

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Por Anna Beatriz Peixoto – Fala! Universidade Federal de Pernambuco

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