quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCinema e SériesHarry Potter: 10 curiosidades sobre o universo mágico

Harry Potter: 10 curiosidades sobre o universo mágico

Expecto Patronum! Com a comemoração de 20 anos da estreia do primeiro filme de Harry Potter, separamos algumas curiosidades sobre o universo do bruxo mais amado do mundo!

Na última terça-feira (16), o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal completou 20 anos desde seu lançamento nos cinemas. Ele foi a primeira adaptação dos livros da saga da autora J.K. Rowling a chegar nas telonas em 2001.

harry potter
Trio amado da saga. | Foto: Reprodução.

Em comemoração aos 20 anos da saga, tivemos uma grande novidade para os fãs de Harry Potter. A plataforma de streaming HBO Max lançou uma versão estendida do primeiro filme com cenas inéditas. A Warner Bros Brasil também presenteou os fãs com uma versão em 3D do longa em um único dia de sessão nos cinemas.

Para participar das homenagens, separamos curiosidades sobre o universo da saga mais amada do mundo! Confira:

10 curiosidades sobre Harry Potter

1. Maiores bilheterias de todos os tempos

Todos os filmes do Universo Harry Potter estão na lista das 50 maiores bilheterias de todos os tempos.

2. Tecnologia usada no filme

No filme, foram mais de 600 cenas feitas em computação gráfica e efeitos especiais. Alguns efeitos foram produzidos pela Sony Pictures Imageworks e Industrial Light & Magic, além de outras empresas especializadas. Algumas cenas bem marcantes foram os jogos de Quadribol, nos quais Harry precisava ir em busca do pomo de ouro.

harry potter pedra filosofal
Harry Potter e a Pedra Filosofal. | Foto: Reprodução.

3. A primeira edição de Harry Potter

O primeiro livro de Harry Potter teve sua primeira publicação em 1997, com apenas 500 cópias vendidas. Das cópias vendidas, 300 foram doadas para bibliotecas. Atualmente, cada uma delas vale uma fortuna, podendo ser vendida a US$ 40 mil.

4. A ideia da saga

J. K. Rowling disse que a história de Harry Potter veio à sua mente durante uma viagem de trem. Ao lembrar das brincadeiras de infância com os vizinhos, cujo sobrenome era Potter. Além disso, a escritora é a primeira a entrar na lista de bilionários da revista Forbes, com uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares.

5. Os dementadores

Os dementadores, que assombravam Harry na maior parte do tempo, foram feitos para simbolizar a depressão de J. K. Rowling. Após a morte de sua mãe, a escritora enfrentou uma forte depressão, que resultou na ideia dos personagens.

6. As varinhas de Harry Potter

Daniel Radcliffe, que interpretou Harry, quebrou mais de 80 varinhas durante as gravações. O ator gostava de usá-las como baquetas durante as gravações do filme.

harry potter 20 anos
Harry e sua varinha. | Foto: Reprodução.

7. Rony Weasley

J. K. Rowling considerou matar Rony Weasley no meio da história. Mas, depois de um tempo, ela decidiu deixá-lo viver, provavelmente por causa de Hermione. Além disso, Rony é muito mais inteligente na edição dos livros do que nos filmes.

8. Hermione Granger

A característica mais perceptível da personagem é a genialidade. Desde o primeiro ano de Hogwarts, Hermione mostrou ser a melhor aluna da classe, de praticamente todas as matérias que cursou. A estudante passava horas na biblioteca para aprender tudo o que estava ao alcance, sem se contentar com o que esperado para a idade dela.

9. Expecto patronum!

O feitiço Expecto Patronum significa “Eu desejo um guardião” em latim.

10. A franquia Harry Potter

Os sete livros da franquia Harry Potter foram adaptados para oito filmes pela Warner Bros entre 2001 e 2011. A autora J. K. Rowling trabalha agora na franquia derivada Animais Fantásticos, que já teve dois filmes lançados e tem outros três em desenvolvimento.

Por Caroline Devides – Fala! Universidade Metodista de São Paulo