Halloween: Como surgiu a comemoração do Dia das Bruxas
Menu & Busca
Halloween: Como surgiu a comemoração do Dia das Bruxas

Halloween: Como surgiu a comemoração do Dia das Bruxas

Home > Entretenimento > Cultura > Halloween: Como surgiu a comemoração do Dia das Bruxas

O Halloween é uma comemoração distante de nossas realidades. Porém, conhecemos muito bem essa celebração, uma vez que as grandes produções, sejam séries ou filmes, sempre falam sobre. A festa, também conhecida como Dia das Bruxas, é uma noite em que as crianças saem à noite para buscar doces, usando fantasias e pregando peças. Sua origem, contudo, nada tem a ver com essa tradição.

A seguir, saiba como surgiu essa comemoração que celebra o Halloween e faz referência ao mundo dos mortos!

Conheça a origem do Halloween, também conhecido por Dia das Bruxas.
Conheça a origem do Halloween, também conhecido por Dia das Bruxas. | Foto: Freepik.

Qual a origem do Halloween?

Engana-se quem pensa que o Halloween surgiu nos Estados Unidos da América. É o país mais tradicional em relação a comemoração dessa festa, mas que na verdade teve origem em um país da Europa: a Irlanda. Nos EUA é o feriado não cristão mais comemorado e que também traz lucros para o comércio.

Historiadores apontam que o Dia das Bruxas tenha surgido a partir de um antigo festival pagão chamado Samhain (que significa fim do verão). Este festival durava três dias. De acordo com estudiosos, era uma homenagem ao “Rei dos Mortos”. Mas também era celebrada a abundância e fartura de comida devido ao fim da colheita.  

Primeiras comemorações do Dia das Bruxas na América

Em 1845, houve um período conhecido como “Grande Fome” e mais de um milhão de nativos imigraram para os Estados Unidos, levando consigo suas histórias e tradições. Assim surgiram as primeiras festas. Em 1870, uma revista americana publicou uma reportagem em que descrevia a comemoração como um feriado inglês. 

A princípio, estas tradições em solo americano reuniam brincadeiras e rituais de colheita. O milho era um importante produto da agricultura americana e com isso o espantalho, que é usado geralmente nas plantações deste grão, é utilizado na decoração do Dia das Bruxas. Foi introduzida também a abóbora esculpida, que se tornou símbolo desta data.

Halloween Moderno 

Atualmente, o festival apresenta diferentes finalidades: celebrar os mortos, época da colheita e marcar o fim do verão no hemisfério norte.  

No Brasil, o Halloween vem ganhando cada vez espaço e os brasileiros estão entrando na onda, e neste dia ( 31 de outubro) é comum ver pessoas fantasiadas de zumbi, fantasmas, entre outros e realizando festas regadas a doces e muitas outras gostosuras.

_________________________________________________

Por Franquilin Rocha de Carvalho – Fala! Anhanguera

Tags mais acessadas