quinta-feira, 25 abril, 24
HomeLifestyleHábito de leitura: conheça 4 dicas para começar a rotina

Hábito de leitura: conheça 4 dicas para começar a rotina

O hábito de leitura é uma das rotinas mais saudáveis que existem. Afinal, ler é importante independentemente do estágio da vida que se esteja: seja na escola, na faculdade, no trabalho ou em outro momento. Além disso, através da leitura, é possível aprender novos conhecimentos. De acordo com pesquisas, o hábito apresenta diversos benefícios. Dentre eles, destacam-se o aumento da concentração, o aprimoramento da escrita e a estimulação da criatividade.

Além do mais, um estudo nos Estados Unidos comprovou que ler faz bem para o cérebro. Nele, pesquisadores da Universidade de Stanford analisaram os resultados de uma ressonância magnética de pessoas que estavam lendo um capítulo de Mansfield Park, da autora Jane Austen. Sendo assim, ao final, concluíram que, na situação, o cérebro estava sendo preparado para uma maior compreensão e concentração.

No entanto, como iniciar este hábito de leitura? No começo, pode parecer difícil, mas a rotina trará tantas vantagens que valerá a pena. Dessa maneira, veja 4 dicas que podem ajudá-lo a iniciar o processo.

hábito de leitura
Saiba como criar o hábito de leitura. | Foto: Reprodução.

Como desenvolver o hábito da leitura? Confira 4 dicas

Estabeleça pequenas metas diárias

O primeiro passo para iniciar um hábito de leitura é estabelecer pequenas metas diárias. Sendo assim, monte esses objetivos de acordo com a sua agenda e seus afazeres. Por exemplo: leia 20 páginas de um livro todos os dias, ou leia pelo menos 10 páginas por dia.

Vale ressaltar que é mais saudável criar metas atingíveis, para que você não tenha uma frustração caso não dê conta da tarefa. Portanto, não estabeleça uma meta de 100 páginas diárias se tem uma rotina corrida e repleta de tarefas. Isso apenas o desmotivará e tornará o hábito de leitura um peso a mais.

Leia livros de seu interesse

Procure por livros que abordem assuntos que tem afinidade ou aprecia. No início, é bom ter a companhia de um livro que você se familiariza e quer saber mais sobre o tema. Então, se gosta de filmes de suspense, livros do mesmo gênero são uma ótima alternativa. Inclusive, você pode buscar pelos autores mais aclamados. Assim, aumentam-se as chances de gostar da obra.

Elabore um cronograma para o seu hábito de leitura

Além de estabelecer metas diárias, você também pode criar um cronograma de leitura. Dessa forma, indique quais livros pretende ler no mês ou mesmo no ano. Ao montar um cronograma, pode se sentir mais motivado para começar a leitura.

Não se cobre tanto no começo

É normal que não consiga ler tanto quanto deseja no início. Não se cobre por isso! Faz parte do processo de adaptação ao novo estilo de vida. Diante disso, leia um livro e aproveite cada página. Não tenha pressa de lê-lo, absorva seu conteúdo.

Criar um hábito de leitura não parece um bicho de sete cabeças agora, certo? Então, crie uma lista com os livros que têm interesse e separe um tempo para lê-los nas férias. Além de ser saudável e trazer muitos benefícios, perceberá que o hábito também será muito prazeroso.

______________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!