quinta-feira, 18 abril, 24
HomeCulturaGraphic Novel do britânico Nick Abadzis ganha vida em videoclipe da banda...

Graphic Novel do britânico Nick Abadzis ganha vida em videoclipe da banda Laika Não Morreu!

A banda Laika Não Morreu! lançou hoje, dia 11, o clipe da faixa que dá nome à banda. A produção dá vida as ilustrações de Nick Abadzis, que em 2007 lançou a HQ “Laika”.

Em 2007, o artista lançou a graphic novel, Laika, sobre o cachorro homônimo, que foi a primeira criatura viva da Terra a entrar em órbita em 3 de novembro de 1957, a bordo do satélite Sputnik 2. A história contada por Nick é uma mescla magistral de realidade e ficção.

No ano seguinte, Nick venceu o Prêmio The Will Eisner Comic Industry Awards, conhecido como Eisner Awards. Considerado uma das maiores premiações do gênero, ele distingue feitos de Histórias em quadrinhos, com “Laika”.

Trabalho ganhou o prêmio Eisner Awards em 2008

“Todo mundo aqui da banda curte muito desenhos, quadrinhos, games, aliás, quem não gosta né? Sempre quisemos contar a história da Laika para as pessoas através de uma música. Mas, como fazer um clipe? Bom, a resposta óbvia foi pensar em um desenho ou uma história em quadrinhos. Toda a letra da música foi construída pensando em um clipe de animação, estávamos com o roteiro pronto antes mesmo de começar quando descobrimos o HQ do Nick Abadzis quase infartamos [risos]”, conta Danilo Fraga, guitarrista da banda.

“Daí veio o desafio: como mandar a nossa mensagem pra ele? Resolvemos fazer uma versão em inglês de música (que saíra em breve) para mandarmos e para ele entender a nossa mensagem sobre a Laika. O escritor australiano Cian Sean McGee foi o pai da bela letra desta versão que voou diretamente pra Nova York pra encontrar Nick.

Nós tivemos uma receptividade incrível e ele nos mandou 3 finais em que a Laika não morria, dá pra acreditar? Só faltava agora dar vida a cachorrinha e felizmente achamos no Estúdio Mol, liderado pelo Galileo Giglio as pessoas certas pra colocar a dose exata de carinho nesse projeto. Estamos realizados em ter dado a volta ao mundo pra achar as pessoas certas e por ter passado essa mensagem do jeito que a gente sonhou”, completa.

Porém, a história real não conta com um final feliz, em uma corrida espacial contra os Estados Unidos, os soviéticos queriam testar a viabilidade do ser vivo, treinaram a cadela e a enviaram, porém não informaram que Laika não teria volta e morreria no Espaço.

Laika não resistiu e faleceu em poucas horas devido ao forte calor na nave, mas sua morte foi divulgada apenas sete dias após o acontecimento.

“A história e o legado de Laika tornaram-se uma espécie de conto ou mito popular, o que não é surpreendente, pois ela foi a primeira terrestre em órbita ao redor do planeta. Como tal, ela representa todos nós. Inspirados em meu premiado romance em HQ, LAIKA, usando a tecnologia da animação, a banda Laika Não Morreu! criou uma nova visão desse mito – uma música totalmente nova e um vídeo maravilhoso”, comenta Nick.

“Laika Não Morreu! é minha nova banda favorita, por razões óbvias – e espero que e seja de vocês também! Laika não é um mito – ela é uma lenda a ser valorizada, e essa música faz justiça a ela. Ouça e seja transportado”, completa.

Diferente da vida real, o clipe dá à Laika um final feliz ao lado da vocalista da banda Gisele Lira (The Voice Brasil 2018), sentadas juntas olhando para o Espaço. A canção faz parte do álbum “Estado Plasma”, lançado em setembro, que traz nove faixas.

Sobre Nick Abadzis

O artista, em 1987 conseguiu um emprego na filial editorial da Marvel Comics no Reino Unido, onde era, na época, o editor mais jovem de todos os tempos. Em 1998 se tornou freelancer, quando sua carreira como cartunista decolou nas páginas da lendária revista de quadrinhos e música britânica Deadline. Onde ele criou dois de seus personagens mais conhecidos, Hugo Tate, um homem de pau perdido em um mundo figurativamente desenhado, e o metamorfo Sr. Pleebus, que mais tarde estrelou sua própria série de livros infantis. Como parte da invasão britânica dos quadrinhos americanos, ele escreveu Children of the Voyager para a Marvel em 1993 e Millennium Fever em 1995 para Vertigo.

Sobre Laika Não Morreu!

O grupo foi criado no final de 2017 e seu nome é uma homenagem a cadela Laika. “Nós escolhemos a Laika como um símbolo de resistência às relações desequilibradas de poder que continuam gerando desigualdades ao redor do mundo” conta Gisele Lira, vocalista da banda, que participou da temporada 2018 do The Voice Brasil – no qual ganhou uma enorme visibilidade e reconhecimento, criando fãs por todo o país.

A ideia de montar a banda surgiu quando os guitarristas Dan Fraga (Moshdog) e Thiago Correali assistiram a uma apresentação de cantora no auditório da EMT (Escola de Música e Tecnologia) – frequentada por todos os integrantes do grupo. Antes mesmo do primeiro ensaio, Rodrigo Ferreirinha (De Volta Ao Kaos, Moshdog) e Bruno Corrente (De Volta ao Kaos) se juntaram ao projeto como baterista e baixista, respectivamente, para contribuir na criação do conceito sonoro e ideológico do grupo.  Recentemente, a banda lançou o álbum “Plasma”, com nove faixas.