quinta-feira, 28 março, 24
HomeUniversidadesGraduação e Curso Técnico - o que são e como escolher

Graduação e Curso Técnico – o que são e como escolher

Graduação e curso técnico não são a mesma coisa! No entanto, o que muita gente não sabe é que os dois possuem diferenciais positivos que podem se encaixar em seu objetivo profissional, a depender da sua escolha. E se você quer saber exatamente qual dos dois modelos fazer, listamos abaixo as diferenças de cada um, confira:

Entenda o que é um curso técnico?

O curso técnico faz parte de um nível de formação entre o médio e o superior em que o diploma recebido ao término do curso é caracterizado como técnico de nível médio.

A formação técnica é conhecida por formar profissionais que devem sair do curso e ingressar direto no mercado de trabalho, possuindo, portanto, disciplinas mais práticas em sua matriz curricular.

Existem três tipos de cursos técnicos: técnico integrado, técnico concomitante e técnico profissionalizante. Sendo as duas primeiras categorias direcionadas a quem ainda não concluiu o ensino médio, e a terceira destinando-se aos que já terminaram a educação básica.

Vantagens de fazer um curso técnico

Cursos técnicos são mais práticos
  • Idade mínima de 16 anos
  • Curta duração comparado a um curso superior
  • Financeiramente mais em conta
  • Possui disciplinas direcionadas para o mercado
  • A formação prática está ligada à grade desde o início
  • Entrada facilitada no mercado de trabalho

Devido à grande procura da profissionais qualificados, as empresas geralmente optam por funcionários que experimentaram a prática de suas atividades, como é o caso de alunos do curso técnico.

Você sabe o que é uma graduação?

Já a graduação é um curso de nível superior e só pode ser realizada após a conclusão do ensino médio. Geralmente, a graduação busca incluir disciplinas teóricas e práticas em sua grade e, além da própria formação prática, a graduação também possui um foco crítica bastante reconhecido.

Estudante, Biblioteca, Livros, Livro, Aprenda, Educação
Graduação e Curso Técnico – o que são e como escolher

Após a conclusão da graduação, o profissional pode direcionar-se ao mercado de trabalho ou, se preferir, ao ambiente de pesquisas acadêmicas. Além disso, ele pode fazer programas de pós-graduação (lato ou strictu sensu).

Existem atualmente três possibilidades de graduação: a tecnológica, a licenciatura e o bacharelado. A primeira dura em média dois anos, e as últimas cerca de quatro a cinco anos.

Por que fazer uma graduação?

• Conhecimentos teóricos aprofundados
  • Aumento da rede de contatos profissionais
  • Qualificação para atuação profissional e de pesquisa
  • Melhor remuneração
  • Várias opções de emprego e em cargos distintos
  • Possibilidade de continuar estudado de forma mais especializada

Os conhecimentos para quem cursa uma graduação poderá ser mais expansivo em relação a outros tipos de formação, pelo menos no que se refere a reflexão da atuação, além de maiores experiências pessoais e profissionais dentro da própria academia.