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GP da Arábia Saudita: Caos deixa Verstappen e Hamilton empatados

Em uma prova cheia de acidentes, bandeiras vermelhas e emoção, Hamilton venceu e empatou com Verstappen no Campeonato 

Verstappen e Hamilton disputando em Jeddah, no GP da Arábia Saudita.
Verstappen e Hamilton disputando em Jeddah, no GP da Arábia Saudita. | Foto: Reprodução.

No último domingo (5), esta temporada histórica da Fórmula 1 ganhou mais um capítulo especial na briga pelo título. Como resultado de uma corrida caótica, perigosa, cheia de bandeiras amarelas e vermelhas, Lewis Hamilton foi o vencedor e Max Verstappen o segundo colocado. Com isso, ambos chegam empatados para a última e decisiva corrida da temporada de 2021

Saiba tudo o que ocorreu no GP da Arábia Saudita

Pole de Hamilton e a batida de Max 

Durante os treinos em Jeddah, Red Bull e Mercedes demonstraram equilíbrio, com ambos demonstrando que poderiam conquistar a pole position do Grande Prêmio da Arábia Saudita. No treino de classificação, este ano incrível de Fórmula 1 guardava para os fãs mais um momento de tirar o fôlego.

Lewis Hamilton fez a volta mais rápida no Q3 e Valtteri Bottas cravou a segunda melhor. Com isso, Verstappen era o terceiro, mas ainda faria sua tentativa final. Max fez os dois primeiros setores roxos, em uma volta que seria lembrada por um bom tempo no estreito circuito de rua da cidade saudita. 

Até que na última curva, entrando na reta principal, Verstappen perdeu a traseira de seu carro e acabou encostando no muro. Os danos foram mínimos, mas o suficiente para que não completasse a volta que o daria a pole, ficando com o terceiro lugar. Fechando o Top 10: Leclerc foi o 4º; Pérez o 5º; Gasly o 6º; Norris o 7º; Tsunoda o 8º; Ocon o 9º e Giovinazzi o 10°.

Lewis Hamilton, pole position em Jeddah.
Lewis Hamilton, pole position em Jeddah. | Foto: Reprodução.

Caos em Jeddah e tudo igual para Max e Lewis

Sob as luzes artificiais da belíssima cidade saudita, as luzes se apagaram e os pilotos estavam correndo no GP da Arábia Saudita. Contrariando as expectativas e preocupações, não houve nenhum problema com a largada (pelo menos a primeira delas), e as Mercedes se deram muito bem, com Hamilton e Bottas mantendo a primeira e segunda posição, respectivamente.

Quando o temido “trenzinho” começava a se formar e a corrida parecia que não ofereceria muita emoção, Mick Schumacher perdeu o controle de sua Haas e atingiu a barreira de proteção, trazendo, inicialmente, o Safety Car para a pista. A Mercedes chamou Hamilton para os boxes, enquanto a Red Bull apostando em uma bandeira vermelha, preferiu deixar Verstappen na pista, juntamente com alguns pilotos que também não pararam.

A batida de Mick Schumacher no GP da Arábia Saudita.
A batida de Mick Schumacher no GP da Arábia Saudita. | Foto: Reprodução.

A aposta valeu muito a pena. Algumas voltas com Safety Car e a bandeira vermelha foi acionada para poderem restaurar os danos causados pelo acidente de Mick. Com isso, Verstappen era o líder e poderia trocar os pneus no pit lane, enquanto Hamilton caiu para o segundo lugar. Esteban Ocon e Daniel Ricciardo foram outros pilotos que se deram bem e subiram para 4º e 5º com a bandeira vermelha.

As luzes se apagaram pela segunda vez e a corrida havia recomeçado. Verstappen largou pior do que Hamilton e perderia a liderança, mas espalhou na curva 1 e conseguiu segurar o heptacampeão. Com a confusão entre os postulantes ao título, Esteban Ocon se aproveitou e pulou para a segunda posição.

Logo na sequência, um dos momentos mais tensos da prova em um circuito que precisará passar por várias alterações no quesito segurança. Charles Leclerc foi espremido por Sergio Pérez em uma saída de curva e acabou fazendo o mexicano rodar. Sua Red Bull ficou totalmente atravessada na pista e, para a sua sorte, não foi atingido por nenhum outro carro.

Porém, para escapar da confusão, George Russell teve que frear bruscamente e Nikita Mazepin, sem ter muito o que fazer, acabou acertando em cheio a traseira do jovem inglês. Ninguém se feriu, mas o caos tomava conta do GP da Arábia Saudita, que iria para mais uma bandeira vermelha em apenas 16 voltas de 50 disputadas.

Antes de partirem para a terceira relargada, houve uma verdadeira negociação entre direção de prova, Mercedes e Red Bull, sobre o que aconteceria com Verstappen, que deveria ser punido pelo que fez na segunda relargada. Decidiram que ele largaria da terceira posição, com Ocon em primeiro e Hamilton em segundo.

Pela terceira vez, as luzes se apagaram. Com uma largada perfeita de Max Verstappen, pulou da terceira posição para a primeira já na primeira curva. Sem nenhum acidente desta vez, a corrida seguiu, e após algumas voltas, Hamilton usou todo o poder de seu W12 para passar por Ocon e assumir a segunda posição.

A terceira relargada da corrida em Jeddah. | Foto: Reprodução.

Na volta 36, Lewis chegou em Max e partiu para a primeira tentativa. Verstappen segurou, mas saiu da pista e, inevitavelmente, deveria devolver a posição. Em uma falha de comunicação impressionante, Hamilton e Mercedes não foram avisados pela direção de prova que Verstappen devolveria a posição. Com isso, Max reduziu rapidamente sua velocidade e Hamilton, que vinha logo atrás, acabou se chocando com a traseira do holandês, sofrendo danos em sua asa dianteira.

Com o caos completamente instaurado nas ruas de Jeddah, Lewis Hamilton não pareceu ser afetado pelos danos e seguiu na cola do carro de número 33. Verstappen sofreu uma punição de cinco segundos pelo incidente da segunda relargada e na volta 43, foi ultrapassado por Hamilton, o qual não perderia mais a primeira posição.

O heptacampeão foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada, vencendo o primeiro Grande Prêmio da história na Arábia Saudita. Max Verstappen foi o segundo e Esteban Ocon foi o terceiro, ou melhor, seria. Na última reta da última volta, Valtteri Bottas ultrapassou o jovem francês e assumiu a terceira colocação em uma corrida maluca, que será lembrada por um bom tempo. Fechando o Top 10: Ocon foi o 4º; Ricciardo o 5º; Gasly o 6º; Leclerc o 7º; Sainz o 8º; Giovinazzi o 9º e Norris o 10°.

Hamilton e Verstappen no pódio do GP da Arábia Saudita. | Foto: Reprodução.

No Campeonato de Pilotos, algo que não ocorria desde 1974, com Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni. Os dois postulantes ao título chegam empatados com 369,5 pontos para o GP de Abu Dhabi. Valtteri Bottas é o terceiro com 218 pontos. No Campeonato de Construtores, a Mercedes lidera com 587,5 pontos, a Red Bull é a segunda com 559,5 e a Ferrari a terceira com 307,5 pontos.

Uma temporada fantástica da Fórmula 1 não merecia um final diferente para uma rivalidade que já é uma das mais icônicas da categoria. Quem leva a melhor em Abu Dhabi? Verstappen leva o seu primeiro mundial ou Hamilton conquista o inédito octa? A Ferrari garante o terceiro lugar ou a McLaren se recupera na prova final? Enfim, são muitas perguntas que serão respondidas no próximo fim de semana, no capítulo final de uma das maiores temporadas da história da F1

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Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

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