Governo Bolsonaro lança ‘Casar é Legal’, curso sobre casamento civil

No dia 07 de junho, um curso sobre casamento civil foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O material lançado durante o Governo Bolsonaro e nomeado como ‘Casar é Legal’ busca instruir os indivíduos durante o processo de preparação para o casamento civil.

A cerimônia de lançamento aconteceu durante a 352° Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Plenário do CNJ. O curso é voltado para pessoas que vivem em uniões estáveis, noivos e pessoas casadas apenas por meio da cerimônia religiosa.

A duração é de 10 horas e conta com 7 unidades, que abordam temas variados sobre o casamento civil, como direitos e deveres, bens, prevenção e enfrentamento da violência doméstica, entre outros. Além disso, conta com uma cartilha digital.

O ‘Casar é Legal’ está disponível em formato de curso digital no site oficial da Escola Nacional da Família, que é coordenado pela Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH). O material também passa a ser disponibilizado nos cartórios civis do Brasil.

Governo Bolsonaro - Eduzz - cursos online
Governo Bolsonaro lança ‘Casar é Legal’, curso online sobre casamento civil. | Foto: Montagem/ Instagram

‘Programa Brasil pela Vida e pela Família’

O lançamento do curso ‘Casar é Legal’ faz parte do ‘Programa Brasil pela Vida e pela Família’, que tem como objetivo implementar ações que defendam a vida e os direitos da família.

Na cerimônia do ‘Programa Brasil pela Vida e pela Família’, além do lançamento do curso ‘Casar é Legal’, outras ações foram realizadas.

O curso ‘Famílias Raras e Mães Atípicas’, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi lançado no mesmo dia. Além disso, ações do governo que envolvem política contra o aborto e pró-vida também fizeram parte da cerimônia.

Governo Bolsonaro, pandemia e o crescimento da demanda de cursos online

Com a pandemia da Covid-19, que começou em março de 2020, durante o Governo Bolsonaro, diversos problemas precisaram ser enfrentados pelos brasileiros. Um dos principais desafios foi a questão econômica.

A inflação e a diminuição de empregos formais trouxe instabilidade para o setor econômico brasileiro, que caminhava rumo à avanços antes da pandemia. Um dos exemplos da instabilidade do setor econômico é o aumento expressivo no preço dos alimentos. O Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) foi de 12,6% se comparado o período de fevereiro a março de 2022.

Este índice é o maior alcançado da história da pesquisa, que teve início em 1990.

Dados coletados em outubro de 2021 também aponta uma alta de 15,39% no custo de habitação e uma queda de 10,2% na renda média da população brasileira.

As dificuldades econômica, junto às limitações de espaço físico, causadas pela pandemia da Covid-19 obrigaram muitos brasileiros a procurar soluções e novas maneiras de ganhar dinheiro. Uma dessas possibilidades foram os cursos online, que possibilitaram que pessoas se especializassem e adquirissem conhecimento sem sair de casa e a preços mais acessíveis, se comprados aos cursos presenciais.

Um estudo Udemey, empresa de marketplace voltada para a oferta de cursos online, mostrou que houve um crescimento de 161% na procura por cursos digitais no primeiro ano de pandemia.

A opção dos cursos online foi uma alternativa para muita gente que desejava continuar adquirindo conhecimento durante o isolamento social. Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, é um exemplo de um dos nomes que apostou na tendência digital.

Eduardo Bolsonaro lançou dois cursos: o ‘Prepara Brasil’ e o ‘Guia Definitivo para a Posse de Armas’. A ideia é focar no eleitorado, pensando em sua reeleição como deputado e na disputa de seu pai a presidência em 2022.

No entanto, os cursos online mais procurados na atualidade são os focados na profissionalização e diversas plataformas estão disponíveis para atender às demandas do novo mercado digital.

As plataformas de cursos online

Com o aumento da demanda pela profissionalização digital nos últimos anos, os empreededores digitais aproveitaram para suprir a demanda desse novo mercado a partir da oferta de cursos profissionalizantes das mais diversas áreas.

As plataformas oferecem o serviço de hospedagem de cursos online, funcionando como uma espécie de ferramenta de divulgação. Entre as mais famosas, podemos citar a Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Conheça a Eduzz

Um dos principais nomes do setor de plataformas para hospedar cursos digitais, a Eduzz nasceu em 2014 e oferta cursos das mais variadas áreas do conhecimento, como estética, culinária e muito mais.

A plataforma funciona como uma ferramenta disponível para que os criadores de cursos hospedem e divulguem seus conteúdos. Por isso, qualquer pessoa pode hospedar um curso sobre qualquer assunto na Eduzz.

A empresa acredita que todo conhecimento é válido e que sempre vai ter algum disposto adquirí-lo. Assim, a Eduzz oferece a oportunidade de facilitar o processo de quem busca investir no mercado digital e vender cursos online. Para quem deseja se profissionalizar, também encontra uma vasta gamas de opções de cursos online para se tornar cada vez mais compete no mercado.

Artigos relacionados

Intercâmbio em 2025: O que você precisa saber antes de fechar seu pacote?

O intercâmbio é uma das experiências mais enriquecedoras que...

Fast University está no mercado com diversos cursos de MBA e pós-graduação

A Fast University vem se destacando no mercado educacional...

Ações x Dividendos: Entenda a Diferença

Investir na bolsa de valores pode parecer um desafio...

Como Aprender Inglês com Música e Filmes? Veja Algumas Dicas

Aprender inglês com música e filmes pode ser mais...