Gettr: rede social pró-Donald Trump está no ar; entenda
Menu & Busca
Gettr: rede social pró-Donald Trump está no ar; entenda

Gettr: rede social pró-Donald Trump está no ar; entenda

Home > Notícias > Gettr: rede social pró-Donald Trump está no ar; entenda

Após ser banido das redes sociais, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump agora tem a sua própria rede. Criado por Jason Miller, ex-porta-voz  de Trump, o Gettr foi lançado no domingo (4) e está disponível na PlayStore e na App Store. 

“Uma rede social não tendenciosa para pessoas de todo o mundo.” Essa é a descrição do aplicativo. O Gettr segue o visual e a interatividade do Twitter: Publicações com limites de caracteres e trending topics, um assunto comentado com muita frequência que fica em destaque na rede. 

Os primeiros comentários públicos de Miller sobre o site vieram em uma transmissão de vídeo ao vivo hospedada pelo empresário chinês Guo Wengui, na manhã de quinta-feira. Segundo o The Hollywood Reporter, Jason Miller explicou a proposta da nova plataforma de mídia social durante uma transmissão ao vivo com o empresário chinês Guo Wengui.

Nosso objetivo, como você verá em breve com a nova plataforma, é realmente ter um mercado de ideias, um lugar onde você saiba que pode ir e expressar suas crenças políticas, suas crenças pessoais, e você não será cancelado, você não vai ser descontinuado, não vai ter nenhuma entidade governamental ou alguma grande entidade de tecnologia dizendo que você não tem mais permissão para acreditar nisso. Você vai falar sobre o que você quer acreditar.

Disse Miller. 
gettr donald trump
Ex-porta-voz de Donald Trump foi o responsável pela criação do Gettr. | Foto: Montagem/Reprodução.

Saiba mais sobre o Gettr, o “novo Twitter” de Donald Trump

O aplicativo desenvolvido pela empresa Chainnov Inc só é permitido para maiores de 17 anos. Isso porque, segundo a descrição disponível na App Store, a rede social pode conter “humor grosseiro, temas adultos, conteúdo sexual e nudez”, bem como na listagem do Twitter. 

A ideia da criação do Gettr surgiu quando Donald Trump foi bloqueado nas redes sociais após manifestar apoio aos invasores do Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, além do Twitter, o TikTok, Facebook, Instagram, Discord, Snapchat, entre outras suspenderam a conta do ex-presidente estadunidense. 

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, se pronunciou e explicou que o bloqueio ocorreu porque Trump estava apoiando a violência no país. “Ele usa nossa plataforma para incitar uma insurreição violenta contra um governo eleito democraticamente (a vitória de Joe Biden)”, publicou em nota oficial.

Políticos brasileiros criam perfis no Gettr

O novo aplicativo já está disponível no Brasil e, por isso, apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido), criam seus perfis na rede. Flávio Bolsonaro (Patriota), publicou no Twitter sobre sua entrada no Gettr. “Mais uma rede em defesa da liberdade”, escreveu. 

O deputado federal pelo Rio de Janeiro Carlos Jordy (PSL) disse que a nova mídia social promete trazer liberdade de expressão. “Em tempos de censura das bigtechs globalistas, uma rede como essa é sempre bem-vinda!”

Outros parlamentares bolsonaristas, como Anderson Moraes (PSL) e Carla Zambelli (PSL), também estão na rede de Donald Trump. Além disso, o presidente Bolsonaro também já possui seu perfil oficial no “novo Twitter”. 

gettr trump rede social
Parlamentares de extrema-direita criaram seus perfis no Gettr. | Foto:Montagem/Reprodução.

Assim, o Gettr, a rede social pró-Trump, já está disponível nas lojas de aplicativos em apenas seis idiomas: inglês, francês, japonês, espanhol, coreano, chinês simplificado e chinês tradicional.

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas