George R. R. Martin terminará os livros da Crônica de Gelo e Fogo?
Menu & Busca
George R. R. Martin terminará os livros da Crônica de Gelo e Fogo?

George R. R. Martin terminará os livros da Crônica de Gelo e Fogo?

Home > Cinema e Séries > George R. R. Martin terminará os livros da Crônica de Gelo e Fogo?

O primeiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo foi lançado em 1996, e desde então, George R. R. Martin já escreveu mais quatro livros. Porém, o que deixa os fãs ansiosos é a demora para os lançamentos dos últimos dois livros da saga, já que  A Dança dos Dragões, o quinto livro, foi publicado em 2011, completando assim oito anos de espera para The Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”) e A Dream of Spring (“Um Sonho de Primavera”). 

Por causa de seu estilo perfeccionista, Martin conseguiu criar uma história cheia de detalhes, que é exatamente um dos motivos para atrair tantos fãs. Mas, diante as inúmeras cobranças feitas pelos internautas para que ele terminasse o sexto livro, o autor durante uma entrevista, ao ser indagado como escrevia suas histórias se definiu dizendo: 

Eu penso que existem dois tipos de escritores, os arquitetos e os jardineiros. Os arquitetos planejam tudo antes do tempo, como um arquiteto constrói uma casa. Eles sabem quantos aposentos a casa terá, que tipo de telhado terá, onde os fios estarão passando, que tipo de encanamento terá… Eles têm a coisa toda projetada e desenhada antes mesmo de pregarem a primeira tábua. Já os jardineiros cavam um buraco, jogam uma semente e regam. Eles meio que sabem que tipo de semente é; eles sabem se plantaram uma semente de fantasia ou uma semente de mistério ou o que quer que seja. Mas conforme eles regam e a planta cresce, eles não sabem quantos ramos ela terá, eles descobrem isso conforme ela cresce. Eu sou muito mais um jardineiro do que um arquiteto.

Com o passar dos anos, Martin parou de estipular uma data para o lançamento de The Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”), porque percebeu que isso só causava mais alvoroço e ansiedade nos fãs, e se desligou de trabalhos externos, como escrever o roteiro de alguns episódios da série Game of Thrones, para se dedicar completamente ao livro. Mas, não se pode dizer que o autor deixou seus leitores desamparados, já que escreveu outras novelas com histórias diferentes e também livros inspirados no mundo das Crônicas de Gelo e Fogo, como Wild Cards; Nightflyers; Dunk e Egg; O Cavalheiro Andante; e o mais recente Fogo & Sangue.

Publicidade

Em uma publicação feita em seu blog oficial, George disse que espera terminar o sexto livro até a metade de 2020, e avisa que estará na em Hugo Awards durante a World Science Fiction Convention, que ocorre entre julho e agosto de 2020, na Nova Zelândia. Com receio de que se distraia com a paisagem do país e não termine o livro, George brinca dizendo:

Se eu não tiver OS VENTOS DO INVERNO em mãos quando chegar à Nova Zelândia para o worldcon, você tem aqui minha permissão formal por escrito para me aprisionar em uma pequena cabana na Ilha Branca, com vista para o lago de águas ácido, até que eu termine. Contanto que a fumaça acre não estrague meu antigo processador de texto DOS, eu ficarei bem.”

Ninguém sabe ao certo quando e se George R. R. Martin conseguirá terminar a saga. Até mesmo a emissora HBO – produtora da série Game of Thrones, que foi inspirada na saga – não aguentou esperar o autor escrever os últimos dois livros, e terminou a série em 2019 com um final alternativo.

Enquanto o lançamento não acontece, os leitores podem ler alguns capítulos de The Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”) nos sites: https://www.georgerrmartin.com/ (em inglês); https://www.geloefogo.com/livros/the-winds-of-winter/capitulos-traduzidos (em português); e no aplicativo A World of Ice and Fire.

Publicidade
George R.R. Martin- Imagem: Christopher Polk/NBC/Getty Images

_________________________________________
Por Maria Luise Brey – Fala! UFRJ

0 Comentários

Tags mais acessadas