terça-feira, 23 abril, 24
HomeMercadoFuvest: Inscrições para o vestibular 2020 começam hoje

Fuvest: Inscrições para o vestibular 2020 começam hoje

Inscrição para o vestibular Fuvest pode ser feita até 20 de setembro e taxa custa R$ 182. Ao todo serão disponibilizadas 8.317 vagas de cursos na USP.

fuvest
Vestibular da Fuvest abre inscrição nessa segunda. (FOTO: g1.com)

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu nesta segunda-feira (12) as inscrições para o vestibular 2020 que vai selecionar os candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Os candidatos têm até as 12 horas do dia 20 de setembro para se inscrever no site da Fuvest.

OS 10 CURSOS SUPERIORES DE CURTA DURAÇÃO COM OS MAIORES SALÁRIOS

Vagas oferecidas pela Fuvest

A USP disponibilizará 11.147 vagas em 2020, das quais 8.317 para seleção via Fuvest e 2.830 vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das 8.317 vagas pela Fuvest, 5.424 serão pela modalidade de ampla concorrência; 1.857 para estudantes que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e 1.036 para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) que também tenham estudado em colégios públicos.

Qual o valor da taxa de inscrição da Fuvest?

A taxa de inscrição é de R$ 182. O boleto deve ser gerado até dia 20 de setembro e o pagamento até no máximo dia 24 de setembro. Não haverá devolução do dinheiro para quem não comparecer à prova.

Como se inscrever no vestibular Fuvest?

O candidato deve realizar a inscrição para o vestibular até o meio-dia de 20 de setembro pelo site da Fuvest.

Ao preencher o formulário de inscrição é necessário informar o CPF, o número do documento de identidade (RG) e anexar uma foto, cuja imagem deve ter fundo sem detalhes, destacando o rosto do candidato e sem acessórios. Essa imagem será comparada com a foto coletada nos dias de provas para reconhecimento facial.

Os candidatos com deficiência precisam informar as necessidades de adaptação da prova no momento da inscrição. Eles também deverão anexar a documentação emitida por médico em formato digital até o dia 20 de setembro, quando terminam as inscrições.

Inscrição na Fuvest.
O candidato que deseja se inscrever no vestibular da Fuvest, tem até 20 de Setembro.

Primeira fase

• Data: 24 de novembro
  • Abertura dos portões: 12h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Duração: 5h
  • Saída liberada a partir das: 17h
  • Conteúdo: 90 questões de múltipla escolha, algumas interdisciplinares, de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Os locais de prova da primeira fase da Fuvest serão divulgados no dia 14 de novembro.

Segunda fase

• Datas: 5 e 6 de janeiro
  • Abertura dos portões: 12h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Duração: 4h por dia
  • Saída liberada a partir das: 16h
  • Conteúdo: 5/1- português (10 questões) e redação; 6/1 – 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

Para algumas carreiras, há prova de Habilidades Específicas de caráter eliminatório e classificatório. Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música (São Paulo) e Música (Ribeirão Preto).

Os candidatos poderão escolher entre 10 cidades da região metropolitana de São Paulo e 25 cidades do interior e do litoral do Estado para realizar a prova.

• Convocação para a segunda fase: 9 de dezembro
  • 1ª chamada aprovados: 24 de janeiro
  • Resultado dos treineiros: 6 de fevereiro
  • 2ª chamada de aprovados: 31 de janeiro
  • 3ª chamada de aprovados: 7 de fevereiro

O que estudar para o vestibular da Fuvest?

Além dos conteúdos das provas focarem em Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química; é muito importante treinar a elaboração da redação.

Lista de livros para leitura obrigatória:

• Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;