Futebol Espanhol: A grande final da Copa do Rei está definida
Menu & Busca
Futebol Espanhol: A grande final da Copa do Rei está definida

Futebol Espanhol: A grande final da Copa do Rei está definida

Home > Notícias > Esporte > Futebol Espanhol: A grande final da Copa do Rei está definida

Barcelona e Athletic Bilbao se enfrentam no dia 17 de abril pela Copa do Rei

Copa do Rei
Confronto entre os dois times na Supercopa da Espanha. | Foto: Cristina Quicler.

Assim como na Supercopa da Espanha, a grande final da Copa do Rei também será disputada entre Athletic Bilbao e Barcelona, o time catalão disputa sua 7ª final da copa nos últimos 8 anos, enquanto o time basco disputa sua segunda final seguida. Entretanto, a final da Copa do Rei de 2019/2020 entre Bilbao e Real Sociedad será disputada apenas duas semanas antes da grande final de 2020/2021.

Por conta da pandemia do coronavírus, a grande final entre Athletic Bilbao e Real Sociedad foi adiada algumas vezes para que os times pudessem se enfrentar com torcida no estádio. Os grandes rivais do país basco se enfrentam pela Copa do Rei pela primeira vez desde 1987, e fazem a grande final no dia 3 de abril de 2021. Mas, no texto de hoje, iremos falar sobre a final deste ano, que será disputada no dia 17 de abril, vamos relembrar como cada time chegou à grande final.

Copa do Rei

Barcelona 3×2 Sevilla — placar agregado

Piqué
Gol de Piqué que levou o jogo para prorrogação. | Foto: Alberto Estévez.

Na partida de ida entre Sevilla e Barcelona, realizada no dia 10 de fevereiro no Ramón Sánchez Pizjuán, o time mandante se deu melhor e venceu o confronto por 2×0. O zagueiro francês Jules Koundé abriu o placar aos 25 minutos de jogo, com uma bela arrancada, quando ficou frente a frente com Ter Stegen, chutou forte sem alcances para o goleiro alemão.

Já na segunda etapa, o Barcelona foi melhor, teve mais de 60% de posse de bola e 9 finalizações, contra apenas 7 do Sevilla. Mas quem se deu melhor novamente foi o time mandante, quando, aos 40 minutos, Ivan Rakitic, ex-jogador da equipe culé, bateu forte na saída de Ter Stegen e aumentou a vantagem do Sevilla na partida.

Mas, na partida de volta, realizada no dia 3 de março, no Camp Nou, o Barcelona conseguiu uma virada histórica, venceu por 3×0 e se classificou para a grande final da Copa do Rei. A remontada do time catalão começou logo aos 12 minutos, quando Dembele acertou um chute espetacular de fora da área, indefensável para o goleiro Bono.

barcelona
Braithwaite foi o grande herói do Barcelona no jogo. | Foto: Miguel Ruiz.

O segundo gol do Barcelona saiu apenas aos 49 minutos da segunda etapa, após um escanteio, a bola sobrou no pé de Griezmann, que tirou o zagueiro Diego Carlos facilmente da jogada e cruzou para Piqué subir sozinho e dar um fôlego para o Barça, levando o jogo para a prorrogação. No tempo complementar, Jordi Alba achou Braithwaite sozinho dentro da área, o camisa 9 cabeceou e contou com uma falha do goleiro adversário para colocar o Barcelona na grande final.

Athletic Bilbao 3×2 Levante — placar agregado

Copa do Rei final
Muniain e Bardhi, os camisas 10 de suas equipes no jogo de ida. | Foto: Athletic Club.

A partida de ida entre Athletic Bilbao e Levante aconteceu no dia 11 de fevereiro, no Estadio San Mamés, em Bilbao. E quem saiu na frente foi a equipe visitante, aos 26 minutos, com um gol do meia Gonzalo Melero após um bom cruzamento do ponta Jorge de Frutos, o camisa 22 furou na primeira, mas conseguiu marcar o gol na segunda finalização.

O empate do Athletic Bibao veio apenas na segunda etapa, o zagueiro Iñigo Martínez completou o escanteio cobrado por Muniain e deu uma sobrevida para o time basco, que foi para o jogo de volta precisando da vitória para a classificação.

Na partida de volta, disputada no dia 4 de março, no Estadio Ciudad de Valencia, novamente quem saiu na frente foi o Levante, aos 17 minutos, quando Roger Martí completou o cruzamento de Rochinha e estava colocando o Levante na final da copa pela primeira vez na história.

final da Copa do Rei
Alex Berenguer fez o gol da classificação na prorrogação. | Foto: Twitter Athletic.

Mas, ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, Raúl García, de pênalti, deixou tudo igual e estava levando o jogo para a prorrogação, o que realmente aconteceu após um segundo tempo sem gols. Contudo, apenas no segundo tempo da prorrogação, Alex Berenguer marcou o segundo gol da equipe basca e colocou o time na grande final da Copa do Rei pelo segundo ano consecutivo.

A grande final entre Barcelona e Athletic Bilbao será disputada no dia 17 de abril, em um estádio neutro, o La Cartuja, em Sevilla. Quem conquista o título dessa edição, o Barcelona, de Lionel Messi e Ronald Koeman, ou o Athletic, de Iñaki Williams e Marcelino García Toral? Na atual temporada, tivemos três confrontos entre as equipes, duas vitórias do Barcelona em La Liga e uma vitória do Bilbao na grande final da Supercopa da Espanha.

_____________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas