Fuga pras colinas: respondendo as dúvidas dos seguidores sobre vida na roça
Menu & Busca
O que você precisa saber antes de se mudar para o campo ou interior

O que você precisa saber antes de se mudar para o campo ou interior

Home > Notícias > Urbano > O que você precisa saber antes de se mudar para o campo ou interior

E aí, bão? Se você tem alguma dúvida sobre a vida na roça, esse é o momento de tirá-la! Hoje, o Arthur vai responder as principais dúvidas dos seguidores sobre as questões da vida no interior! Se você tem dúvidas sobre como é morar na roça, acompanhe aí o que os seguidores do Fuga pras Colinas mais perguntaram no canal do YouTube!

fuga pras colinas
Dúvidas sobre morar na roça e interior: as principais dúvidas dos seguidores do Fuga pras Colinas respondidas aqui! | Foto: Unsplash

Fuga pras Colinas responde: Dúvidas sobre internet rural

Uma das questões mais levantadas é sobre a internet no campo. Vamos responder suas dúvidas agora!

Como consigo sinal de internet ou celular na minha propriedade?

Apesar da dificuldade de responder essa pergunta, por ser muito genérica, você deve estar atento a informações como frequência, operadora, distância, relevo, vegetação, equipamentos que você tem e todas as coisas que você já tentou para ter conexão, bem como é importante saber qual a sua necessidade com a internet.

É importante que você saiba que, antes de decidir qual plano ou mesmo operadora contratar para ter um plano de internet ou conexão na sua área rural, você precisa  analisar bem cada um desses pontos que falamos! 

Se você quiser receber uma avaliação gratuita do sinal na sua região, o Arthur já atendeu mais de 7.000 famílias no campo e pode ajudar você também. É só clicar aqui e preencher o formulário de análise: http://fuga.app.br/fala

Há lugares no sudeste que você não consegue sinal?

Sim! Infelizmente, mesmo com todo o trabalho e estudo, tinha uma propriedade que era muito serrana e distante. A única solução que funcionou foi a internet via satélite. Não é a melhor conexão, mas é uma conexão! Pelo menos para mandar um whatsapp a gente conseguiu internet!

Fuga pras Colinas responde: renda no interior

Quais são as formas de conseguir renda no interior? Vamos descobrir agora! 

Qual a melhor forma de obter uma boa renda no campo?

O grande benefício do campo é justamente a amplitude de atividades que você pode fazer para ter renda. Vendas, trabalhar pela internet, serviços prestados, plantação, criação… são muitas opções! 

Acesse mais conteúdos do nosso canal que falam sobre começar um negócio rural e como obter renda, mas uma dica que podemos dar é: faça aquilo em que você é bom, com muita dedicação. Nenhum serviço ruim será prestado se você trabalhar dessa maneira e, o melhor, ainda vão te reconhecer!

Se você quer começar de uma forma rápida, o mais fácil é comprar produtos na roça e revender nas cidades próximas, produtos como: mel, palmito, queijos artesanais, linguiças artesanais, manteiga caseira, verduras e legumes, geléias, enfim! Produtos que tem em abundância no interior, mas que nem sempre chegam na cidade e que o pessoal mais urbano valoriza muito.

Nesse vídeo aqui no YouTube o Arthur conta como conseguiu faturar 800 reais em um dia, vendendo palmito da roça na cidade: vídeo.

Agora se você quer produzir na sua propriedade para revender, o mais rápido é começar com galinhas caipiras e verduras, porque o tempo de produção é curto. Começando com ovos e verduras, por exemplo, você consegue uma renda com 1 a 2 meses, para depois passar a produzir itens que levam mais tempo.

De quanto dinheiro eu preciso pra morar no campo?

Vamos pensar na regra básica: pense primeiro no quanto você gasta. Se você gasta demais, com certeza vai precisar de maior quantia de dinheiro. Mas se você está falando sobre produção na propriedade, realmente vai depender do que você deseja produzir, mas se você está começando do zero e deseja investir em uma infraestrutura de boa qualidade, vai uma boa quantia de dinheiro. 

A verdade é: depende! Os custos para se morar no campo são menores que na cidade. Você não paga por água, o mercado é mais barato, você produz uma parte do que consome, não tem tantos atrativos para você gastar dinheiro, como shopping, iFood e lazer, então a vida é mais simples e também mais barata! Leve isso em conta.

Como funciona o Ceagesp? Consigo vender meus produtos lá?

Ter um local próprio para vender seus produtos no Ceagesp não é tão simples! Você precisa de uma concessão pública, a partir de licitação do espaço que o Estado faz quando tem vagas no local. Mas se você quer só oferecer seus produtos para quem já vende lá, invista na conversa e na qualidade de seus produtos. Converse e convença as pessoas para quem você deseja fornecer. 

Fuga pras Colinas responde: Vida rural e eletricidade

Será que a gente vive a base lampião e vela aqui no campo? Ou tem eletricidade? Confira! 

Toda propriedade tem eletricidade?

Não! Isso é algo que você precisa verificar antes de comprar. Se já tiver, você precisa passar a conta para seu nome, igual faria em um imóvel na cidade. A vantagem do campo é que você tem mais liberdade para produzir sua energia! Nessa playlist do canal, o Arthur tem vários vídeos sobre Energia Solar: playlist.

Fuga pras Colinas responde: água na roça

Como é o abastecimento de água no campo? Vejamos: 

Preservação, reservatórios, filtros?

O Fuga pras Colinas é um canal muito completo! Para saber sobre captação e reservatórios de água, acesse essa playlist! Lá falamos sobre poços, bombeamentos e filtros!

Qual é a melhor forma de consumir água? Captar do rio é uma opção?

Cuidado, captar água do rio é um processo perigoso, porque não sabemos o que as pessoas jogam lá dentro. O mais indicado é captar água direto de uma nascente, que é muito mais confiável. Outra opção é furar um poço, seja artesiano, seja caipira.

A verdade é que a maioria das propriedades rurais não têm fornecimento de água pela concessionária pública, então você vai ter de ir atrás. Avalie sempre como é a água na propriedade, antes de comprar um terreno.

Fuga pras Colinas responde: Perguntas pessoais

Quer saber a minha opinião pessoal sobre o trabalho e a moradia aqui na roça? Continue a leitura! 

Onde você aprendeu tanta coisa sobre área rural e de onde tira tanta criatividade?

Eita, galera curiosa! O Arthur adquiriu muito conhecimento e criatividade em contato com sua família. Por exemplo, o pai, que era radialista, então mexia bastante com antenas. Mas também com seu avô, que morava em uma fazenda de arroz. Desde pequeno foi aprendendo e observando! 

É difícil manter um canal no YouTube morando na zona rural?

Manter um canal no YouTube é difícil por si só, não apenas por ser zona rural! Para manter esse trabalho precisamos de equipamentos, temas, criatividade, estar disposto a gravar e regravar, além da edição! Nem sempre temos dinheiro para investir em tudo, mas com certeza fazemos nosso melhor!

Você teria arma para segurança?

Basta saber usar para ter! Essa é minha dica, se você se interessar e gostar, procure ter uma arma de acordo com a lei. Mas se não, você com certeza pode ter segurança de outras maneiras! Uma arma é igual a qualquer outra ferramenta, como uma furadeira, se você sabe usar, vai usar bem e com consciência, se não sabe, corre o risco de se machucar.

Vocês produzem parte do que comem? 

Por aqui já plantamos e produzimos muito! Mas por questões da vida pessoal no momento, não conseguimos tanto! Mas com certeza planejamos ter uma produção de autossuficiência.

E aí, ainda ficou com dúvidas? Saiba mais sobre em: Arthur responde as suas dúvidas sobre a vida na roça! Não deixe de conferir também a nossa loja Fuga pras Colinas, cheia de coisas úteis para você que planeja ou já mora, no campo. 

_________________________________________
Por Maria Eduarda Moriyama Blumer – Fala! Mack

Tags mais acessadas