6 frutas que ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável
Menu & Busca
6 frutas que ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável

6 frutas que ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável

Home > Lifestyle > 6 frutas que ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável

Emagrecer pode ser um desafio, no entanto, as frutas estão aqui como aliadas de quem quer perder peso rápido e de maneira saudável. Com uma grande variedade, esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, colaborando com a manutenção do organismo.

As frutas são ótimas para quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável.
As frutas são ótimas para quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável. | Foto: Freepik.

Dito isso, separamos 6 frutas que ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável para adicionar em suas refeições do dia a dia.

Confira as 6 melhores frutas para emagrecer rápido e saudável

Morangos

Os morangos são excelentes para quem busca uma fruta para ajudar a emagrecer. Ricos em vitamina C, folatos e compostos fenólicos, essas frutas possuem o efeito antioxidante e anti-inflamatório. O que colabora com a perda de peso, no entanto, são as calorias negativas.

Ricos em fibras, os morangos colaboram com a perda de peso.
Ricos em fibras, os morangos colaboram com a perda de peso. | Freepik.

Por ser pouco calórica, essa fruta mantém a saciedade, contribuindo para que consumamos menos calorias. Além disso, morangos são fontes de fibras, que controlam os níveis de açúcar no sangue, diminuem calorias ingeridas e contribuem com o intestino. Um dos alimentos que podem ser consumidos em um café da tarde para emagrecer.

Calorias: 100g = 30 calorias e 2g de fibras

Como Consumir

A fruta pode ser consumida livremente, contudo, recomenda-se, no mínimo 1/4 de xícara de morangos por dia. Além disso, essas frutas não podem ser consumidas com açúcares ou adoçantes, pois assim o resultado não será obtido.

Bananas

As bananas estão entre as frutas que ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável, isso porque essa fruta, além de pouco calórica, ela é rica em fibras que mantêm a saciedade e nos ajudam a comer menos, e são fonte de triptofano, um aminoácido responsável pela serotonina, o hormônio do bem-estar.

As bananas são uma das seis frutas que ajudam a emagrecer rápido e saudável.
As bananas são uma das seis frutas que ajudam a emagrecer rápido e saudável. | Foto: Freepik.

O aumento desse hormônio em nosso organismo faz com que nossa vontade por doce diminua, pois essas guloseimas também são responsáveis pela sensação de bem-estar.

Calorias: Uma unidade de banana média = 90 calorias

Como Consumir

As bananas podem ser consumidas de diversas maneiras, no entanto, o mais indicado é que sejam ingeridas puras, sem adição de adoçantes e açúcar. Elas podem servir como base para panquecas e bolos, porém, farinha e outros ingredientes podem tornar o alimento mais calórico.

Tangerina

A tangerina é uma fruta muito saudável, que apenas agrega à saúde de nosso organismo. Esse alimento, no entanto, também é perfeito para quem quer emagrecer. Rica em água, fibras e vitamina C, essa fruta contribui com a absorção do ferro no intestino, além de melhorar o trânsito intestinal.

Tangerinas são frutas ricas em vitamina C, que contribuem com a melhora do intestino.
Tangerinas são frutas ricas em vitamina C, que contribuem com a melhora do intestino. | Freepik.

Esse efeito contribui com a perda de peso e, se for consumida frequentemente, os resultados da melhora intestinal são visíveis no corpo.

Calorias: 100g = 44 calorias e 1,7g de fibras

Como Consumir

Assim como outras frutas, a tangerina pode ser consumida livremente ao longo do dia. A quantidade recomendada, no entanto, é de 2 unidades pequenas no dia, cerca de 225 gramas da fruta.

Para pessoas que tenham problemas com frutas ácidas e cítricas, é recomendada uma unidade pequena no dia, ou a substituição da tangerina por outro alimento.

Melancia

Outra fruta popularmente conhecida por ajudar a emagrecer rápido e de forma saudável é a melancia. Com apenas 24 calorias, estudos indicam que esse alimento está entre o seleto grupo de calorias negativas, onde a quantidade de calorias ingeridas é menor do que a gasta para a sua digestão.

Um poderoso diurético, a melancia possui inúmeros benefícios.
Um poderoso diurético, a melancia possui inúmeros benefícios. | Foto: Freepik.

Rica em água e fibras, ela colabora com o funcionamento do intestino, regula a pressão alta e age como um poderoso diurético.

Calorias: 100g = 24 calorias

Como Consumir

Essa fruta pode ser ingerida ao longo do dia e em pequenas porções, ideal para acompanhar as refeições principais ou servir de lanche nas intermediárias. Coma a melancia pura, sem adição de açúcar e outros tipos de adoçantes.

Uma maneira inteligente de consumir a fruta pode ser em forma de suco, pois, além de ser saboroso, é um ótimo substituto para a água.

Pitaya

A pitaya é uma fruta pouco conhecida, contudo, ela possui inúmeros benefícios à saúde, além de ser excelente para a perda de peso. Conhecida como fruta-do-dragão, é nativa da América Central e é rica em antioxidantes, como as betalaínas e flavonoides, além de possuir vitamina C, ferro e fibra.

A pitaya é uma das frutas ideais para quem quer emagrecer rápido e de maneira saudável.
A pitaya é uma das frutas ideais para quem quer emagrecer rápido e de maneira saudável. | Foto: Freepik.

Esses compostos favorecem a perda de peso, o controle do açúcar no sangue, a melhora do sistema imune e a diminuição da gordura acumulada no fígado. Além disso, esse alimento ajuda com o trato intestinal, algo que contribui para quem deseja emagrecer rápido, mas de forma saudável.

Calorias: 100g = 50 calorias e 3g de fibras

Como Consumir

A pitaya pode ser ingerida em pequenas porções ao longo do dia ou se tornar um delicioso smoothie, feito com bananas congeladas, fruta-do-dragão, leite e coco. Recomenda-se ingerir pelo menos uma unidade desse alimento por dia.

Limão

Uma das frutas mais queridas do País, o limão é, além de saboroso, perfeito para quem deseja emagrecer rápido e se manter saudável. Diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, essa fruta elimina toxinas do organismo, impedindo que o corpo fique inchado.

O limão é uma das seis frutas que ajudam a emagrecer rápido e saudável.
O limão é uma das seis frutas que ajudam a emagrecer rápido e saudável. | Foto: Freepik.

O limão, além disso, possui uma ação alcalinizante, deixando o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos, o que acelera o metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso.

Calorias: 100g = 14 calorias e 2,1g de fibras

Como Consumir

O limão é uma fruta que não é fácil de ser consumida, pois sua acidez impede a ingestão do alimento em pequenos pedaços ou seu suco puro. Por isso, uma solução é diluir o suco de limão em água, algo que irá contribuir com a sensação de saciedade e acelerar seu metabolismo.

_________________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas