Fios quebrados? Veja 5 hábitos que causam o problema
Menu & Busca

Fios quebrados? Veja 5 hábitos que causam o problema

Home > Lifestyle > Fios quebrados? Veja 5 hábitos que causam o problema

Para quem ama cuidar dos cabelos, a quebra dos fios é sempre uma pedra no meio do caminho, que dificulta alcançar o cabelo dos sonhos. A verdade é que nossos cabelos quebram normalmente, sejam porque já estão ‘velhos’, frágeis ou até pelo jeito que prendemos. Entender que isso é natural e que alguns fios vão quebrar de vez em quando é essencial. Não precisa ficar paranoica (o). Mas para evitar fios quebrados de maneira excessiva, nós vamos te ajudar.

A seguir, confira 5 hábitos que podem gerar fios quebrados e evite o problema!

Fios quebrados
Saiba hábitos que causam fios quebrados. | Foto: Reprodução

Pentear da forma errada

Uma das formas mais comuns de quebrar o cabelo é desembaraçando, principalmente quando ele está molhado. Isso acontece porque os fios molhados ficam mais frágeis do que quando estão secos. Por isso, é necessário desembaraçar com bastante calma e de baixo para cima, ou seja, comece pela pontas e depois vá subindo delicadamente até que toda a extensão dos fios esteja desembaraçada.

Os cabelos lisos podem ser penteados tanto secos, quanto molhados. Mas para os cacheados, ondulados e crespos, o ideal é pentear molhado.

Ao pentear no banho, a dica é fazer isso quando aplicar um condicionador ou máscara de tratamento. Como o creme traz emoliência aos fios, fica mais fácil de desembaraçar e diminui o risco de fios quebrados.

Prender o cabelo muito apertado

Outra forma bem comum de gerar quebra de cabelo é prender da forma errada. Na hora de prender, não se deve apertar demais e nem puxar muito a raiz. Evite também elásticos que apertem demais e agarrem no cabelo. O ideal é prender de forma frouxa e optar por xuxinhas de cetim, que ajudam a diminuir a quebra e danificam bem menos os cabelos.

Exagerar nas fontes de calor é uma das principais causas de fios quebrados

Abusar do uso das fontes de calor, como chapinha e secador, no dia-a-dia pode ser um dos causadores de fios quebrados. Isso acontece porque as altas temperaturas danificam e fragilizam o fio, principalmente a chapinha, já que as pessoas costumam passá-la diversas vezes na mesma mecha. Por isso, para evitar a quebra, é importante sempre usar protetor térmico, além disso, não é indicado exagerar no uso das fontes de calor. Use com moderação!

Enrolar o cabelo na toalha

É muito comum que as pessoas saiam do chuveiro e enrolem o cabelo na toalha. Apesar de parecer inofensivo, esse hábito pode trazer prejuízos. Por isso, evite torcer o cabelo e enrolar na toalha, já que o movimento facilita a quebra, principalmente para quem já tem fios frágeis. Você pode optar por secar o cabelo apenas apertando a toalha nos fios e tirando o excesso de água sem torcer. Hoje em dia, também existem toalhas de algodão específicas para os cabelos, que são bem mais delicadas com os fios.

Usar muita química também é uma das causas de fios quebrados

O uso excessivo de química é um dos maiores causadores de quebra. Tanto químicas alisantes, como colorações e descolorações fragilizam, as camadas internas do fio para que consiga mudar a estrutura do cabelo natural. Por isso, é importante não exagerar e evitar usar mais de uma química ao mesmo tempo. Além disso, o cabelo que sofreu esse tipo de transformação, precisa ser tratado com muita frequência e ter cuidados redobrados. Não esqueça de fazer tratamentos frequentes.

Agora você já pode incluir esses cuidados na sua rotina capilar!

_________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Fala Universidades!

Tags mais acessadas