Financiamento de veículo: a Credisul te ajuda a conquistar o seu
Menu & Busca
Financiamento de veículos: entenda como funciona com a Credisul

Financiamento de veículos: entenda como funciona com a Credisul

Home > Notícias > Mercado > Financiamento de veículos: entenda como funciona com a Credisul

Todos os dias, quando saímos na rua, vemos veículos atravessando a ponte, andando pela estrada ou até sendo o sustento de várias famílias, e não estamos falando apenas do Brasil, mas do mundo todo. Essa cena representa que os veículos se tornaram um bem material que muitas pessoas almejam ter, seja pela praticidade no dia a dia, como por pura ostentação. Por isso, hoje em dia, muitas pessoas até fazem um financiamento de veículo.

Cada ano que passa os carros vão ficando mais caros, e modelos tecnológicos vão aparecendo, até surgir aquela vontade de comprar aquele veículo novinho em folha. Mas, mesmo que o desejo de ter um carro seja grande, não são todos que têm a oportunidade de comprá-los, até porque esse é aquele investimento nada barato que normalmente leva anos para se conquistar. 

Mesmo assim, todas as qualidades que um veículo pode oferecer falam mais alto, então mesmo que o dinheiro esteja curto, tem um modo muito conhecido que ajuda nessa questão: o financiamento de veículos, que ajuda aquele sonhador a ter um mesmo sem ter o dinheiro suficiente naquele momento. 

Porém, não é  todo mundo que entende a respeito e nem como financiar um automóvel pode ser mais simples do que parece. A fim de te ajudar nessa jornada, escrevemos tudo o que você precisa saber a respeito, inclusive como a Credisul pode te ajudar. Então,vamos começar desde o começo: o que é um financiamento de veículos?

financiamento de veiculo
Saiba como funciona um financiamento de veículo. | Foto: Freepik.

O que é financiamento de veículo?

Financiamento de veículos nada mais é do que quando o banco empresta dinheiro com o objetivo de ajudar a pessoa a comprar o que ela deseja, desde que ela pague ao longo de algum tempo – que é relativo, porque depende do valor e do banco -, de volta o valor que conseguiu emprestado. 

Mas, além disso, quais são os tipos de financiamento de veículos?

Tipos de financiamento

Há tipos de financiamentos de veículos que você pode escolher entre aquilo que está de acordo com o que mais combina com você e aquilo que seja mais viável para o seu bolso. De qualquer modo, todos os tipos de financiamento te ajudam a conquistar o seu tão querido e esperado veículo. São eles então:

Crédito direto ao consumidor ou CDC

O CDC é quando a pessoa financia diretamente com o banco e deve pagar em parcelas o que pegou emprestado da instituição financeira. Nesse modelo de financiamento de veículos, a pessoa não poderá pegar novos empréstimos com o banco até quitar o que deve. Logo, o cliente pode pagar com juros, mas também pode ser processado pelo banco caso não pague sua dívida.

Consórcio

Essa é uma das mais conhecidas formas de conquistar seu carro. Esse tipo de financiamento de veículos acontece da seguinte forma: a pessoa que deseja um financiamento de veículos se junta a outras que também desejam, em um grupo feito por uma empresa de veículos que irá ajudar nessa situação. 

A empresa, então, todo mês, sorteia alguém para ser contemplado. Mas, para participar desse sorteio, é necessário pagar prestações, que estão sujeitas a alterações conforme o preço do carro varia no mercado. 

Nesse modelo de financiamento de veículos a pessoa está sujeita a esperar anos até ser contemplada a compra do veículo.

Leasing

Também conhecido como arrendamento mercantil, esse caso de financiamento de veículos ocorre quando uma empresa ou um banco alugam o carro para a pessoa, e quando esta conseguir pagar todas as prestações, o veículo é passado para o nome dela. Até o pagamento integral ocorrer, o carro permanece no nome de quem alugou. 

A parte boa desse tipo de financiamento de veículos, é que não há juros a mais além do valor acordado no início. Assim, a empresa dá a chave de um carro para a pessoa que conseguiu comprar por meio do financiamento.

Como funciona o financiamento de veículo

Entendendo os tipos de financiamento de veículos, vamos entender como funciona o financiamento de veículos. É simples: veja o quanto você pode gastar, guarde dinheiro para o financiamento (não há nada pior do que não conseguir arcar com as parcelas e todo o seu sonho desmoronar, não é?), escolha seu tipo de financiamento de veículos, calcule os juros em cada instituição e negocie os juros depois de escolhido. 

Esse método serve tanto no financiamento de primeiros carros como em semi usados. Mas, claro, é necessário ressaltar que cada empresa possui sua própria maneira de financiar, então é importante entender que isso não é uma regra universal.

Taxas do financiamento

Enfim, mas vamos falar de valores: qual a taxa de juros para financiamento de veículos?  Depende de cada empresa, sendo assim, não é possível alegar com precisão o valor que ela costuma custar. 

Mas na Credisul você consegue calcular o valor dos juros sem sair de casa! Basta acessar o site que traremos tudo o que você precisa saber, em valores, antes de financiar um veículo.

Documentos necessários

E quais documentos devem ser apresentados? É simples, basta levar o RG, o CPF, os comprovantes de estado civil e de renda, tudo com o original e uma cópia. 

Lembrando que isso não é uma regra que se aplica a todos os lugares, é importante consultar o que a instituição que fará o financiamento do veículo pede antes, pois pode variar. 

Benefícios de financiar um veículo

Há muitos benefícios em financiar um carro. Sendo assim, você conhece alguns deles a seguir:

Acessibilidade

Com o financiamento de veículos, o sonho de ter o carro próprio pode sair do papel. Isso porque um carro financiado permite que o interessado pague parcelas menores e tenha a possibilidade de arcar com os custos. Ou seja, ter um carro não se torna uma tarefa impossível.

Pagar menos

Há a possibilidade de pagar menos em um financiamento. Se tiver uma renda extra ou um dinheiro sobrando, você pode quitar as parcelas do financiamento antes do prazo e diminuir o valor que pagaria. Afinal, quitando a dívida, não pagará as parcelas e seus juros, por exemplo, o que já diminui o valor do financiamento.

Pode trocar de carro sem terminar de pagar

Sim, com o financiamento de veículos, é possível trocar de carro, mesmo que ainda não tenha terminado de pagar por outro veículo. No entanto, isso depende da vontade do outro comprador. Se o novo dono do carro assumir o compromisso de arcar com as parcelas que restam, por exemplo, você poderá trocar de carro sem problemas.

Financie o veículo com uma empresa segura

Ter um veículo é um sonho que pode ser sua realidade, basta confiar em alguma empresa segura que faça esse processo ser tranquilo e que só te traga alegria. Porém, não é sempre que isso acontece, há lugares preocupados apenas com o benefício próprio e não em ajudar o cliente a conquistar o que tanto almeja. 

Mas esse não é o caso da Credisul. A empresa trabalha com diversos bancos e instituições financeiras. Por isso, tem o objetivo de te ajudar nessa trajetória com praticidade e um bom custo-benefício. Então, chega de dor de cabeça! Acesse o site e financie seu carro já, não perca tempo. Financiamento de veículo deve ser um processo agradável na vida de todos.

_____________________________
Por Ana Carolina Lamussi Betti – Fala! Cásper

Tags mais acessadas