A Guerra do Vietnã foi um conflito situado entre as décadas de 1950 e 1970, no contexto da Guerra Fria. A disputa entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul teve intensa participação do exército americano, levando a sociedade da época a manifestar-se pelo cessar-fogo.
Tal conflito e os protestos decorrentes foram tematizados em diversas obras cinematográficas que nos ajudam a compreender melhor a conjuntura histórica do conflito bélico – diante disso, selecionamos alguns filmes que abordam essa questão.

Hair (1979)
O filme musical do oscarizado diretor Milos Forman tem como protagonistas um grupo de hippies pacifistas que, opondo-se à Guerra do Vietnã, conhece um rapaz de Oklahoma convocado pelo exército para lutar no conflito.
Apocalypse Now (1979)
Indicado a sete categorias do Oscar e vencedor de duas delas, o filme dirigido por Francis Ford Coppola recebeu ainda a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Protagonizada por Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen, a película deu origem também ao documentário “Francis Ford Coppola – O Apocalipse de um Cineasta”, de 1991, que conta os bastidores das filmagens.
Trilogia do Vietnã: Platoon (1986), Nascido em 4 de Julho (1989) e Entre o Céu e a Terra (1993)
Dirigidos por Oliver Stone, cineasta marcado por sua participação pessoal no conflito bélico em questão, os três filmes apresentam um olhar sensível e realista sobre as mazelas de uma conjuntura violenta.
Stone venceu o Oscar de Melhor Diretor em duas ocasiões: pelos dois primeiros filmes desta trilogia. O filme de 1989, estrelado por Tom Cruise, foi também indicado ao prêmio principal (Melhor Filme).
Bom dia, Vietnã (1987)
Robin Williams protagoniza este filme dando vida a um DJ responsável pela transmissão do programa de rádio do exército americano em Saigon. O irreverente radialista, vivido por Williams em uma atuação de gala, equilibra seu já conhecido timing cômico com as reflexões pungentes necessárias diante da conjuntura bélica.
Nascido para Matar (1987)
Stanley Kubrick, cineasta cuja importância para o cinema o precede, também deu sua contribuição às discussões sobre a Guerra do Vietnã com este filme que acompanha um campo de treinamento da Marinha na Carolina do Sul. O longa aborda o ataque que ficou conhecido como “Ofensiva do Tet”.
___________________________________________
Por Gabriela Brahim Correa – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul