Vietnã: confira cinco motivos para visitar o país asiático
Menu & Busca
Vietnã: confira cinco motivos para visitar o país asiático

Vietnã: confira cinco motivos para visitar o país asiático

Home > Lifestyle > Viagens > Vietnã: confira cinco motivos para visitar o país asiático

Vietnã, um país marcado por domínios, guerras e conflitos, com cerca de 90 milhões de habitantes, lugar onde a prática budista é mais frequente. Por mais de mil anos sendo governado por chineses, os primeiros a dominarem suas terras, seguidos pelos franceses e japoneses e, então, o país, com a Guerra da Indochina, fora dividido, tornando-se Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, o que só teve a unificação após a Guerra do Vietnã, em 1975.

Mas, felizmente, hoje em dia, tornou-se um dos países turísticos na Ásia, um dos que mais crescem no mundo, tendo como base o turismo e sua política econômica. Apesar de receber investimentos industriais, com o término da Guerra do Vietnã, de grandes potências asiáticas e ocidentais, é conhecido por ser um país rural, onde a força de trabalho está concentrada nas fazendas e na agricultura.

Conhecido mundialmente pelos seus campos de arroz, o Vietnã apresenta uma cultura muito rica, independente do avanço da modernidade, e amplo mercado de turismo em seu território. Assim, preserva costumes e tradições antigas, como seu famoso traje de seda “Ao Dai”, semelhante a um vestido, cobrindo desde o pescoço até o joelho e um chapéu utilizado por agricultores, um grande símbolo para sua cultura. Entrando um pouco na parte de festivais, que também engloba cultura, na primeira semana de janeiro, acontece a Festa do Ted, nessa época a população colore as ruas e avenidas de vermelho, simbolizando alegria e felicidade; e no 15° dia de julho, é o dia dos mortos, onde as famílias destinam aos seus antepassados as receitas tradicionais e frutas.

O continente asiático concentra uma comida que mistura temperos e iguarias, o que chama a atenção de quem está visitando um de seus países. No Vietnã, as receitas mais tradicionais, como o Canh Chua e o Goi Cuon, carregam molho de peixe, limão, pimenta, arroz, canela vietnamita, pasta de camarão, legumes frescos e ervas.

Vietnã
Confira cinco motivos para visitar o país asiático. | Foto: Reprodução/ Thinkstock.

Motivos para visitar o Vietnã

Hanói (capital)

Cidade onde está localizado o Lago Hoan Kiem, na região central, suas margens estão repletas de estabelecimentos, como restaurantes, bares e cafés, o país também é conhecido como um dos grandes produtores de café do mundo. Nesta cidade, também fica o mausoléu de Ho Chi Minh, um monumento enorme que é de grande importância para seus cidadãos, podendo ser visto apenas do lado de fora, ainda dá para notar suas características das raízes comunistas.

Cidade das Lanternas

Hoi An é o nome da cidade que carrega o título de Cidade das Lanternas, já que suas construções antigas são reluzentes por suas lanternas. A cidade também carrega traços chineses e japoneses. Quando anoitece, as lanternas coloridas acendem e iluminam toda a cidade, impressionando ainda mais com seu charme.

Ho Chi Minh (antiga Saigon)

Ho Chi Minh, também conhecida como antiga Saigon, em homenagem ao seu antigo presidente, é a maior metrópole do país. É um lugar moderno, cujos habitantes são famílias mais fartas e suas construções. No local, ficam duas atrações interessantes, a respeito da guerra no Vietnã, para visitar, ajudando as pessoas a entender a violência do período:

  • Cu Chi: Para quem gosta de ter “uma viagem no tempo”, estudar sobre conflitos, Cu Chi, um complexo de túneis subterrâneos utilizado pelos guerrilheiros vietnamitas durante a guerra para suas defesas. O passeio permite andar pelos túneis e observar as armas que ficaram em seus interiores.
  • Museu da Guerra: Assim como Cu Chi, o museu apresenta um pouco da história da guerra entre os EUA e o Vietnã, o espaço mostra tanques, armas, aeronaves, fotos da época e os uniformes usados.

Praias paradisíacas

Aos que gostam de tirar um tempo para si mesmo, fugir um pouco da cidade, da agitação do dia a dia e da comodidade, como celular, as praias paradisíacas são perfeitas, visto que são lugares praticamente desertos e selvagens, com poucos habitantes, onde não se encontra luz elétrica e, consequentemente, internet. Mas há, também, para aqueles que não conseguem largar mão do conforto e da eletricidade, praias mais urbanas, preparadas para receber visitantes, contando com hotéis e resorts. Algumas das praias mais visitadas são Nha Trang, Phu Quoc, Hoi An, Mui Ne e Vung Tau.

Refúgios naturais

Se você é alguém que gosta de entrar em contato com a natureza, irá gostar de Halong Bay, o lugar chama a atenção dos turistas. Mesmo sendo um dos lugares mais visitados do país, é prova de que o Vietnã possui refúgios naturais, deixando o viajante ter seus momentos de tranquilidades ao estar na natureza. As excursões para essa região são compostas pelas praias belíssimas e passeios em cavernas, além de poder explorar a parte mais remota do litoral.

______________________________
Por Sabryna Grechi – Fala! ESPM-SP

Tags mais acessadas