Febem, Fleezus e Cesrv lançam o tão esperado (e bom) EP BRIME!
Menu & Busca
Febem, Fleezus e Cesrv lançam o tão esperado (e bom) EP BRIME!

Febem, Fleezus e Cesrv lançam o tão esperado (e bom) EP BRIME!

Home > Entretenimento > Música > Febem, Fleezus e Cesrv lançam o tão esperado (e bom) EP BRIME!

Duas das maiores referências do grime nacional, Fleezus e Febem, juntos ao produtor Cesrv, lançaram nessa segunda feira(2/03) de surpresa o EP “BRIME”, pela CEIA, com participações dos rappers britânicos Jevon e Teeboi.

O nome do disco, “BRIME” faz um jogo de palavras com a sigla BR, de brasil, e grime, gênero musical criado nas periferias de Londres, que tem suas essências no hip hop, dance hall, UK garage e drum & bass. O estilo se caracteriza pelos “breakbeats” em 140 bpm. Esse estilo musical, muito popular no Reino Unido, ainda é novo no Brasil, de caráter underground, mas aos poucos vai ganhando seu espaço na cena.

Febem, Fleezus e Cesrv lançam o tão esperado (e bom) EP BRIME!
Febem, Fleezus e Cesrv lançam o tão esperado (e bom) EP BRIME!

Na capa do disco, uma referência para os fãs de futebol, e mais especificamente, para os Corintianos, a imagem do zagueiro Chicão dando um carrinho e derrubando Eden Hazard, jogador do Chelsea, time inglês, e coincidentemente, de Londres. O registro foi feito no Mundial de Clubes da FIFA de 2012 onde o time brasileiro e do coração de Febem, Fleezus e Cesrv venceu por 1 a 0 e se sagrou campeão do mundo. De forma indireta e ácida, eles querem mostrar justamente isso com a capa, a vitória dos brasileiros, mostrar para o gringo que o mundo não é eurocêntrico.

O processo de gravação do EP foi registrado no documentário “Say Nuttin”, onde mostra os dois mc’s em sua primeira viagem internacional, para Londres, no Reino Unido. Além das prévias das músicas que seriam lançadas, o making of, a vivência nas ruas londrinas e o intercâmbio cultural com outros artistas são pontos interessantes vistos nas filmagens.

No documentário, após uma cena em que Fleezus e Febem fazem uma apresentação, cantando em português, um espetador deu o seguinte depoimento: “quando eu ouvi, eu sinto que é real, eu nem entendo o que vocês tão falando mas eu sinto que estou conectado com vocês, então eu entendo”.

BRIME! é muito mais do que um disco do gênero grime, é um disco brasileiro, com referências nacionais, com o futebol na faixa “CHELSEA”, com as festas, os samples de funk, a cultura de rua, as bebidas, como o litrão de 6 reais no Brás citado por Fleezus em “RADDIM” e os “jets na quebrada”.

O EP é um marco para a música e para o estilo no brasil, um projeto bem executado, pensado nos mínimos detalhes, valendo a pena exaltar a produção de Cesrv, um dos mais consagrados beatmakers do país, que junto com os outros dois rappers conseguiram “abrasileirar” esse estilo britânico com suas próprias referências e experiências vividas na capital paulista.

Os versos de Febem e Fleezus, em sequência: “Na terra da rainha todo mundo vive bem, mas de onde eu venho todo menino é um rei” e “Aquele maloqueiro da fila da cantina hoje em dia está em London” na faixa “SOHO”, nos dá uma dimensão do que a dupla queria ao realizar esse projeto, mostrar que dois artistas independentes, vindos de origem humilde, da periferia de São Paulo, estavam no templo do grime, London, gravando músicas e conhecendo o mundo, mas não esqueciam suas raízes. Afinal, o plano segue o mesmo: tirar a mãe do sufoco.

“BRIME!” já está disponível no YouTube e nas plataformas de streaming, confira!

Por Gabriel Herbelha – Fala! Cásper

Tags mais acessadas