Fantasias que você NÃO deve usar no carnaval
Menu & Busca
Fantasias que você NÃO deve usar no carnaval

Fantasias que você NÃO deve usar no carnaval

Home > Lifestyle > Fantasias que você NÃO deve usar no carnaval

Carnaval é uma das datas festivas mais esperadas pelos brasileiros. E um dos elementos mais essenciais do feriado são as fantasias, algumas engraçadas e outras polêmicas, mas muitas vezes essas podem ser preconceituosas e ofensivas.

Se fantasiar de algo ou alguém é assumir simbologias e significados bem maiores que as aparências, o que acaba sendo muito desrespeitoso.

CARNAVAL 2020: CONFIRA AS MÚSICAS MAIS PROVÁVEIS DE BOMBAR NAS FESTAS

Confira agora as fantasias que não devem ser utilizadas de forma alguma no Carnaval:

1 – Indígena

fantasia de índia.
Foto: Reprodução.

Assumir as vestimentas e acessórios simbólicos da cultura indígena já é extremamente desrespeitoso, ainda mais agora, com o cenário de risco com as medidas governamentais nas terras indígenas.

RAÍZES INDÍGENAS RESISTEM EM TEMPOS DE CRISE

2 – Homem vestido de mulher

Se aproveitar de estereótipos femininos para se “vestir de mulher” é inadmissível. Machista, a fantasia não tem a menor graça e é muito desrespeitosa, já que ser mulher vai muito além do que essas fantasias retratam.

3 – Nega Maluca

Muito popular pelo “blackface“, por ser usada por pessoas brancas querendo “se passar” por pessoas negras, a fantasia de nega maluca é extremamente racista ao desrespeitar e satirizar a população negra e seu contexto histórico.

4 – Empregada doméstica e gari

A fantasia de empregada doméstica é muito ofensiva pois é sempre colocada de forma sexualizada, desvalorizando a profissão e ignorando o abuso e assédio sofrido constantemente por trabalhadoras domésticas no ambiente de trabalho.

Já no caso das fantasias de coletores de lixo, demonstra a falta de valor dada a profissão, que é essencial para a manutenção das cidades.

5 – Cigana

fantasia de indígena
Foto: Reprodução.

Ciganos sempre tiveram sua cultura muito marginalizada e só é lembrada para ser usada como adereço. O povo cigano tem uma luta histórica de perseguições e sofrimento muito profunda para ser diminuído a um acessório festivo.

EXPECTATIVAS PARA O CARNAVAL DE SÃO PAULO EM 2020

6 – Mendigo

É absolutamente inaceitável. Utilizar moradores de ruas ou pessoas em situações precária como piada, não é engraçado de forma alguma.

7 – Indiana e japonesa

A apropriação cultural por trás dessas fantasias acaba fortalecendo estereótipos forçados de ambas as populações.

8 – Muçulmano e outras entidades religiosas

Religião é um assunto extremamente delicado e para muitas pessoas, sagrado. Por esse motivo não deve ser usado para fazer sátiras debochadas ou coisas do tipo.

_____________________________________________________
Por Maria Luiza Priori Pimentel – Fala! MACK

0 Comentários

Tags mais acessadas