Carnaval é uma das datas festivas mais esperadas pelos brasileiros. E um dos elementos mais essenciais do feriado são as fantasias, algumas engraçadas e outras polêmicas, mas muitas vezes essas podem ser preconceituosas e ofensivas.
Se fantasiar de algo ou alguém é assumir simbologias e significados bem maiores que as aparências, o que acaba sendo muito desrespeitoso.
CARNAVAL 2020: CONFIRA AS MÚSICAS MAIS PROVÁVEIS DE BOMBAR NAS FESTAS
Confira agora as fantasias que não devem ser utilizadas de forma alguma no Carnaval:
1 – Indígena
Assumir as vestimentas e acessórios simbólicos da cultura indígena já é extremamente desrespeitoso, ainda mais agora, com o cenário de risco com as medidas governamentais nas terras indígenas.
RAÍZES INDÍGENAS RESISTEM EM TEMPOS DE CRISE
2 – Homem vestido de mulher
Se aproveitar de estereótipos femininos para se “vestir de mulher” é inadmissível. Machista, a fantasia não tem a menor graça e é muito desrespeitosa, já que ser mulher vai muito além do que essas fantasias retratam.
3 – Nega Maluca
Muito popular pelo “blackface“, por ser usada por pessoas brancas querendo “se passar” por pessoas negras, a fantasia de nega maluca é extremamente racista ao desrespeitar e satirizar a população negra e seu contexto histórico.
4 – Empregada doméstica e gari
A fantasia de empregada doméstica é muito ofensiva pois é sempre colocada de forma sexualizada, desvalorizando a profissão e ignorando o abuso e assédio sofrido constantemente por trabalhadoras domésticas no ambiente de trabalho.
Já no caso das fantasias de coletores de lixo, demonstra a falta de valor dada a profissão, que é essencial para a manutenção das cidades.
5 – Cigana
Ciganos sempre tiveram sua cultura muito marginalizada e só é lembrada para ser usada como adereço. O povo cigano tem uma luta histórica de perseguições e sofrimento muito profunda para ser diminuído a um acessório festivo.
EXPECTATIVAS PARA O CARNAVAL DE SÃO PAULO EM 2020
6 – Mendigo
É absolutamente inaceitável. Utilizar moradores de ruas ou pessoas em situações precária como piada, não é engraçado de forma alguma.
7 – Indiana e japonesa
A apropriação cultural por trás dessas fantasias acaba fortalecendo estereótipos forçados de ambas as populações.
8 – Muçulmano e outras entidades religiosas
Religião é um assunto extremamente delicado e para muitas pessoas, sagrado. Por esse motivo não deve ser usado para fazer sátiras debochadas ou coisas do tipo.
_____________________________________________________
Por Maria Luiza Priori Pimentel – Fala! MACK