quinta-feira, 28 março, 24
HomeUniversidadesFala! Presida entrevista presidente da Atlética AXIS, da UFABC

Fala! Presida entrevista presidente da Atlética AXIS, da UFABC

Fala! Presida entrevista presidente da Atlética AXIS, grupo da UFABC (Universidade Federal do ABC). Saiba mais sobre a entidade nesta matéria.

Fala! Universidades entrevista presidente da Atlética AXIS

AUFABC (Universidade Federal do ABC) está localizada em Santo André e possui mais de 18 mil alunos, 28 cursos, e 500 atletas divididos em equipes diferentes. Existem cerca de 35 à 40 entidades distintas na UFABC e o Fala! Universidades realizou uma entrevista ao vivo com o presidente da Atlética AXIS para saber mais sobre a entidade e responder algumas dúvidas do público.

Eu sou o Rafael, mas na faculdade todo mundo me chama de Carlinho. Entrei na faculdade em 2018, já em 2019 entrei como diretor de esportes e esse ano assumi a presidência da atlética. Estamos na luta, com a pandemia e tudo, pretendo ficar pro ano que vem pra continuar o trabalho.

Rafael é estudante de engenharia pela UFABC.

Sempre gostei de esporte, meus pais são professores de educação física, fui atleta a vida inteira. Fiz natação até os 9 anos de idade e com 9 anos quis parar a natação, não quis ir pra parte competitiva. Ai foi quando conheci o polo aquático lá no Clube Pinheiros (…) foi um esporte que eu me dediquei a vida toda. Com 18 anos fui jogar na Austrália, fiquei jogando dois anos lá.

Finalizou o universitário.

Rafael prestou cursinho e deixou de lado a competição profissional para focar nos estudos. O universitário também contou que na Atlética encontrou oportunidade de trabalhar com esportes: “Nunca achei que iria conseguir trabalhar com isso e na Atlética tive essa oportunidade.”

A Atlética AXIS também participa ativamente de jogos universitários com o NDU (Novo Desporto Universitário), a Liga Paulista e Interatlética. Com diversas modalidades esportivas, a AXIS já representou a faculdade ativamente na Liu em Uberaba, Lufa do Futebol Americano e também participaram do Tusca.

Apesar do período de pandemia, a Atlética AXIS se mantém ativa em 2020. “A gente teve que pensar fora da caixa e o que a gente mais ganhou foi tempo“. revelou Rafael. O grupo de universitários está realizando uma campanha de doação de sangue atualmente, para saber mais clique aqui.

Conseguimos atualizar o estatuto da atlética, que era muito antigo. Desenvolvemos dois projetos de lei de incentivo ao esporte pelo Governo Federal e Governo Estadual (…) Fizemos campeonatos online de Fifa e COD que a galera tá jogando. Na parte social a gente organizou junto com as outras entidades da faculdade em que cada entidade se apresentava pros bixos.

Disse Rafael.

De acordo com Rafael, a maior dificuldade que a Atlética enfrenta é a falta de apoio institucional da faculdade na questão financeira. Para angariar recursos para o funcionamento do grupo, a Atlética se organiza autonomamente conseguindo apoio de marcar, realizando eventos, festas, entre outros.

Para 2021, o presidente da Atlética contou que a entidade vem se organizado para fazer os projetos de lei de incentivo ao esporte funcionarem e investimentos nas áreas sociais e elevar o nível esportivo da faculdade. Fiquem ligados que dia 05/11 tem mais Fala! Presida, com a Atlética. Confira a entrevista na íntegra abaixo: